Ocupante atual

Ruben de Azevedo Quaresma

4º ocupante da Cadeira 14

 

*** Biografia pendente ***

 

3º ocupante da Cadeira 14

Fausto Rocha

 

FAUSTO ROCHA (Fausto Auromir Lopes Rocha), natural de São Paulo, Capital, 04.11.1938, escreveu, entre outros, ASSOCIAÇÃO EVANGELICA BENEFICENTE, sem dados biográficos completos e sem qualquer outra informação ao alcance da pesquisa. Filho de Fausto Martins Rocha e Odete Lopes dos Santos Rocha. Após os estudos primários em sua terra natal, deslocou-se para outros centros, onde também estudou.
Em 1965, com 27 anos de idade, formou-se em Direito, na Universidade de São Paulo(USP). Foi locutor oficial do Palácio dos Bandeirantes, no governo Paulo Egídio, em 1975.
Em 1978, foi o Deputado Estadual da ARENA de São Paulo mais votado. Em 1979, foi Secretario da Desburocratização no Governo Paulo Maluf. Em 1982, reelegeu-se Deputado Estadual.
Em 1986, elegeu-se Deputado Federal pelo Partido da Frente Liberal(PFL), com a maior votação. Integrou o grupo de 33(trinta e três) parlamentares evangélicos na Constituinte.
Em 1990, reelegeu-se Deputado Federal pelo Partido da Reconstrução Nacional(PRN), tendo sido o Deputado Federal Evangelico mais votado do Brasil. Tornou-se Presidente do Grupo Parlamentar Cristão do Congresso Nacional.
Em 1994, com 56 anos de idade, não se candidatou à reeleição e deixou a Câmara Federal em janeiro de 1995.
Radialista, jornalista, apresentador de programas populares e noticiários do Sistema Brasileiro de Televisão(SBT). Líder evangélico na Igreja Batista. Proprietário de uma agencia de publicidade e de uma Emissora de Televisão, a TV RF, no interior de São Paulo, retransmissora da TV Record. Professor Universitário. Casou-se com Juliana Teles Rocha, com quem tem três filhos. Na Academia Evangélica de Letras do Brasil é o 3º Ocupante da Cadeira 14 que tem como Patrono e 1º Ocupante Tancredo Millevoye Costa. Esta Cadeira 14 tem como 2º Ocupante David Gomes.
Apesar de sua importância, não é estudado na ENCICLOPÉDIA DE LITERATURA BRASILEIRA, de Afrânio Coutinho e J. Galante, edição do MEC, 1990, com revisão de Graça Coutinho e Rita Moutinho, em 2001.
É citado no DICIONÁRIO HISTÓRICO-BIOGRÁFICO BRASILEIRO(2001, 5 volumes, 6.211 páginas), da Fundação Getúlio Vargas e é convenientemente referido, em todas as enciclopédias nacionais, Delta, Barsa, Larousse, Mirador, Abril, Koogan/Houaiss, Larousse Cultural, etc.
É verbete do DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, de Mário Ribeiro Martins, via INTERNET, dentro de ENSAIO, no site www.usinadeletras.com.br ou www.mariomartins.com.br

2º ocupante da Cadeira 14

David Gomes

 

