Cadeira 02

Patrono: Sebastião José Ribeiro

Ocupante atual

Osmar José da Silva

3º ocupante da Cadeira 02

 

*** Biografia pendente ***

2º ocupante da Cadeira 02

Isaías de Souza Maciel

 

ISAIAS DE SOUZA MACIEL: Natural de Campos, Estado do Rio de Janeiro, 25.12.1924, escreveu, entre outros, DEUS, A FAMÍLIA E A IGREJA, “JESUS O BOM PASTOR”, “MARAVILHAS DO AMOR DE DEUS”, “NA TERRA DE DEUS” E “A RELIGIÃO PURA E VERDADEIRA”, sem dados biográficos completos nos livros e sem qualquer outra informação ao alcance da pesquisa, via textos editados. Filho de pais não revelados em sua biografia. Após os estudos primários em sua terra natal, deslocou-se para outros centros, onde também estudou.
Em 1942, com 18 anos de idade, passou a integrar a Força Expedicionária Brasileira, indo para a Itália com a finalidade de combater as nações que faziam parte do Eixo formado pela Alemanha, Itália e Japão.
Ao terminar a guerra, voltou para o Rio de Janeiro, passando a frequentar a Igreja Presbiteriana de Realengo. Abriu um pequeno ambulatório médico nas dependências da Igreja. Casou-se com Jacyra Gomes Maciel, em 18 de junho de 1948.
Formado Bacharel em Teologia e Psicanálise Clínica. É Mestre em Teologia e Doutor em Divindade. Fundou, em 15.11.1955, o Serviço de Assistência Social Evangélico(SASE) que atende a população carente do Rio de Janeiro e de outras cidade.
Tornou-se membro da CONBRASE: Confederação Brasileira de Serviços Sociais Evangélicos, que oferece às instituições filiadas apoio e orientação para planejamento e administração, por meio de cursos diversos. Participa do CREDEQ: Centro de Recuperação de Dependentes Químicos, localizado na Estrada do Campinho, 4.700, Campo Grande, RJ. Tem estrutura para manutenção de 60 pacientes em tratamento intensivo e interno.
Pertence ao ABRIGO “AMAI-VOS UNS AOS OUTROS”: Para anciãos, na Av. Brasil, 30.000 – Realengo, RJ. Mantém cerca de 100 idosos em feliz comunhão com Deus e uns com os outros, e presta-lhes assistência social, médica, psicológica, terapia ocupacional e assistência espiritual.
Está vinculado ao ABRIGO PARA ANCIÃOS CARENTES: Localizado na cidade fluminense de Paty do Alferes. Mantém cerca de 50 idosos, dando-lhes as mesmas assistências mencionadas no item anterior. Pertence ao PROJETO AMOR E VIDA: Para crianças e adolescentes desamparados, na Estrada de Sepetiba, 935 – Santa Cruz, RJ. Mantém cerca de 100 crianças e adolescentes acolhidos, dando-lhes lares, mães sociais, toda sorte de assistência, escola e ensino de profissões.
Faz parte do LAR DA CRIANÇA EM BRASÍLIA E LAR DA CRIANÇA EM SOBRADINHO: São instituições destinadas ao acolhimento, assistência e educação de crianças abandonadas e carentes, no Distrito Federal. Está vinculado à RÁDIO BOAS NOVAS: Transmite a palavra de Deus para todo o Estado do Rio de Janeiro, algumas regiões de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo, ajudando efetivamente a edificar e unir o povo de Deus das várias denominações, evangelizando e ajudando as igrejas e seus lideres a promoverem seus programas de extensão do reino de Deus.
Participa do SEMINÁRIO TEOLÓGICO UNIDO: Sem cor denominacional, situado em Mesquita, RJ, promove educação teológica, preparando candidatos ao ministério pastoral e formando evangelistas missionários e educadores cristãos de várias denominações.
Vinculado à OMEB: Ordem dos Ministros Evangélicos do Brasil, trabalha na difusão do evangelho e na prestação de serviços de assistência social aos ministros e suas famílias.
Exerceu o pastorado da Igreja Presbiteriana do Parque Santo Elias, Nova Iguaçu, RJ, por vinte e nove anos, onde ocupa o cargo de Pastor Emérito. Possui muitos títulos e condecorações, dentre eles: Medalha do Pacificador, Mérito de Duque de Caxias, Medalha Tiradentes, cidadão de todos os municípios do Grande Rio.
Na Academia Evangélica de Letras do Brasil é o 2º Ocupante da Cadeira 02 que tem como Patrono e 1º Ocupante Sebastião José Ribeiro.
Foi considerado “Personalidade Evangélica do Brasil”.
Apesar de sua importância, não é estudado na ENCICLOPÉDIA DE LITERATURA BRASILEIRA, de Afrânio Coutinho e J. Galante, edição do MEC, 1990, com revisão de Graça Coutinho e Rita Moutinho, em 2001 ou DICIONÁRIO HISTÓRICO-BIOGRÁFICO BRASILEIRO(2001, 5 volumes, 6.211 páginas), da Fundação Getúlio Vargas e nem é convenientemente referido, em nenhuma das enciclopédias nacionais, Delta, Barsa, Larousse, Mirador, Abril, Koogan/Houaiss, Larousse Cultural, etc.
É verbete do DICIONÁRIO BIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, de Mário Ribeiro Martins, via INTERNET, dentro de ENSAIO, no site www.usinadeletras.com.br ou www.mariomartins.com.br
 

