Você pode brilhar mais!

12/06/2015 14:37

VOCE PODE BRILHAR MAIS!

(Aprendendo Conduta cristã com a Parábola da Águia)

Col. 3: 1-17; Mateus 5: 14-16 ;  Filipenses 2:15:

INTRODUÇÃO

 

Vivemos uma época interessante e atraente: o tempo do individualismo, das coisas supérfluas, descartáveis e transitórias.  É uma época onde os valores são invertidos, onde o menos vale mais, a estética do corpo tem mais valor que a inteligência. Como dizia um slogan político: “tudo pelo social!”.  Curiosamente, nos importamos mais com os outros. Não, não, não tem nada a ver com sentir compaixão do outro, mas ver o que o outro está usando... A marca do tênis, do jeans, sandália, relógio, celular, máquina fotográfica digital, a tv digital, o carro novo na porta... Como nos incomodamos com os outros!  Mas movidos pela inveja e ambição. É a época do ter em detrimento do ser.

Os comerciais de televisão, filmes, novelas, revistas, out-doors, jornais, e-mail, cada vez mais invadem nossos olhos, ouvidos, privacidade e de tanto nos bombardearem, a nossa inteligência vai sendo derrubada e então cedemos ao apelo da mídia e terminamos por realizar aquilo que eles desejam. Tudo, mas tudo mesmo nos induz a ter cada vez mais: compre agora e só pague em 2008... Parcele tudo no cartão... Adquira a perder de vista!

 

Mas há algo que não percebemos e nos descuidamos: quanto mais tempo estivermos sendo diante dos bombardeios  da mídia (rádio, tv, revistas, jornais, internet, etc), mais nos tornamos fracos e cederemos a seus apelos. A função de um anúncio de tv é enfraquecer a nossa resistência. A missão de uma bela vitrine é fazermos ceder ao apelo visual!  A intenção dos programamos de músicas das rádios e tvs é faremos comprar, comprar, comprar e comprar. Praticamente nos tornamos fantoches e  fazemos o que  eles querem.

 

Eles são brilhantes, inteligentes, perspicazes e admiravelmente criativos. Ora, uma mente mais forte subjuga uma mente mais fraca. Assim, à cada ano, vemos os cenários de roupas, sapatos, celulares, câmeras, mp3,  mudarem. Eles ditam as regras e nós as cumprimos.

 

Ex. 1: Uma determinada marca de alizante de cabelo ditou que todas as mulheres teriam que ser parecidas e a ditadura da chapinha se instalou...

Ex. 2: Um determinado fabricante de  óculos, ditou que a moda é usar óculos escuros em com bonés e bermudões desengonçados para garotos... E a moda se instalou...

Ex. 3. Um grupo de artistas determinou que a moda agora é fazer tatuagens pelo corpo e para estar em dia com a moda, o corpo tem que ser invadido por agulhas e desenhos absurdos... E a moda se instalou...

Ex. 4. Um grupo de fabricantes de ipod (mp3), determinou que para uma pessoa estar na moda, jovens de todo o mundo tinham que enfiar aquela coisa no ouvido e escutar um som altíssimo...

 

O MUNDO SE TORNOU LIGHT

A mídia atual divulga a idéia de que tudo na vida é fácil, tudo é light. O desenvolvimento dos produtos light e diet foi uma maravilha. Para uma pessoa diabética, por exemplo, que não pode usar açúcar, ou para uma pessoa com disfunção hormonal o mundo parece mais a ilha da fantasia.  Assim, inventaram tudo light: refrigerante, cigarro, doce, manteiga, pão... Tudo light, tudo fácil.

 

O light significa duas coisas: primeiro, é que não se vai às causas dos problemas; segundo, não se assumem as conseqüências das coisas da vida. Por trás disso, há um pensamento segundo o que podemos comer à vontade que não engordamos. Pura ilusão: a pessoa só é gorda porque come demais ou por distúrbios orgânicos. O light, assim, se torna uma hipocrisia: a pessoa vai à churrascaria, come picanha gorda, mas só toma refrigerante light e à saída, aquela café com adoçante.

 

Essa mentalidade do light, leva uma pessoa a não analisar as causas, não precisa fazer esforço, não existe conseqüência. É muito triste: estamos criando uma sociedade light, na qual podemos fazer tudo, sem conseqüência alguma. Existe literatura light, sexualidade light, estilo de vida light. E a pessoa que entra nessa vida light não pensa mais nas palavras fortes que servem para quem quer ser cristão. Essas palavras são: renúncia, compromisso, sacrifício.

