Ocupante atual

Rosanna C. Torres da Silva Ferreira

5º ocupante da Cadeira 12

 

*** Biografia pendente ***

 

4º ocupante da Cadeira 12

Ronald Rutter

 

RONALD RUTTER, natural de Ibirama, Santa Catarina, 21.08.1932, escreveu, entre outros, VENDO O INVISÍVEL(JUERP, 1973), O CRESCIMENTO DA IGREJA PRIMITIVA(tradução-JUERP, 1976), DOUTRINA BIBLICA DA ORAÇÃO, sem dados biográficos completos nos livros e sem qualquer outra informação ao alcance da pesquisa, via textos editados. Filho de pais não revelados em sua biografia. Após os estudos primários em sua terra natal, deslocou-se para outros centros, onde também estudou.
Ronald Rutter fez o primário e o secundário em Penápolis, interior de São Paulo. Bacharelou-se em Teologia em 1955, com 23 anos de idade. Formou-se em Pedagogia(Habilitação em Orientação Educacional) em 1972. Mestrado em Educação, em 1980. Doutoramento em Educação, na Universidade da África do Sul.
Casou-se em 29.12.1955, com Ana Augstroze Rutter(Presidente Prudente, 24.10.1931), com quem teve, Reinaldo Augstroze Rutter, Rosana Augstroze Rutter Drummond, Rosângela Ausgstroze Rutter Jorge. Reinaldo casou-se com Lorna Rutter, tendo Cristiana e Jenniffer e reside na Cidade do Cabo, África do Sul. Rosana casou-se com Judson Drummond, tendo Marcelo, Oliver e Stephan. Rosangela casou-se com Antonio Carlos da Cruz Jorge, tendo André Eduardo e Rebeckah Marina.
Sua esposa Ana Rutter fez o primário em Presidente Prudente, o secundário no Colégio Batista de São Paulo. Formada em Educação Religiosa, pelo IBER(Instituto Batista de Educação Religiosa), em 1951, com 20 anos de idade. Cursou o Normal na Escola Normal e Ginásio Estadual de Santa Bárbara d´Oeste, interior de São Paulo, em 1955. Cursou o Bacharel em Música Sacra formando-se em 1974.
Ronald Rutter foi consagrado Ministro Evangélico, como Pastor Batista, em 29.12.1954, na Igreja Batista de Sumaré, São Paulo, com 24 anos. Foi Pastor de Sumaré até 1956. Pastor de Tupã, entre 1957 e 1958. Pastor de Cambuí, em Campinas, entre 1958 e 1964. Pastor de Boas Novas, em Bauru, entre 1964 e 1966. Pastor de Cachambi, no Rio de Janeiro, entre 1966 e 1970. Pastor de Gamboa, no Rio de Janeiro, entre 1971 e 1980.
Foi Professor do Instituto Batista de Bauru. Professor do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, no Rio de Janeiro(Ronald em Teologia e Ana em Música Sacra). Professor da Faculdade de Nova Iguaçu. Professor da Faculdade de Caxias. Professor da Estácio de Sá no Rio de Janeiro.
Ex-missionário Batista na África. Missionário da Junta de Missões Mundiais, 1980 a 2000. Pioneiro na África do Sul, no Zimbabwe e abertura do Campo da Botswana. Pastor da 1ª Igreja Batista Portuguesa de Germiston, entre 1980 e 1986.
Fundador e Pastor da Igreja Batista Portuguesa de Rosettenville. Professor do Departamento Português do Seminário Teológico Batista do Zimbabwe. Professor de inglês do mesmo Seminário. Ministério com os moçambicanos nas minas de ouro de Welkom. Tradução do Curso Teológico do Instituto de Treinamento Monte Sião, do Inglês para o Português. Ministério de ensino teológico aos moçambicanos nas minas. Ministério de Pregação e Ensino nas igrejas inglesas, africanas, zulu, xhosa, sotho, tswana, shangaan e swazi. Criação e Desenvolvimento das Campanhas de Mordomia para o Zimbabwe e África do Sul.
Já aposentado, voltou ao Brasil, tornando-se docente do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil. Professor no Curso de Teologia. Coordenador (Diretor) do Curso de Teologia. Coordenador (Diretor) da Faculdade de Ciências da Educação – Curso de Pedagogia do Seminário.
Na Igreja Batista Itacuruçá, no Rio de Janeiro, exerceu o Ministério da Terceira Idade, Ministério de Missões, Ministério em Língua Inglesa(professor em inglês da classe da Escola Bíblica), Promoção de Missões.
Na Academia Evangélica é o 4º Ocupante da Cadeira 12 que tem como Patrono e 1º Ocupante Mario Barreto França. O 2º Ocupante da Cadeira 12 é Tácito da Gama Leite Filho. O 3º Ocupante é Jefferson Magno da Costa.
Apesar de sua importância, não é estudado na ENCICLOPÉDIA DE LITERATURA BRASILEIRA, de Afrânio Coutinho e J. Galante, edição do MEC, 1990, com revisão de Graça Coutinho e Rita Moutinho, em 2001 e não é citado no DICIONÁRIO HISTÓRICO-BIOGRÁFICO BRASILEIRO(2001, 5 volumes, 6.211 páginas), da Fundação Getúlio Vargas e nem é convenientemente referido, em nenhuma das enciclopédias nacionais, Delta, Barsa, Larousse, Mirador, Abril, Koogan/Houaiss, Larousse Cultural, etc.
É verbete do DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, de Mário Ribeiro Martins, via INTERNET, dentro de ENSAIO, no site www.usinadeletras.com.br ou www.mariomartins.com.br
 