Patrono

Sebastião José Ribeiro

1º ocupante da Cadeira 02

 

SEBASTIÃO JOSÉ RIBEIRO, natural de Sapucaia, Estado do Rio, 30.10.1907, escreveu, entre outros, NINGUÉM FALOU COMO JESUS, “ARTIGOS DE JORNAIS”, sem dados biográficos completos e sem qualquer outra informação ao alcance da pesquisa, via texto editado. Filho de pais não revelados em sua biografia. Após os estudos primários em sua terra natal, deslocou-se para outros centros, onde também estudou.
Bacharel em Ciências e Letras. Licenciado em Filosofia Pura. Bacharel em Teologia. Licenciado em Geografia e História. Foi Professor de Português, Francês, Geografia e História.
Funcionário Publico Federal, por determinação do Ministério da Educação e Cultura, no Rio de Janeiro, dirigiu cursos de especialização em Fortaleza, Ceará, em Manaus, Amazonas, em Florianópolis, Santa Catarina, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul e em Niterói, Rio de Janeiro.
Em 1934, com 27 anos de idade, foi consagrado ao Ministério Evangélico, tornando-se Pastor Batista. Durante 29 anos, entre 1934 e 1963, foi Pastor de duas igrejas batistas no Rio de Janeiro. Assumiu muitos cargos na Denominação Batista. Foi orador oficial de Convenções e Congressos.
Lecionou no Seminário Teológico Batista Betel, no Rio de Janeiro, nas áreas de Grego, Introdução Bíblica, Geografia e Ciências Sociais. Foi redator de diversos jornais, entre os quais, O CRISOL, O BATISTA CARIOCA e REVISTAS DA MOCIDADE.
Membro de diferentes instituições sociais, culturais e de classe, dentre outras, Academia Evangélica de Letras do Brasil.
Na Academia Evangélica de Letras do Brasil é o 1º Ocupante da Cadeira 02 que tem como Patrono ele mesmo Sebastião José Ribeiro. Esta Cadeira 02 tem como 2º Ocupante Isaias de Souza Maciel.
Não é analisado na ENCICLOPÉDIA DE LITERATURA BRASILEIRA, de Afrânio Coutinho e J. Galante, edição do MEC, 1990, com revisão de Graça Coutinho e Rita Moutinho, em 2001.
Apesar de sua importância, não é estudado no DICIONÁRIO HISTÓRICO-BIOGRÁFICO BRASILEIRO(2001, 5 volumes, 6.211 páginas), da Fundação Getúlio Vargas e nem é convenientemente referido, em nenhuma das enciclopédias nacionais, Delta, Barsa, Larousse, Mirador, Abril, Koogan/Houaiss, Larousse Cultural, etc.
É verbete do DICIONÁRIO BIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, de Mário Ribeiro Martins, via INTERNET, dentro de ENSAIO, no site www.usinadeletras.com.br ou www.mariomartins.com.br

Newsletter

Assine a nossa newsletter:

Notícias da AELB

Recital de Música Sacra na Igreja da Candelária

14/09/2018 13:37
A Academia Evangélica de Letras do Brasil – AELB,   Vem convidar V.Exa. e sua digníssima...

Publicada a "Carta de Notícias" do mês

05/04/2018 19:16
Clique aqui e se informe.

Itens: 1 - 2 de 38

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>