 

A religião light, não é aquela  segundo a qual uma pessoa precisa se converter ao evangelho, mas converte o evangelho à pessoa; faz a leitura que quer do Evangelho e ainda afirma: “Eu sou cristão do meu jeito”.  Mas desse jeito até o demônio poder ser cristão!

 

A família light não tem raízes, não tem causas e nem conseqüências. Ninguém provoca nada, não há diálogos e nem questionamentos. Nesse contexto, surge a geração dos jovens lights, fracos, que desistem diante de qualquer problema e quando enfrentam uma dificuldade, cai no mundo das drogas. E quantas famílias estão sendo destruídas porque deixaram de ser comunidade para ser comodidade; cada um monta o seu cantinho e, em vez da casa da família, vemos a casa da “fami-ilha”: cada quarto é uma ilha. O filho chega cheio de raiva, bate as portas, tranca a porta do seu quarto e não se comunica com ninguém da casa. Ali ele tem tv e, para alimentar seus pensamentos light,  entrega-se aos sites pornográficos... E seus pais afirmam: “Ele é assim mesmo, ao menos não incomoda”. Comodidade é só não incomodar, mas comunidade incomoda, sim!

 

A sociedade light tem um conjunto de sedução: a música, que só alimenta sensualidade; a moda, principalmente para as mulheres, aquela moda sensual para mostrar e modelar o corpo; na tv, só o pecado tem espaço: em todas as novelas há famílias desfeitas, filhos abandonados, todos transando com todos e tudo é muito normal... Então, cria-se o sexo light, a relação sexual com camisinha. Assim como a roupa que estraga é jogada fora, como copo descartável, criam-se os relacionamentos light, amizades light, que não profundidade e nem bases sólidas. A grande teologia da religião light é: substitua. Não está sendo legal com você? Troque, descarte, abandone!

A pessoa, quando vai ficando light, não consegue ver televisão sem ter o controle remoto na mão: vê tudo, mas não se aprofunda em nada. Há uma profusão de livros light que não mudam vidas e nem alimentam pessoas para conversas saudáveis. É tudo light, pois não conseguem nem falar de si mesmas, não abrem o coração. Os livros de auto-ajuda (sem ajuda do Alto) são consumidos aos milhões porque não comprometem. É diferente da leitura da Bíblia que faz pensar nas renúncias que são necessárias fazer para a vida ter sentido.

 

A sociedade cria emoções light: uma pessoa sofre e briga por causa de um time de futebol; nessa sociedade light, você é vitorioso para o mundo se usa roupa da moda, tem um cargo importante, tem um corpo todo malhado... Mas e a alma? E o coração? Quase sempre está cheio de cicatrizes, frio, machucado. Nessa sociedade light pessoas fazem das máscaras suas faces habituais e assim vão mascarando o amor. É preciso arrancar essas máscaras e deixar Deus trabalhar em todas as áreas do coração para fazer-nos pessoas novas. Temos as condições que Cristo nos oferece para sermos felizes.

 

O mundo cria um deus light, oferecendo uma religiosidade que não implica em renúncia, sofrimento e oração.  e vai aos poucos se moldando ao mundo. As tendências e comportamentos são imediatamente clonados em todas as partes do nosso globo. E nos últimos 5 anos decretaram a “época light”. O que quer dizer isto? Significa dizer que precisamos cultivar mais o corpo. Assim, as academias estão cheias; farmácias estão repletas de produtos light/diet; supermercados estão se especializando em produtos light com gôndolas super atraentes cheias de iogurtes, queijos, manteiga, pizzas... Tudo light! Até as churrascarias estão se especializando em carnes lights (menos gordura, colesterol, etc). Como se não bastasse, temos hoje os cigarros light (menos alcatrão e nicotina...), cervejas lights (menor teor alcoólico...). cafés lights e também as novelas lights, filmes lights, programas lights... Tudo light!

O incrível de tudo isto é que já temos uma enorme quantidade de igrejas lights, com cultos lights (não se fala contra o pecado, não se condena o erro, não se fala em cruz e muito menos em morte). Nas igrejas lights, os crentes lights, nem precisam abrir a Bíblia e quando fazem não sabem onde localizar até mesmo o livro de salmos (salmo 151?). Crente light só gosta de ouvir louvorzão, som gospel, cânticos espirituais e quanto mais, melhor. O negócio é cantar, aplaudir a Jesus e deixar o menor tempo para aquela coisa chata chamada mensagem bíblica. Eu coisa mais antiga!

