Acad. Albert Benjamin Oliver

A. BEN OLIVER.(Albert Benjamin Oliver), dos Estados Unidos, 1899, escreveu, entre outros, BAPTISTS BUILDING IN BRAZIL(Broadman Press, Nashville, Tennessee, 1942). Com 30 anos de idade, em 1929, foi nomeado missionário batista para o Brasil, pela Junta de Richmond, de Virginia, Estados Unidos.
Casou-se com Edith Deter Oliver filha de A. B. Deter que veio para o Brasil, como missionário, em 1901. Estabeleceu-se, inicialmente, nos Estados do Paraná e Santa Catarina, onde também já se encontrava o seu sogro que construiu inclusive o templo da Primeira Igreja Batista de Curitiba, em 1924.
Em 1935, chegou no Paraná. No inicio de janeiro de 1937, com 38 anos de idade, A . Ben Oliver e o pregador João E. Henck, acompanhado de um grupo de batistas, foi atacado por homens armados, depois de um culto em Ubirici, Santa Catarina, conforme DIARIO DA TARDE, Curitiba, 14.01.1937 e de que dá notícia também Zaqueu Moreira de Oliveira, em seu livro PERSEGUIDOS, MAS NÃO DESAMPARADOS(Juerp, 1999).
A Ben Oliver foi um dos organizadores da Imprensa Bíblica Brasileira, em 10.12.1943. Em 1953, quando o pastor, dr. A. Ben Oliver e sua esposa Edith Deter Oliver, missionários da Junta de Richmond, USA, residindo em Curitiba, como missionários enviados pelos batistas norte americanos, o casal recebeu uma doação da Primeira Igreja Batista na cidade de Birminghan, no Estado do Alabama, USA, para adquirir um terreno e construir um templo em Curitiba.
Isto feito, no dia 22 de agosto de 1954 foi realizado o primeiro culto no novo templo e organizada a “Igreja Batista Memorial de Curitiba”. O nome “Memorial” foi como lembrança dessa Igreja nos Estados Unidos que possibilitou a construção deste templo.
Em 1961, fez parte da Comissão de Educação Teológica com a finalidade de apresentar à Convenção Batista Brasileira de 1962, realizada em Curitiba, Paraná, os novos rumos da Educação Teológica no Brasil.
Por volta de 1951, A Ben Oliver passou a dirigir o Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, no Rio de Janeiro, tornando-se o construtor de seus maiores prédios. Permaneceu como Reitor do Seminário do Rio durante 18 anos(de 1951 a 1969), fazendo dele o maior Seminário Evangélico da América Latina. Criou uma Bolsa de Estudos no Seminário, com os recursos que recebia da Igreja onde era Pastor.
Quando deixou a função de Reitor, em virtude de sua aposentadoria, em 1969, retornando aos Estados Unidos, deixou também 18 prédios dentro da propriedade que incluía prédios de aula, capela, refeitório, biblioteca, dormitórios, casas de professores e apartamentos para alunos casados.
O novo Reitor João Soren permaneceu dois anos, saindo em 1971. Em novembro do mesmo ano(1971), assumiu o reitorado o Pastor brasileiro Dr. David Malta Nascimento.
Consoante Reis Pereira, em sua HISTÓRIA DOS BATISTAS, página, 324, ao deixar a Reitoria do Seminário em 1969, A. Ben Oliver deixou também duas funções não remuneradas, a de Reitor e a de Professor. É que como Reitor, seu salário era pago pela Junta de Richmond. Os professores, por outro lado, eram quase todos missionários norte-americanos e também recebiam de Richmond.
O novo Reitor brasileiro e os professores nacionais passaram a ter problema de salários. Não é referido na BIOGRAPHICAL ENCYCLOPEDIA(Cambridge, USA, 1994), de David Crystal. Mencionado neste Dicionário Brasileiro por ter vivido no Brasil durante muitos anos e ter construído muitos templos batistas. Referido no livro HISTÓRIA DOS BATISTAS NO BRASIL(1972), de José dos Reis Pereira.
Apesar de sua importância, não é estudado na ENCICLOPÉDIA DE LITERATURA BRASILEIRA, de Afrânio Coutinho e J. Galante, edição do MEC, 1990, com revisão de Graça Coutinho e Rita Moutinho, em 2001 ou DICIONÁRIO HISTÓRICO-BIOGRÁFICO BRASILEIRO(2001), da Fundação Getúlio Vargas e nem é convenientemente referido, em nenhuma das enciclopédias nacionais, Delta, Barsa, Larousse, Mirador, Abril, Koogan/Houaiss, Larousse Cultural, etc.
É verbete do DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, de Mário Ribeiro Martins, via INTERNET, dentro de ENSAIO, no site www.usinadeletras.com.br ou www.mariomartins.com.br
 

Newsletter

Assine a nossa newsletter:

Notícias da AELB

Recital de Música Sacra na Igreja da Candelária

14/09/2018 13:37
A Academia Evangélica de Letras do Brasil – AELB,   Vem convidar V.Exa. e sua digníssima...

Publicada a "Carta de Notícias" do mês

05/04/2018 19:16
Clique aqui e se informe.

Itens: 1 - 2 de 38

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>