Ocupante atual

Anderson Caleb Soares de Almeida

2º ocupante da Cadeira 15

 

*** Biografia pendente ***

 

Patrono

Gilberto Maia

1º ocupante da Cadeira 15

 

GILBERTO MAIA, natural de Campos, Estado do Rio de Janeiro, 05.09.1907, escreveu, entre outros, CIPRESTES E ROSAIS(Poesias), sem dados biográficos completos nos livros e sem qualquer informação ao alcance da pesquisa, via textos editados. Filho do Pastor Antonio Maia e mãe não referida em sua biografia. Após os estudos primários em sua terra natal, deslocou-se para outros centros, onde também estudou.
Bacharel em Letras Neolatinas. Diplomado em Ciências Jurídicas e Sociais(Direito). Casou-se com Maria Letícia Barcelos Maia. Professor no Colégio Batista do Rio de Janeiro. Professor do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil.
Por concurso público de provas e títulos, tornou-se Professor de Latim do Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro. Docente de muitos colégios particulares. Sob o patrocínio do Ministério da Educação e Cultura, lecionou para os Cursos da Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário, em diversas cidades brasileiras.
Viajou por 10 paises da Europa. Foi Professor da Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas e também da Faculdade de Humanidades Pedro II. Conferencista nacional e internacional sobre temas literários e jurídicos. Pregador Leigo. Membro da Igreja Batista.
Na Academia Evangélica de Letras do Brasil é o 1º Ocupante da Cadeira 15 que tem como Patrono ele mesmo Gilberto Maia. Esta Cadeira 15 tem como 2º Ocupante Zaqueu Moreira de Oliveira.
Referido no livro HISTORIA DOS BATISTAS FLUMINENSES(Juerp, 1992), de Ebenézer Soares Ferreira. Não é analisado na ENCICLOPÉDIA DE LITERATURA BRASILEIRA, de Afrânio Coutinho e J. Galante, edição do MEC, 1990, com revisão de Graça Coutinho e Rita Moutinho, em 2001.
Apesar de sua importância, não é estudado no DICIONÁRIO HISTÓRICO-BIOGRÁFICO BRASILEIRO(2001, 5 volumes, 6.211 páginas), da Fundação Getúlio Vargas e nem é convenientemente referido, em nenhuma das enciclopédias nacionais, Delta, Barsa, Larousse, Mirador, Abril, Koogan/Houaiss, Larousse Cultural, etc.
É verbete do DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, de Mário Ribeiro Martins, via INTERNET, dentro de ENSAIO, no site www.usinadeletras.com.br ou www.mariomartins.com.br

Newsletter

Assine a nossa newsletter:

Notícias da AELB

Recital de Música Sacra na Igreja da Candelária

14/09/2018 13:37
A Academia Evangélica de Letras do Brasil – AELB,   Vem convidar V.Exa. e sua digníssima...

Publicada a "Carta de Notícias" do mês

05/04/2018 19:16
Clique aqui e se informe.

Itens: 1 - 2 de 38

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>