 

As igrejas lights falam de prosperidade, encosto, unção e regozijo, correntes e muitos eventos para Jesus. E a cada ano elas estão mais cheias inclusive fazendo cultos às 9:00 – 11:00 – 18:00 – 20:00... Onde as pessoas se sentem muito bem, ouvindo aquilo que é agradável aos seus ouvidos e de, preferência, que nada lhes incomode ou lhes tire o sono. “Vou à Igreja para me sentir leve, sentir bem, adorar a Jesus...”

Mas o que significa ser um cristão light?

 

O modismo light tão difundindo no meio das dietas é algo que ajuda as pessoas a se  enganarem cada vez mais.  É o caso de ir a uma pizzaria e juntamente com aquelas 4 fatias, uma coca zero ou light.  Depois de uma picanha bem gordurosa, um cafezinho com adoçante. Isto quer dizer tratar da aparência e não do conteúdo. Os lights não se incomodam em buscar as causas do problemas para serem tratados, mas apenas dar uma maquiada. Trabalhar muito em função da forma e não do conteúdo, ou seja, o foco deve estar naquilo que vêem, mas não no que ouvem à respeito das pessoas. A felicidade, para o mundo dos lights, é ter um grande bem-estar, não sentir nenhuma dor ou desconforto, não ter problemas para resolver, não ter ninguém por perto para atormentar e ter bastante dinheiro para comprar e usar o que quiser, onde quiser...

 

Quais as conseqüências de ser light na vida cristã?

 

Afastamento progressivo dos ensinos de Jesus;

Obedecer a um comportamento ditado pela maioria e não pela Palavra de Deus;

Viver a euforia de uma alegria efêmera que precisa ser reabastecida toda semana em eventos aqui, ali, acolá;

Viver consumindo coisas sem pensar em pessoas, situações ou projetos;

Ter coisas cada vez mais maiores e mais sofisticadas (sapatos, vestidos, roupas, cd’s);

Ser insensível àquilo que Deus diz e proclama em Sua Palavra: não contribuir, não se dizimista (“ não posso dar o dízimo porque não trabalho...”, mas nunca deixou de usar tênis da moda, roupas de marca e freqüentar shoppings... “O que eu vou ganhar dando dinheiro para a igreja?”)

Os lights colocam metade do corpo no forno do pecado e a outra metade no freezer do egoísmo.

 

O que fazer para não sermos crentes lights?  O que fazer para ter mais brilho?  Como mudar de light para verdadeiro?  Saiba que você pode brilhar mais é preciso uma mudança radical, urgente e inadiável. E para isto, quero propor-lhes a  Parábola da Águia:

 

“Um pastor estava atravessando uma região montanhosa e junto dele, auxiliando-o a levar sua pesada carga. Depois de subirem muitas horas, chegaram a uma região muito alta onde a visão era absolutamente clara e deslumbrante e  começou a bradar: “Como Deus é fantástico! Que paisagem maravilhosa!  Como Deus é 10!”. E olhando tudo lá embaixo, algo chamou a atenção daquele jovem: uma águia voando bem baixou e na direção de um rio. O rapaz gritou: “Pastor, pastor, olha aquela águia voando na direção do rio!”. O pastor e o jovem ficaram olhando e acompanhando aquele espetáculo. Estranhamente ela voava muito baixo e em direção a um bezerro morto que boiava rio abaixo.

 

A correnteza arrastava aquele corpo apodrecido e a águia pousou no seu dorso e imediatamente começou a bicar e comer aquela carne podre. Foi então que o pastor, aproveitou aquele momento para ensinar algumas lições àquele jovem, dizendo-lhe: “presta atenção no que vai acontecer... Para ela comer mais, ela vai precisar fincar suas garras para não se desequilibrar... Observe que com aquela carne farta só para si, ela vai ficar descansada e não vai perceber aquela cachoeira enorme lá na frente... Ela está gostando demais do que está comendo e não vai pressentir o perigo... Preste atenção...”

