Ocupante atual

Nancy Gonçalves Dusilek

3º ocupante da Cadeira 08

 

*** Biografia pendente ***

2º ocupante da Cadeira 08

Delcyr de Souza Lima

 

DELCYR DE SOUZA LIMA, natural de São Fidelis, Estado do Rio, 27.11.1927, escreveu, entre outros, GEOGRAFIA BÍBLICA(2002), INTRODUÇÃO À BIBLIA(2001), DOUTRINAS BIBLICAS(2003), ANTIGO TESTAMENTO(2004), NOVO TESTAMENTO(2004), O APOCALIPSE, A MISSÃO E A PRÁTICA DA EVANGELIZAÇÃO, MALDIÇÃO HEREDITÁRIA – VERDADE OU FALSIDADE(1997), REVELAÇÃO DE DEUS OU CRIAÇÃO DO HOMEM(2000), O PENTECOSTE E O DOM DE LINGUAS, OS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO RELIGIOSA(1995), ANALISANDO CRENÇAS ESPIRITAS E UMBANDISTAS(1992), sem dados biográficos completos nos livros e sem qualquer outra informação ao alcance da pesquisa, via textos editados.
Com a colaboração de sua filha Delcinalva, uma melhor visão das obras de seu pai Delcyr: ANALISANDO DOUTRINAS CATÓLICAS(A primeira edição foi feita pela Casa Publicadora Batista, atual JUERP e a segunda pelo próprio autor). ANALISANDO CRENÇAS ESPÍRITAS E UMBANDISTAS(editado pela JUERP, sendo a 4ª. edição de 1992). DOUTRINA E PRÁTICA DA EVANGELIZAÇÃO(Foi editado pela JUERP, e a segunda edição feita pelo autor). A terceira edição recebeu o título de A MISSÃO E A PRÁTICA DA EVANGELIZAÇÃO, tendo sido editado pelo Projeto Amar, do SASE. O PENTECOSTE E OS DONS DO ESPÍRITO SANTO(sua primeira edição foi da Juerp e a segunda edição, em 2002, do Seminário Teológico Batista de Niterói (STBN). MODELO G-12: REVELAÇÃO DE DEUS OU CRIAÇÃO DE HOMEM?(Editado em 2000, pelo Teológico Batista de Niterói (STBN). SOCIOLOGIA: AJUDA PARA LÍDERES CRISTÃOS(Editado em 2001 pelo Teológico Batista de Niteróii (STBN). APOCALIPSE(editado pela Juerp). O ÊXODO(editado pela Juerp). Filho de Aníbal de Souza Lima e Merentina Azevedo Lima. A família mudou-se para o Rio de Janeiro quando ele era ainda criança e onde passou a infância e a juventude. Converteu-se aos 15 anos, na Primeira Igreja Batista de Bangu, então pastoreada pelo Dr. Reynaldo Purim, por quem foi batizado. No mesmo dia foram batizados seu pai, sua mãe e dois irmãos.
Após os estudos primários em sua terra natal, deslocou-se para outros centros, onde também estudou.
Casou-se com Dinalva de Souza Lima com que teve 5 filhos: Delcinalva (educadora), Dinelcir (pastor), Dílson (engenheiro), Dalton (pastor) e Dênisson (servidor público federal).
Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, no Rio de Janeiro. Bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro. Foi consagrado ao ministério pastoral em 4 de maio de 1952, com 25 anos de idade.
Pastorados: Primeira Igreja Batista de Realengo, Rio de Janeiro, de 1952 a 1970. Primeira Igreja Batista da Ilha do Governador, Rio de Janeiro de 1970 a 1986. Igreja Batista em Icaraí, Niterói, RJ, de 1986 a 2000. Por um período curto foi pastor também da Igreja Batista em Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro.
Outras atividades: Foi por muitos anos redator-chefe da Casa Publicadora Batista, atual Juerp. Tendo nesse período atuado interinamente como diretor de O Jornal Batista. Foi por 25 anos professor do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, lecionando Evangelismo e Teologia do Novo Testamento.
Em 1970, com 43 anos de idade, criou e dirigiu Edições Brasil Batista, que editava revistas para as Escolas Dominicais.
De 1984 a 2005 foi Diretor Executivo do Seminário Teológico Batista de Niterói do qual foi fundador juntamente com o Pastor Nilson do Amaral Fanini e a Profa. Delcinalva de Souza Lima. Neste Seminário também lecionou várias disciplinas dentre elas: Sociologia, Novo Testamento, Teologia do Novo Testamento e Ética.
Atualmente, com 80 anos de idade, é Diretor do Seminário Teológico Batista Brasileiro, sendo também redator de uma das revistas da Juerp.
Na Academia Evangélica de Letras do Brasil é o 2º Ocupante da Cadeira 08 que tem como Patrono e 1º Ocupante Eliezer Correa de Oliveira. Foi Pastor da Igreja Batista de Osvaldo Cruz, em 1979. É referido no livro HISTORIA DOS BATISTAS FLUMINENSES(1991), de Ebenézer Soares Ferreira.
DELCINALVA DE SOUZA LIMA – Filha do pastor Delcyr de Souza Lima, FORMOU-SE EM TEOLOGIA NA TURMA DE 1976, DO SEMINARIO DO SUL. Delcinalva foi, de 1984 a 12 de maio de 2005, Diretora Acadêmica do Seminário Teológico Batista de Niterói. Escritora e professora, Delcinalva também ensinou várias matérias no referido seminário. Atualmente atua no Seminário Teológico Batista Brasileiro, em Niterói, como Diretora Acadêmica e professora de Grego, Hebraico e Aconselhamento Cristão.
Apesar de sua importância, DELCYR DE SOUZA LIMA não é estudado na ENCICLOPÉDIA DE LITERATURA BRASILEIRA, de Afrânio Coutinho e J. Galante, edição do MEC, 1990, com revisão de Graça Coutinho e Rita Moutinho, em 2001 ou DICIONÁRIO HISTÓRICO-BIOGRÁFICO BRASILEIRO(2001, 5 volumes, 6.211 páginas), da Fundação Getúlio Vargas e nem é convenientemente referido, em nenhuma das enciclopédias nacionais, Delta, Barsa, Larousse, Mirador, Abril, Koogan/Houaiss, Larousse Cultural, etc.
É verbete do DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, de Mário Ribeiro Martins, via INTERNET, dentro de ENSAIO, no site www.usinadeletras.com.br ou www.mariomartins.com.br

