Ocupante atual

Eurípedes da Conceição

3º ocupante da Cadeira 07

 

EURÍPEDES DA CONCEIÇÃO nasceu dia 08 de agosto 1962 em Ipiabas, Cachoeiras de Macacu, Rio de Janeiro. É autor das obras “Soteriologia: Uma Abordagem Teológica sobre a Obra da Salvação”, “Ensinando através do caráter”, “Escatologia: Uma Análise Introdutória” e “A Doutrina da Eleição no Quotidiano dos Crentes”.


Eurípedes é o décimo terceiro filho do casal Izidora Maria da Conceição e Narciso da Costa Moreira (In memorian). É casado com Elenir Seixas Joaquim da Conceição e tem uma única filha, Jessica Seixas da Conceição. Após realizar seus estudos primários em diferentes lugares, deslocou-se para outros centros, onde também estudou. Iniciou seus estudos preliminares no Grupo Escolar Nova Miracema, em Patis, Cachoeiras de Macacu. Depois, mudou-se para o município de Duque de Caxias, passando a estudar no Grupo Escolar Padre Anchieta, em Parque Paulista.


Mais tarde ingressou no Grupo Escolar Frei Henrique de Coimbra, na Figueira, onde concluiu a primeira fase do ensino fundamental. Reiniciou seus estudos no Externato Cruzeiro do Sul no bairro do Lote XV, onde concluiu a segunda fase do Ensino Fundamental e cursou todo o Ensino Médio no Colégio Werneck, em Jardim Primavera, Duque de Caxias, Rio de Janeiro.


Converteu-se a Cristo em 1977 quando estava com 14 anos de idade, sendo recebido, no mesmo ano, por Profissão de Fé e Batismo, na Igreja Presbiteriana Monte Horebe da Figueira, em Duque de Caxias. Aos 17 anos, foi nomeado professor da Escola Bíblica Dominical.
Ao completar 20 anos foi eleito presbítero daquela Igreja, sendo, à época, o presbítero mais jovem de todo o Presbitério de São João de Meriti.
Sua formação teológica teve início no Seminário Presbiteriano do Sul, Extensão do Rio de Janeiro, onde, com 23 anos, em 1985,graduou-se Bacharel em Teologia.


Na vida secular, graduou-se Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Grande Rio, em Duque de Caxias. Antes de exercer o ministério pastoral, trabalhou na VARIG, de l985 a l996, tendo realizado cursos de especialização no Brasil e no exterior.
Em 1995, com 33 anos, foi ordenado ao Ministério e tornou-se Pastor Efetivo da Primeira Igreja Presbiteriana de São João de Meriti, RJ, onde permaneceu de 1995 a 2000.


Em 09 de novembro de 1999, enquanto ainda pastoreava a 1ª Igreja Presbiteriana de São João de Meriti, foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro com a Moção de Congratulações e Louvor.


Recebeu o grau de Mestre em Educação Cristã pelo Centro Presbiteriano de Pós-graduação Andrew Jumper/Mackenzie em 2000.
Participou do Congresso Internacional de Evangelização Amsterdam 2000, na cidade de Amsterdã, na Holanda, em 2000, convidado pelo Dr. Billy Graham.


Em 2001 participou do Seminário de Liderança Avançada do Instituto Haggai, em Maui, no Havaí, Estados Unidos. Foi eleito pastor efetivo da Igreja Presbiteriana da Tijuca em 2001, tendo sido sucessivamente reeleito para mais dois mandatos, permanecendo no pastorado daquela igreja até 2011. Após um período sabático concedido pelo Presbitério do Rio de Janeiro em 2012, é designado pastor-evangelista na Igreja Presbiteriana da Muda Usina, na Tijuca, no período de janeiro de 2013 a fevereiro de 2015.

Em março de 2015, o Presbitério o designou Pastor-Evangelista na Igreja Presbiteriana do Caju, no Rio de Janeiro.

Foi professor do Seminário Teológico Presbiteriano Ashbel Green Simonton, no Rio de Janeiro, de 2000 a 2003, lecionando as disciplinas de Antropologia Teológica, Soteriologia, Eclesiologia e Escatologia, tendo sido coordenador do Departamento de Teologia Sistemática em 2002. Retornou ao Seminário Teológico Presbiteriano Ashbel Green Simonton em 2007, assumindo as disciplinas de Inglês Instrumental, Liderança e Teologia Bíblica de Missões, sendo sucessivamente eleito Representante dos Professores nos anos de 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015. É professor da Faculdade de Ciências, Tecnologia e Biotecnologia das Assembleias de Deus desde agosto de 2014 onde leciona as disciplinas de Ética, Hermenêutica, Homilética e Apologética.