 

E a pobre águia, tão interessada que estava naquela comida, que não percebeu o perigo que lhe esperava. Talvez pensasse: “Eu sou aqui, sou forte, sei me virar sozinha e eu me garanto naquilo que faço...”. E quando chegou à beira do abismo, tentou tirar as garras do bezerro, mas estavam tão profundas que não conseguiu sair, apesar de seu intenso esforço,  o corpo do bezerro foi projeto lá embaixo.

 

Então, o pastor disse ao jovem: “Viu só? Ela era forte, brilhante, mas estava no lugar errado e foi-se embora para sempre!

E, voltando-se para o rapaz, disse-lhe de forma convicta:

“Jovem, para você poder brilhar mais, vamos  aprender algumas preciosas lições desse episódio?.

Para você brilhar mais, entenda que lugar de águia é no alto das montanhas e não às margens de um rio. 

 

Águia tem vocação para as alturas. Ali ela é rainha do espaço e campeã dos vôos nobres. Galga as alturas com suas possantes asas e voa com segurança e prodigiosa desenvoltura sobre os picos mais altos.

 

Infelizmente, existem pessoas que teimam em viver como aves rasteiras, medrosas, escondidas e voando baixo. Por isso mesmo sofrem ataques de todos os lados porque não saem das zonas de perigo e vivem pisando em terrenos minados, com pós no território do adversário. Talvez seja isto que justifica as constantes feridas, cicatrizes profundas e marcas dolorosas e não mais ousam voar para cima.

 

Há cristãos que vivem presos no mundo; estão na igreja mas ainda não se libertaram de valores terrenos. São cristãos que se conformaram com o presente século e se adaptaram demais tantos aos esquemas daqui que seguem o curso do mundo amando-o profundamente. Como é triste constatar que muitos cristãos tem sido seduzidos pelas atrações e prazeres tão efêmeros!

 

No alto, a águia tem visão, proteção e sobrevivência. Pousar na barriga de um bezerro morto e podre é subestimar o perigo que se aproxima.

Cristãos que estão pousados em lugares baixos, onde o cheiro é desagradável  e a alimentação é infestada de podridão, perdem o brilho de viver e  o mais grave: o destino que lhes espera é terrível!

 

Para você brilhar mais, entenda que águia voa para o alto e não para  baixo.

Uma das maravilhosas características da águia é que quando ela faz o seu segundo vôo, ele é mais alto do que o primeiro. E quando faz o terceiro, é mais alto do que o segundo. É que elas se esforça para voar cada vez mais alto. Assim, ela nos ensina que não precisamos ter uma vida de altos e baixos.

 

Há cristãos que são instáveis demais. A sua fé oscila como a onda do mar e por isso mesmo não se firmam, não crescem e não amadurecem. São reincidentes em repetidas quedas, são inconstantes, ora entusiasmados e cheios de vigor, ora cultivando um desânimo doentio. São cristãos como Pedro antes do Pentecoste: fazem bonitas e profundas declarações sobre o poder de Jesus, mas se deixam usar pelo diabo. Por instantes são ousados, mas depois se acovardam. Há momentos que juram fidelidade a Jesus; logo depois o negam veementemente.

Deus não nos chamou para vivermos um projeto de derrota e fracasso. Com Cristo, a vida sempre é coroada de triunfo e com Ele podemos ser mais que vencedores. A nossa dinâmica, não é dar cinco passos para frente e quatro para trás, mas caminhar de força em força, sempre para frente olhando para o alvo: o autor e consumador da nossa fé: Jesus Cristo!

 

A águia por voar sempre para cima, fortalece suas asas, seus ossos e desenvolve a sua visão. Voar para baixo é a lei do menor esforço. Cristãos que voam para lugares baixos, vão pousar em ambientes infestados e imundos.

 

Para você brilhar mais, entenda que águia se alimenta de carnes nobres e não restos, podridão e carnes estragadas. Que tipo de alimento ela estava tendo? Apenas bactérias... Novelas, livros, revistas, filmes, literaturas, músicas, são apenas alimentos apodrecidos que são consumidos...

 

Para você poder brilhar mais, entenda que águia escuta sons há 1.500! Como ela não pode ouvir uma cachoeira e 300 metros de distância? A única explicação: estava distraída demais... Distração, alimento ruim, pouco esforço, calmaria... Cristãos ouvem qualquer coisa, lixo, se intoxicam com TV, música, cinema, mas não escutam o alerta da Palavra de Deus!  Não escutam a voz do Senhor dizer: “Filho meu, atente para as minhas palavras...!”