3º ocupante da Cadeira 11

Jefferson Magno da Costa

 

JEFFERSON MAGNO COSTA, natural de Natal, Rio Grande do Norte, 26.12.1957, escreveu, entre outros, DICIONARIO DA SABEDORIA BIBLICA, POPULAR E UNIVERSAL, GRANDES DEFESAS DO CRISTIANISMO, POR QUE DEUS CONDENA O ESPIRITISMO? ELES ANDARAM COM DEUS, O PEQUENO GIGANTE DA CANÇÃO(Vida de Nelson Ned-1996), A MENSAGEM OCULTA DO ROCK, AS GRANDES DEFESAS DO CRISTIANISMO, sem dados biográficos completos nos livros e sem qualquer outra informação ao alcance da pesquisa, via textos editados. Filho de pais não revelados em sua biografia. Após os estudos primários em sua terra natal, deslocou-se para outros centros, onde também estudou. Diretor da Editora Vida.
Na Academia Evangélica de Letras do Brasil é o 3º Ocupante da Cadeira 12 que tem como Patrono e 1º Ocupante Mário Barreto França. Esta Cadeira 12 tem como 2º Ocupante Tácito da Gama Leite Filho, como 3º Ocupante o próprio Jefferson e como 4º Ocupante Ronald Rutter.
Apesar de sua importância, não é estudado na ENCICLOPÉDIA DE LITERATURA BRASILEIRA, de Afrânio Coutinho e J. Galante, edição do MEC, 1990, com revisão de Graça Coutinho e Rita Moutinho, em 2001 e não é citado no DICIONÁRIO HISTÓRICO-BIOGRÁFICO BRASILEIRO(2001, 5 volumes, 6.211 páginas), da Fundação Getúlio Vargas e nem é convenientemente referido, em nenhuma das enciclopédias nacionais, Delta, Barsa, Larousse, Mirador, Abril, Koogan/Houaiss, Larousse Cultural, etc.
É verbete do DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, de Mário Ribeiro Martins, via INTERNET, dentro de ENSAIO, no site www.usinadeletras.com.br ou www.mariomartins.com.br
 

2º ocupante da Cadeira 11

Tácito da Gama Leite

 

TACITO DA GAMA LEITE FILHO, natural do Rio de Janeiro, 1954, escreveu, entre outros, "A MULHER CRISTÃ E SEU MINISTÉRIO", “CIÊNCIA, MAGIA OU SUPERSTIÇÃO?” (UMA AVALIAÇÃO HISTÓRICA E BÍBLICA DA ASTROLOGIA), sem dados biográficos completos nos livros e sem qualquer outra informação ao alcance da pesquisa, via textos editados. Filho de pais não revelados em sua biografia. Após os estudos primários em sua terra natal, deslocou-se para outros centros, onde também estudou.
Viveu em Goiânia, Goiás, por volta de 1977, com 23 anos de idade, onde foi colaborador e articulista do jornal O POPULAR, além de Gerente da extinta Casa Publicadora Batista, na Rua Três.
Nos anos seguintes, formou-se Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, no Recife. Foi consagrado Ministro Evangélico Batista.
Escritor, Ensaísta, Pesquisador. Professor, Educador, Doutrinador. Pensador, Ativista, Produtor Cultural. Literato, Cronista, Contista. Administrador, Educador, Ficcionista. Conferencista, Orador, Intelectual. Membro de diferentes agramiações sociais, culturais e de classe, entre as quais, Academia Anapolina de Filosofia, Ciências e Letras, da Academia Evangélica de Letras do Brasil, Ordem dos Ministros Batistas do Brasil.
Na Academia Evangélica é o 2º Ocupante da Cadeira 12 que tem como Patrono e 1º Ocupante Mario Barreto França. O 3º Ocupante da Cadeira 12 é Jefferson Magno da Costa. O 4º Ocupante da Cadeira 12 é Ronald Rutter. Citado nos livros ESTUDOS LITERÁRIOS DE AUTORES GOIANOS e ESCRITORES DE GOIÁS, de Mário Ribeiro Martins. Presente na ESTANTE DO ESCRITOR GOIANO, do Serviço Social do Comércio e na ENCICLOPÉDIA BATISTA BRASILEIRA, de Sóstenes Borges de Souza. Biografado no DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE GOIÁS, de Mário Ribeiro Martins, MASTER, Rio de Janeiro, 1999.
Apesar de sua importância, não é estudado na ENCICLOPÉDIA DE LITERATURA BRASILEIRA, de Afrânio Coutinho e J. Galante, edição do MEC, 1990, com revisão de Graça Coutinho e Rita Moutinho, em 2001 ou DICIONÁRIO HISTÓRICO-BIOGRÁFICO BRASILEIRO(2001, 5 volumes, 6.211 páginas), da Fundação Getúlio Vargas e nem é convenientemente referido, em nenhuma das enciclopédias nacionais, Delta, Barsa, Larousse, Mirador, Abril, Koogan/Houaiss, Larousse Cultural, etc.
É verbete do DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, de Mário Ribeiro Martins, via INTERNET, dentro de ENSAIO, no site www.usinadeletras.com.br ou www.mariomartins.com.br
 