Na Academia Evangélica de Letras do Brasil, exerce as funções de Diretor-Secretário Executivo e Capelão, sendo o 3º Ocupante da Cadeira 07, cujo Patrono e 1º Ocupante é Thiago Rodrigues Rocha. Esta Cadeira 07 tem como 2º Ocupante Hermisten Maia Pereira da Costa. Eurípedes da Conceição foi empossado na Academia no Auditório da Igreja Presbiteriana de Copacabana, no dia 27 de março de 2007.


Apesar de sua importância, não é estudado na ENCICLOPÉDIA DE LITERATURA BRASILEIRA, de Afrânio Coutinho e J. Galante, edição do MEC, 1990, com revisão de Graça Coutinho e Rita Moutinho, em 2001 ou DICIONÁRIO HISTÓRICO-BIOGRÁFICO BRASILEIRO (2001, 5 volumes, 6.211 páginas), da Fundação Getúlio Vargas e nem é convenientemente referido, em nenhuma das enciclopédias nacionais, Delta, Barsa, Larousse, Mirador, Abril, Koogan/Houaiss, Larousse Cultural, etc.


É verbete do DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, de Mário Ribeiro Martins, via INTERNET, dentro de ENSAIO, no site www.usinadeletras.com.br ou www.mariomartins.com.br

 

Livros publicados

 

 

2º ocupante da Cadeira 07

Hermisten Maia Pereira da Costa

Hermisten foi o 2º Ocupante da Cadeira 07, mas como se transferiu para o Norte do Paraná, foi transformado em MEMBRO CORRESPONDENTE. Sua biografia encontra-se entre os Membros Correspondentes, podendo ser visualizada clicando AQUI.

Patrono

Thiago Rodrigues Rocha

1º ocupante da Cadeira 07

 

THIAGO RODRIGUES ROCHA, natural do Rio de Janeiro, Capital, 17.10.1926, escreveu, entre outros, SARÇA ARDENTE(Poemas), AGUAS DE DESCANSO(Poesias), HOJE(Poemas), ETERNA PRIMAVERA(Poesias), sem dados biográficos completos nos livros e sem qualquer outra informação ao alcance da pesquisa, via textos editados. Filho de pais não revelados em sua biografia.
Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Presbiteriano de Campinas, São Paulo. Durante 25 anos, foi Pastor efetivo da Igreja Presbiteriana do Riachuelo, no Rio de Janeiro. Fundador da Igreja Presbiteriana do Grajaú, no Rio, foi seu Pastor durante 27 anos.
Fundou o Centro de Educação Cristã Integral da Criança, bem como o Centro de Assistencia, Solidariedade e Apoio ao Lar. Foi Presidente e Secretario-Executivo do Presbitério da Guanabara. Membro da Junta de Educação Religiosa Presbiteriana do Brasil. Fundou o Seminário Presbiteriano do Rio de Janeiro, de que foi Deão e Professor de Hebraico, Grego.
Na Academia Evangélica de Letras do Brasil é o 1º Ocupante da Cadeira 07 que tem como Patrono ele mesmo Thiago Rodrigues Rocha. Esta Cadeira 07 tem como 2º Ocupante Hermisten Maia Pereira da Costa e como 3º Ocupante Eurípedes da Conceição.
Não é analisado na ENCICLOPÉDIA DE LITERATURA BRASILEIRA, de Afrânio Coutinho e J. Galante, edição do MEC, 1990, com revisão de Graça Coutinho e Rita Moutinho, em 2001.
Apesar de sua importância, não é estudado no DICIONÁRIO HISTÓRICO-BIOGRÁFICO BRASILEIRO(2001, 5 volumes, 6.211 páginas), da Fundação Getúlio Vargas e nem é convenientemente referido, em nenhuma das enciclopédias nacionais, Delta, Barsa, Larousse, Mirador, Abril, Koogan/Houaiss, Larousse Cultural, etc.
É verbete do DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, de Mário Ribeiro Martins, via INTERNET, dentro de ENSAIO, no site www.usinadeletras.com.br ou www.mariomartins.com.br
 

Newsletter

Assine a nossa newsletter:

Notícias da AELB

Recital de Música Sacra na Igreja da Candelária

14/09/2018 13:37
A Academia Evangélica de Letras do Brasil – AELB,   Vem convidar V.Exa. e sua digníssima...

Publicada a "Carta de Notícias" do mês

05/04/2018 19:16
Clique aqui e se informe.

Itens: 1 - 2 de 38

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>