 

Para você poder brilhar mais, entenda que águia não gasta e nem perde tempo pousada em cadáveres, corpos mortos, mas tem prazer em estar nas montanhas!

Águia freqüenta lugares altos e talvez por isso seja o único animal que tem a capacidade de mirar o sol de frente sem ficar deslumbrada. Deus quer que seus filhos vejam o que os outros não podem ver.

 

Há cristãos que possuem uma vasta cultura e dominam diversas áreas da ciência e são detentoras de uma mente prodigiosa. Contudo, não têm conhecimento das coisas do alto e nem fazem questão disso. Por isso elas não discernem as coisas celestiais e são quase analfabetas a respeito das verdades eternas. Estão mergulhadas nas mais densas trevas espirituais. Vivem presas a uma terrível cegueira acerca de Deus, do céu, da eternidade e da salvação de sua própria alma. Ao mesmo tempo que tem uma mente fértil e vibrante para desvendar os segredos da ciência, não conseguem discernir as realidades elementares do reino espiritual. Vivem dominadas por uma profunda ignorância espiritual, com os olhos vendados e com o coração endurecido.

Os que esperam no Senhor têm uma visão clara de Deus, conhecem-No não apenas de ouvir falar ou porque leram livros de teologia; o seu conhecimento vem de uma vida íntima, profunda e pessoal com Ele.

 

Mas aqueles que freqüentam lugares muito baixos, terminam por se parecer com os freqüentadores. Cristãos que querem brilhar, procuram locais onde há o brilho do Senhor Jesus.

 

Para você poder brilhar mais, entenda que águia não deixa seus familiares com fome. Ela leva boa comida para casa para nutrir sua família.  Cristãos egoístas consomem qualquer coisa;  Os egoístas estão gordos, abastados, mas nunca fizeram outros felizes.  Cristãos que brilham, fazem outros brilharem também porque tem o prazer de compartilhar bons alimentos com todos. Jesus disse: “Eu sou o pão da vida...”.

 

Para você poder brilhar mais, entenda que águia tem visão total e não nasceu para morrer numa cachoeira, mas nas altas montanhas.                         A águia tem a capacidade de enxergar em todas as direções, por todos os ângulos: enxerga para frente, para os lados e sem fazer muito esforço, também enxerga para trás. Sua área de visão é de 360º e por isso mesmo vê tudo, percebe detalhes e toma sempre a melhor direção. E quando a Bíblia diz que somos como águia, ela tem algo mais a nos ensinar.     

   

Os que esperam no Senhor precisam ter uma visão abrangente e dilatada daquilo que está ao seu redor. Não pode ser uma pessoa de visão míope,  nem ter mente estreita e nem pode ficar apenas focando o seu universo, como se estivesse olhando pela fresta da janela de sua casa. O cristão precisa ter uma visão integral. Ele, que tem a mente de Cristo, deve olhar para a vida como Deus olha.

 

Ora, uma águia que tem uma visão quase que telescópica não poderia jamais se descuidar de olhar ao seu redor. Se não estivesse tão preocupada com a carne podre, talvez ainda estivesse viva. Mas ela se ocupou demais com os deleites de uma comida sem nutrientes, e deixou de lado sua virtude de ver longe, distante e profundo. A cachoeira, ironicamente estava apenas a alguns metros à sua frente....

 

Ao se afastar da firmeza da rocha, se afastou de sua maior segurança.  Aqueles que estão firmes em Cristo sabem que a Rocha é refúgio alto e seguro. Rocha está lá em cima, cachoeira e morte estão lá embaixo.

 

Pouse sempre em lugares altos;

Voe para o alto;

Ouça mais a Jesus e esteja atento aos perigos da vida;

Alimente-se de comida nobre;

Pouse em lugares seguros;

Compartilhe a boa alimentação;

Foque sua vida em Cristo, o alto refúgio.

 

VOCE PODE BRILHAR MUITO MAIS!

 

CONCLUSÃO: VIVA A SUA VIDA PARA BRILHAR MAIS.

Newsletter

Assine a nossa newsletter:

Notícias da AELB

Recital de Música Sacra na Igreja da Candelária

14/09/2018 13:37
A Academia Evangélica de Letras do Brasil – AELB,   Vem convidar V.Exa. e sua digníssima...

Publicada a "Carta de Notícias" do mês

05/04/2018 19:16
Clique aqui e se informe.

Itens: 1 - 2 de 38

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>