Patrono

Mário Barreto França

1º ocupante da Cadeira 12

 

MARIO BARRETO FRANÇA, natural de Recife, Pernambuco, 14.02.1909, escreveu, entre outros, DE JOELHOS(Poemas), ULTIMO COMBATE, NO JARDIM DO SENHOR(Poemas), SOB OS CEUS DA PALESTINA(Poesias), E OUVIU-SE UMA VOZ DO CÉU, UM CAMINHO NO DESERTO, O LOUVOR DOS HUMILDES, VEJO A GLÓRIA DE DEUS, LIÇÕES QUE A VIDA ME DEU, PELAS QUADRAS DA VIDA(1969), SOU PEREGRINO NA TERRA(1972), UM SONHO MODIFICOU MEU DESTINO, COMO AS ONDAS DO MAR, sem dados biográficos completos nos livros e sem qualquer outra informação ao alcance da pesquisa, via textos publicados.
Filho de pais não revelados em sua biografia. Neto do grande Jurisconsulto, Filósofo, Professor e Poeta sergipano Tobias Barreto de Menezes. Após os estudos primários em sua terra natal, deslocou-se para outros centros, onde também estudou.
Depois de ter estudado no Recife, Santos e Niterói, fazendo cursos militares, terminou sendo General do Exército Brasileiro, onde se aposentou. Mas iniciou a carreira como Sargento até alcançar o posto de General de Brigada. Participou de várias revoluções e também da Segunda Guerra Mundial. Casou-se com Ligia Mesquita e Souza, com quem teve 7(sete) filhos. Bacharelou-se em Direito. Professor Publico Estadual. Pertencente à comunidade batista, seus versos ainda são declamados em incontáveis Igrejas Evangélicas espalhadas pelo Brasil, sendo, portanto, um dos mais conhecidos e amados poetas brasileiros.
Poeta, Trovador, Cronista. Contista, Memorialista, Professor de português, matemática, ciências e educação física. Foi Regente do Ensino Industrial do Estado do Rio. Jornalista, filiado à Associação Fluminense de Jornalistas. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Faculdade de Direito, da Universidade do Estado do Rio.
Membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil e do Cenáculo Fluminense de História e Letras, além de Academia Pedralva de Letras e Artes. Foi membro do Conselho Estadual de Educação, da Academia Niteroiense, da Associação Fluminense de Jornalistas, da União Brasileira de Escritores. Membro da Primeira Igreja Batista de Niterói.
Diferentes distinções, entre as quais, MEDALHA DO PACIFICADOR, MARIA QUITÉRIA e Medalha MARECHAL CAETANO DE FARIAS.
Participou da Coleção "Nossas Trovas"(1973), "Nossas Poesias"(1974) e "Anuário de Poetas do Brasil,"(1975), de Aparício Fernandes.
Sobre ele, escreveu excelente matéria o escritor Filemon Francisco Martins, no site: www.usinadeletras.com.br
Na Academia Evangélica de Letras do Brasil é o 1º Ocupante da Cadeira 12 que tem como Patrono ele mesmo Mário Barreto França. Esta Cadeira 12 tem como 2º Ocupante Tácito da Gama Leite Filho, como 3º Ocupante Jefferson Magno da Costa e como 4º Ocupante Ronald Rutter.
Apesar de sua importância, e de ter sido GENERAL DO EXÉRCITO BRASILEIRO, não é devidamente estudado na ENCICLOPÉDIA DE LITERATURA BRASILEIRA, de Afrânio Coutinho e J. Galante, edição do MEC, 1990, com revisão de Graça Coutinho e Rita Moutinho, em 2001 ou DICIONÁRIO HISTÓRICO-BIOGRÁFICO BRASILEIRO(2001, 5 volumes, 6.211 páginas), da Fundação Getúlio Vargas e nem é suficientemente referido, em nenhuma das enciclopédias nacionais, Delta, Barsa, Larousse, Mirador, Abril, Koogan/Houaiss, Larousse Cultural, etc.
É verbete do DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, de Mário Ribeiro Martins, via INTERNET, dentro de ENSAIO, no site www.usinadeletras.com.br ou www.mariomartins.com.br
 

Newsletter

Assine a nossa newsletter:

Notícias da AELB

Publicada a "Carta de Notícias" do mês

05/04/2018 19:16
Clique aqui e se informe.

Edital de Convocação para dezembro 2017

17/11/2017 10:43

Itens: 1 - 2 de 37

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>