Patrono

Eliézer Correa de Oliveira

1º ocupante da Cadeira 08

 

ELIÉZER CORREA DE OLIVEIRA, natural de Goiana, Pernambuco, 14.02.1907, escreveu, entre outros, LIÇÕES DE PORTUGUÊS, sem dados biográficos completos nos livros e sem qualquer outra informação ao alcance da pesquisa, via textos editados. Filho de pais não revelados em sua biografia. Após os estudos primários em sua terra natal, deslocou-se para outros centros, onde também estudou.
Bacharelou-se em Teologia e Direito. Casou-se com Edla Lins Rodrigues, com quem teve 8(oito) filhos. Professor de Português, Inglês e Matemática, com registro no Ministério da Educação e Cultura.
Durante muitos anos, foi Pastor de dezenas de Igrejas Batistas em Pernambuco. No Rio de Janeiro, foi Pastor de 17 igrejas batistas. Exerceu o Ministério Batista por mais de 30(trinta) anos. Advogou em Pernambuco e no Rio de Janeiro. Contador.
Foi professor do Colégio Americano Batista, no Recife, bem como na Escola Normal Pinto Junior. Lecionou também no Instituto de Educação de Pernambuco, na Escola Royal Oficial e no Instituto Carneiro Leão.
Mudou-se para o Rio de Janeiro, tendo sido Professor no Colégio Batista do Rio e no Colégio Souza Marques.
Na Academia Evangélica de Letras do Brasil é o 1º Ocupante da Cadeira 08 que tem como Patrono ele mesmo Eliézer Correa de Oliveira. Esta Cadeira 08 tem como 2º Ocupante Delcyr de Souza Lima.
Não é analisado na ENCICLOPÉDIA DE LITERATURA BRASILEIRA, de Afrânio Coutinho e J. Galante, edição do MEC, 1990, com revisão de Graça Coutinho e Rita Moutinho, em 2001.
Apesar de sua importância, não é estudado no DICIONÁRIO HISTÓRICO-BIOGRÁFICO BRASILEIRO(2001, 5 volumes, 6.211 páginas), da Fundação Getúlio Vargas e nem é convenientemente referido, em nenhuma das enciclopédias nacionais, Delta, Barsa, Larousse, Mirador, Abril, Koogan/Houaiss, Larousse Cultural, etc.
É verbete do DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, de Mário Ribeiro Martins, via INTERNET, dentro de ENSAIO, no site www.usinadeletras.com.br ou www.mariomartins.com.br

Newsletter

Assine a nossa newsletter:

Notícias da AELB

Publicada a "Carta de Notícias" do mês

05/04/2018 19:16
Clique aqui e se informe.

Edital de Convocação para dezembro 2017

17/11/2017 10:43

Itens: 1 - 2 de 37

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>