Sobre a Reunião Plenária da AELB de 9 de maio de 2016

11/05/2016 10:13

Pauta da Reunião Plenária da AELB
Segunda-feira, 9 de maio de 2016


I. ABERTURA, com o Presidente da AELB, Acad. Rev. Guilhermino Cunha


II. DEVOCIONAL, com o Pr. Luciano Vergara, Membro Correspondente da Casa, que, com maestria, abordou o tema "Vitória" (clique aqui).


III. TERTÚLIA LITERÁRIA, com o Acad. Rev. Antônio José do Nascimento Filho, titular da Cadeira 09, que com abundante saber, tramitou o assunto "Uma análise do poder na Era Contemporânea", abrangendo desde a influência de Platão no pensamento agostiniano a John  Locke, margeando os conceitos de poder ao longo da história. À oportunidade, com duas relevantes e edificantes perguntas, abrilhantou a tertúlia a participação do tereceiro ocupante da Cadeira 11, Pr. Jefferson Magno da Costa.


IV. REGISTRO DE ATA da Assembleia Geral Ordinária, que foi entregue pelo Presidente e que está disponibilizado na secretaria da AELB.


V. CARTA DE NOTÍCIAS, que foi apresentada pelo Membro Correspondente, Pr. Martinho Lutero Semblano.


VI. OUTROS ASSUNTOS foram mencionados pelo Presidente da Casa, à saber:

a. O Presidente comentou sobre a abertura de vaga para Membro Titular, compartilhando aos sobre a importância da adimplência de todos com os seus compromissos junto à AELB.

b. Lançamento do livro da Acad. Ruth Vianna (Cadeira 39), "Na Janela do Tempo", havendo a mesma, após explanado sobre sua bela obra, ofertado três exemplares à AELB.

c. Lançamento do livro do Acad. Ebenézer Soares Ferreira (patrono da Cadeira 27), "Mensagens Especiais para Ocasiões Especiais".

d. Lançamento do livro escrito pelo Acad. Rubens Teixeira (Cadeira 37), "Desatando o nó no Brasil: propostas para destravar a economia e travar a corrupção".

e. Lançamento do livro da Benemérita Mariusa Alencar da Silveira, "Hermínio da Silveira: um visionário", a ser realizado no dia 19 de maio no Instituto Carioca de Educação, à Rua São Salvador, 49, Flamengo, às 18 horas.

f. Menção à presença da Benemérita Liliam Sá, cuja atuação como Deputada Federal - com destaque à suas principais bandeiras (programas de busca e reintegração de crianças desaparecidas, e posicionamentos legais sobre a questão da violência contra a mulher) - sempre apoiaram as causas da AELB, como a obtenção do registro do título de "Utilidade Pública", tanto Municipal como Estadual. Mencionou, também, que o Acad. Josué Sylvestre, "Eterno Presidente da AELB" (conforme carinhosas palavras do Presidente) está lutando para obter o Registro de Utilidade Pública Federal, para a AELB.

g. O Dr. Francisco Tenório convidou a todos a participarem do curso “Direito das Igrejas”, voltado para advogados, pastores, administradores, contadores e pessoas que atuem na gestão de igrejas. Tal curso se dará na Escola Superior de Advocacia, sede da 32ª subseção da OAB em Campinho, à Av. Ernani Cardoso, 415, nas manhãs dos sábados de junho.

h. A Acad. Ruth Vianna pediu a palavra para reiterar a fala do Presidente quanto à importância da adimplência por parte de todos como que, também, sobre a necessidade de tal compromisso se confirmar com a presença dos mesmos das reuniões da AELB, citando como exemplo a presença da Acad. Eliúde Lima de Oliveira (Cadeira 32), que vive em São Paulo mas que sempre procura estar presentes nas reuniões da Academia.

i. O Acad. Noélio Duarte (Cadeira 13) lembrou a todos sobre sua disponibilidade como capelão e anunciou sobre dois cursos onde tem atuado como professor: um vltado à convalidação de diplomas de Teologia pelo MEC e o outro de Psicologia Pastoral.

j. O Acad. Pedro Luís de Araújo Braga (Emérito da Cadeira 32), perguntou sobre o estado de saúde do Acad. Roberto Alves (Emérito da Cadeira 38), ao que o Presidente respondeu sobre a continuação da internação do mesmo e a todos sugeriu a continuidade das orações em prol da restituição da saúde do notório professor.

k. O Presidente saudou a Acad. Eliúde Lima (Cadeira 32) por sua presença, após estar acamada por cinco meses.

l. O Presidente comunicou a ausência justificada da Acad. Nancy Dusilek (Cadeira 08) e do Acad. Celso Aloísio Santos Barbosa (Emérito da Cadeira 37) por motivo de saúde.

m. O Presidente parabenizou os aniversariantes do mês: os nobres confrades Samuel Cássio, Eduardo Sampaio, Manuel Ferreira, Celso Aloísio e o Membro Correspondente Beth Antunes.

n. O Presidente mencionou que o Momento Devocional do próximo mês estará a cargo do Acad. Noélio Duarte e a Tertúlia Literária com o Membro Correspondente Martinho Lutero Semblano.



MOMENTOS DE POESIA

a. A Acad. Eliúde Lima (Cadeira 32) recitou a bela poesia "Lágrimas de Mãe", de sua autoria.

b. O Acad. Noélio Duarte (Cadeira 13) recitou a preciosa poesia "Dia a Dia... das Mães", de sua autoria e também homenageando a data celebrada no dia anterior dedicada às genitoras.


ORAÇÃO FINAL, a cargo do Acad. Isaías Cavalcanti da Silva (Cadeira 16), abençoando a todos os presentes na magnânima reunião com a Bênção Apostólica.


VIII. CHÁ LITERÁRIO

Para ver algumas fotos da plenária, clique aqui.

Newsletter

Assine a nossa newsletter:

Notícias da AELB

Recital de Música Sacra na Igreja da Candelária

14/09/2018 13:37
A Academia Evangélica de Letras do Brasil – AELB,   Vem convidar V.Exa. e sua digníssima...

Publicada a "Carta de Notícias" do mês

05/04/2018 19:16
Clique aqui e se informe.

Itens: 1 - 2 de 38

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>