Q.I. e Q.S.

08/03/2017 09:49

 


 

Q.I. e Q.S.
 
Você já ouviu falar do Quoeficiente de Inteligência (Q.I.), que é o grau de inteligência avaliado através de exames teóricos e práticos. Mas existe outra medida da capacidade humana bem mais importante que, provavelmente, você ainda não ouviu falar. É o Quoeficiente de Sabedoria (Q.S.).
A inteligência abrange o raciocínio lógico, a formulação de ideias e o armazenamento da informação. Mas a sabedoria abrange as virtudes do caráter como prudência, moderação, temperança e reflexão, sendo um dos dons do Espírito Santo (1Co 12.8).
Ser sábio, segundo a Bíblia, é ter a mente de Cristo – é a habilidade de ver as pessoas e as circunstâncias com os olhos de Deus.
À luz da Escritura, tudo o que precisamos fazer é pedir a Deus que nos dê essa sabedoria. Na condição de pais, líderes, amigos, ou pessoas que, diariamente, tomam decisões, precisamos de muita sabedoria, e Tiago nos mostra como obtê-la e avaliá-la. A promessa de Deus em Tiago1. 5 é: “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente”. E acrescenta: "Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando" (Tg 1.6). 
Em Tiago 3.17 aprendemos a avaliar nosso QS pelas virtudes que definem a sabedoria divina. Ele diz que “A sabedoria lá do alto é, primeiramente, pura”. Nesse caso, qualquer atitude ou decisão deve ser tomada com pureza de caráter e integridade. Ele diz que a sabedoria que vem de Deus é “pacífica”, o que nos leva sempre a perguntar se as nossas decisões trarão paz ou conflito; se vão melhorar ou piorar a situação. Decisões que levam ao conflito produzem mais conflito, e, geralmente, não refletem o pensamento de Deus.
Tiago também diz que a sabedoria do alto é "indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento" (Tg 1.17b). À luz da sabedoria divina nossas decisões devem ser misericordiosas, imparciais, justas e sinceras.
Ore insistentemente ao Senhor, pedindo-lhe sabedoria.  Identifique as áreas em que ela está faltando: Nos relacionamentos, no casamento, na Igreja, no trabalho, na educação dos filhos. Reconheça que você depende inteiramente de Deus e precisa de sabedoria para agir corretamente nas áreas que apresentam lacunas em sua vida. Creia que Deus atenderá a sua oração. Ele cumprirá sua promessa e lhe dará a sabedoria que você tanto precisa.
Tiago também diz que uma das marcas da sabedoria é a “mansidão” (Tg 3.13). Em suma, ser sábio é ser manso, ser humilde; não humilhar as pessoas; não agir com arrogância; não ser autoconfiante, ser equilibrado.
Pessoas sábias deixam de olhar somente para si mesmas e passam a olhar mais para Deus. Se assim procedemos, podemos dizer que além de QI temos QS, pois além de inteligentes, somos sábios.

 

Acadêmico Eurípedes da Conceição·

 

 



· Professor na FAECAD – Faculdade Evangélica de Tecnologia, Ciências e Biotecnologia da CGADB. 
Mestrando em Ciências da Religião na Universidade Presbiteriana Mackenzie, SP. Autor do livro “Ensinando Através do Caráter”. Membro titular da Academia Evangélica de Letras do Brasil (Cadeira 07). Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil e membro nato do Presbitério do Rio de Janeiro.

 

Newsletter

Assine a nossa newsletter:

Notícias da AELB

Publicada a "Carta de Notícias" do mês

08/11/2018 19:16
Clique aqui e se informe.

Recital de Música Sacra na Igreja da Candelária

14/09/2018 13:37
A Academia Evangélica de Letras do Brasil – AELB,   Vem convidar V.Exa. e sua digníssima...

Itens: 1 - 2 de 38

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>