A IMPORTÂNCIA DA MISSÃO INTEGRAL DA IGREJA NA EVANGELIZAÇÃO NA PÓS-MODERNIDADE

07/07/2017 09:52

A IMPORTÂNCIA DA MISSÃO INTEGRAL DA IGREJA NA EVANGELIZAÇÃO NA PÓS-MODERNIDADE

 

                        No Evangelho escrito por Mateus no capítulo 28, versículo 19, a ordem dada pelo Mestre aos discípulos, e conseqüentemente à Sua Igreja, é a de ir e conquistar as nações. “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do filho, e do Espírito Santo”.

            Cada cristão tem a obrigação de ser um evangelista, exercitando com sabedoria e diligência os talentos que o Senhor da Seara tem dado a cada um.

            Nenhum livro possui todas as respostas sobre como evangelizar o mundo da maneira mais efetiva.  Cada país e cada cultura são diferentes.  As circunstâncias mudam conforme o tempo e o lugar. 

O século XXI é diferente de todos os períodos precedentes da História.  A humanidade experimentou diferentes momentos ao longo de sua história, com características bastante específicas que contribuíram para distinguir de forma clara uma época da outra.

            Precisamos conhecer os desafios de nossa época, devemos estar preparados para influenciarmos o mundo através da proclamação do Evangelho a fim de nos tornarmos capazes de refletir a glória de Cristo, sendo “sal da terra” e “luz do mundo”.

Estamos ainda, no raiar da Pós-Modernidade. Isso significa que nosso compromisso com a evangelização, e, conseqüentemente, com o crescimento da Igreja deve ser nossa maior prioridade.

            A tarefa de evangelização é imposta a toda a igreja de Cristo na terra (Mc 16.15).  Em todas as épocas e lugares, o evangelismo sempre foi a prioridade número um do rebanho de Cristo (Mt 28.19,20).

Para que esse mister seja eficiente é preciso orar com mais compaixão pelas almas perdidas e que haja um maior engajamento de toda a Igreja para uma retomada da Evangelização.

 

A Missão Integral da Igreja

A igreja cumpre sua nobre missão aqui neste mundo, quando está comprometida na promoção das seguintes dimensões: "martyria" - o testemunho do Evangelho; "koinonia" - a comunhão dos que vivem a partir do Evangelho; "diakonia" - o serviço ao próximo e à sociedade; "leitourgia" - o louvor e a celebração do amor de Deus.

1. "Martyria" ou “Marturía” (grego: testemunho), aparece na Bíblia trinta e sete vezes e diz respeito ao testemunho de Cristo e a pregação do Evangelho (Mc 14.55,56,59; Lc 22.71; Jo 1.7,19; 3.11,32,33; 5.31,32,34,36; 8.13,14,17 (citando Dt 19.15); 19.35; 21.24; At 22.18; 1 Tm 3.7; Tt 1.13; 1 Jo 5.9,10,11; 3 Jo 12; Ap 1.2,9; 6.9; 11.7; 12.11,17; 19.10; 20.4).

 Para que esta tarefa seja eficaz, a igreja precisa, com urgência, investir mais na evangelização, através de todas as formas e meios disponíveis, desde ao evangelismo pessoal até as grandes cruzadas evangelísticas, utilizando todos os espaços possíveis da mídia moderna, bem como no treinamento de todos aqueles que têm compaixão para com os perdidos (Jd 23; 1 Co 2.1-5; 3.18-21).

2. "Koinonia" (grego: comunhão, compartilhamento, uniformidade, associação próxima, parceria, sociedade, companheirismo, fraternidade, participação, intimidade, comunicação, contribuição, ter em comum). Para os gregos, koinonia tinha um significado muito mais abrangente do que simplesmente comunhão. Significava a comunhão íntima e ininterrupta entre os deuses e os homens, bem como a estreita união e laços fraternais entre o homem e seu semelhante. O substantivo koinonia aparece por dezoito vezes no Novo Testamento e envolve a experiência da comunhão, referindo-se à vivência concreta do corpo de Cristo (At 2.42; Rm 15.26; 1 Co 1.9; 10.16; 2 Co 6.14; 8.4; 9.13; 13.13; Gl 2.9; Ef 3.9; Fp 1.5; 2.1; 3.10; Fm 6; Hb 13.16; 1 Jo 1.3,6,7).

Na prática, a koinonia se verifica nos seguintes relacionamentos: a) participação na salvação (1 Co 1.9); b) participação na Ceia do Senhor (1 Co 10.16); c) participação na experiência dos sofrimentos (2 Co 1.7; Hb 10.33; Ap 1.9); d) participação na comunhão com o Espírito Santo (2 Co 13.14; Fp 2.1).

 3. "Diakonia" (grego: serviço; ofício; ministério; auxílio; apoio; distribuição; administração; ministração; ajuda; socorro). Encontramos este termo, trinta e sete vezes no Novo Testamento, por exemplo (At 1.17; 6.1; 11.29; 20.24; Rm 12.7; 1 Co 12.5; 2 Co 5.18; 2 Tm 1.18; 1 Pe 4.10). Refere-se ao serviço dedicado ao próximo e à sociedade tornando a fé e a espiritualidade ativas através do amor.

A Diaconia envolve todo atendimento social e espiritual no que concerne ao socorro, ao tratamento, à cura,ao fortalecimento das fraquezas do ser humano, à libertação, à visitação e à pregação da Palavra, e muito mais”. (Pastor José do Prado Veiga).

O crescimento de uma igreja, dependerá, em boa parte, da relevância diaconal que possa conquistar na comunidade na qual encontra-se inserida, através da solidariedade de seus membros.

4. "Leitourgia" (grego: obra pública; dever público). A Septuaginta usa essa palavra no contexto religioso como liturgia. No Novo Testamento ela é usada por seis vezes (Lc 1.23; 2 Co 9.12; Fp 2.17,30; Hb 8.6; 9.21).

A liturgia está intimamente ligada ao louvor e à celebração do amor de Deus através da adoração a Ele (Sl 42.1,2; Cl 3.16; Ef 5.18-20). O Novo Testamento, a esse respeito, usa a palavra grega latréia que significa adorar; cultuar; serviço reverente ou religioso, que por sua vez, aparece na Palavra de Deus por cinco vezes (Jo 16.2; Rm 9.4; 12.1;; Hb 9.1,6).

Desde o início da Igreja Neotestamentária, havia uma forma própria de culto (At 2.42; 1 Co 14.26,40).

Isto posto, podemos concluir que Testemunho, Comunhão, Serviço e Louvor, constituem-se em aspectos básicos e indispensáveis do serviço cristão. A partir do momento em que cada um de nós, nos colocarmos à disposição de Deus para realizar a sua obra, então poderemos contar com a Sua fidelidade e ajuda (Sl 116.12; Mc 16.20).

 

 

Acad. Wagner Tadeu dos Santos Gaby

Membro da AELB

 

 

 

 

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