DAVID GOMES, natural de Itaúna, Minas Gerais, 23.12.1919, escreveu, entre outros, ESCOLA BÍBLICA DO AR. Após os estudos primários em sua terra natal, deslocou-se para outros centros, onde também estudou. Com 12 anos de idade, converteu-se ao Evangelho, através da instrumentalidade do Pastor Lewis Malen Bratcher (L. M. Bratcher), missionário norte-americano, tornando-se pré-seminarista com 16 anos.
Terminado o curso de Bacharel em Teologia, foi consagrado Pastor Batista. Fundou a Escola Bíblica do Ar, em 1949, no dia 05 de maio, quando tinha 30 anos de idade. Mestre em Divindade e Doutor pela Universidade Garden Web, na Carolina do Norte, Estados Unidos.
Foi pastor titular das Igrejas Batistas da Tijuca (atual IB do Andaraí) e da Esperança (de 1966 a 1991) - igreja que fundou e da qual era pastor emérito. Foi idealizador dos edifícios da Fé e do Amor.
Na Academia Evangélica de Letras do Brasil é o 2º Ocupante da Cadeira 14 que tem como Patrono e 1º Ocupante Tancredo Millevoye Costa. Esta Cadeira 14 tem como 3º Ocupante Fausto Rocha.
Autor de 22 livros, David Gomes ocupava a cadeira de número 14 na Academia Evangélica de Letras do Brasil (AELB), da qual foi presidente por dois mandatos.
Presidente emérito da Sociedade Bíblica do Brasil e da Convenção Batista Brasileira(CBB), o pastor David também foi considerado cidadão honorário de cidades em quase todo o Brasil.
No período de 1954 a 1968, atuou como secretário-geral da Junta de Missões Nacionais (JMN) da CBB. Casado com Haydée Suman Gomes por 58 anos, deixou cinco filhas, todas envolvidas na obra do Senhor, entre as quais, Esther Ruth Gomes Silva e um filho, Marcos David, que está à frente da Ebar, além de sete netos.
Faleceu no dia 06.08.2002, com 83 anos de idade, no Hospital Adventista Silvestre, Rio de Janeiro, tendo sido velado na Primeira Igreja Batista do Rio.
Apesar de sua importância, não é estudado na ENCICLOPÉDIA DE LITERATURA BRASILEIRA, de Afrânio Coutinho e J. Galante, edição do MEC, 1990, com revisão de Graça Coutinho e Rita Moutinho, em 2001 ou DICIONÁRIO HISTÓRICO-BIOGRÁFICO BRASILEIRO(2001, 5 volumes, 6.211 páginas), da Fundação Getúlio Vargas e nem é convenientemente referido, em nenhuma das enciclopédias nacionais, Delta, Barsa, Larousse, Mirador, Abril, Koogan/Houaiss, Larousse Cultural, etc.
É verbete do DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, de Mário Ribeiro Martins, via INTERNET, dentro de ENSAIO, no site www.usinadeletras.com.br ou www.mariomartins.com.br

Patrono

Tancredo Willeyvoye Costa

1º ocupante da Cadeira 14

 

TANCREDO WILLEVOYE COSTA-1º OCUPANTE-, de Conservatória, Rio de Janeiro, 30.03.1891, escreveu, entre outros, AGUA DE OUTRA FONTE, A FALÁCIA DA REENCARNAÇÃO, OS ERROS NA BIBLIA, OS MORTOS ONDE ESTÃO? ORIGENS E PRINCIPIO DO PROTESTANTISMO, DANOS DOS FALSOS CONCEITOS, REVELAÇÕES DA BIBLIA, O DESCANSO DOMINICAL, O DIA DE FINADOS, O SEGREDO DA CRUZ, sem dados biográficos completos nos livros e sem qualquer outra informação ao alcance da pesquisa, via textos editados. Filho de pais não revelados em sua biografia. Após os estudos primários em sua terra natal, deslocou-se para outros centros, onde também estudou.
Casou-se com Luiza de Morais Costa. Formou-se em Teologia. Diplomado pela “The Presbyterian Board of Publication and Sabbath School Work”, “The Westminster Normal Department”, “The Sabbath School of the Brasilianse Presbyterian Church”.
Foi Pastor de muitas Igrejas Presbiterianas. Membro do Presbitério do Sul e Oeste, de São Paulo. Fundou e dirigiu o Instituto Jahuense, em Jaú, São Paulo. Fundou a Escola de Comercio Berluick. Foi Professor no Colégio Batista do Rio de Janeiro. Professor do Seminário Teológico Betel, Rio. Professor do Seminário Evangélico Congregacional, no Rio de Janeiro.
Na Academia Evangélica de Letras do Brasil é o 1º Ocupante da Cadeira 14 que tem como Patrono ele mesmo Tancredo Millevoye Costa. Esta Cadeira 14 tem como 2º Ocupante David Gomes e como 3º Ocupante Fausto Rocha.
Não é analisado na ENCICLOPÉDIA DE LITERATURA BRASILEIRA, de Afrânio Coutinho e J. Galante, edição do MEC, 1990, com revisão de Graça Coutinho e Rita Moutinho, em 2001.
Apesar de sua importância, não é estudado no DICIONÁRIO HISTÓRICO-BIOGRÁFICO BRASILEIRO(2001, 5 volumes, 6.211 páginas), da Fundação Getúlio Vargas e nem é convenientemente referido, em nenhuma das enciclopédias nacionais, Delta, Barsa, Larousse, Mirador, Abril, Koogan/Houaiss, Larousse Cultural, etc.
É verbete do DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, de Mário Ribeiro Martins, via INTERNET, dentro de ENSAIO, no site www.usinadeletras.com.br ou www.mariomartins.com.br

Newsletter

Assine a nossa newsletter:

Notícias da AELB

Publicada a "Carta de Notícias" do mês

08/11/2018 19:16
Clique aqui e se informe.

Recital de Música Sacra na Igreja da Candelária

14/09/2018 13:37
A Academia Evangélica de Letras do Brasil – AELB,   Vem convidar V.Exa. e sua digníssima...

Itens: 1 - 2 de 38

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>