Por que os juros são tão altos no Brasil?

30/04/2015 17:50

Por que os juros são tão altos no Brasil?

Por *Rubens Teixeira

Essa é uma pergunta constantemente feita pela sociedade brasileira. O argumento normalmente utilizado para a causa dos juros exorbitantes no Brasil, que estaria relacionado também ao patamar de spread (diferença entre o juro de captação dos bancos e o juro cobrado dos seus clientes), é principalmente o fato da inadimplência ser elevada. Para dar uma explicação em um linguajar simples e, ao mesmo tempo, inovador, escrevi, em coautoria com Henrique Forno e Márcio Araujo (todos funcionários de carreira do Banco Central do Brasil e doutores em economia), o livro Desatando o nó do crescimento econômico: propostas econômicas e jurídicas para o sistema financeiro nacional, que trata esses outros assuntos.

A obra traz ensinamentos que contribuem para a nova fase econômica com a qual o Brasil está sendo confrontado por meio de debates e proposições que envolvem não apenas a práxis econômica, mas também o nosso posicionamento como potência perante as demais nações. O mundo e o Brasil estão passando por um período de transição.

O livro, segmentado em três partes, traz temas relacionados às variáveis macroeconômicas relevantes especialmente relacionados à política monetária, como taxa de juros, câmbio, reservas internacionais, além de fazer referência a erros cometidos em outros países com recomendações para que não sejam repetidos no Brasil.

É possível melhorar o cenário econômico nacional e fortalecer a nossa indústria, mas, para tanto, é preciso que sejam tomadas algumas medidas pelos responsáveis pela política econômica. Nossas propostas sugerem medidas para que se torne mais viável o crescimento econômico do Brasil de forma estável e duradoura.

Newsletter

Assine a nossa newsletter:

Notícias da AELB

Recital de Música Sacra na Igreja da Candelária

14/09/2018 13:37
A Academia Evangélica de Letras do Brasil – AELB,   Vem convidar V.Exa. e sua digníssima...

Publicada a "Carta de Notícias" do mês

05/04/2018 19:16
Clique aqui e se informe.

Itens: 1 - 2 de 38

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>