Ocupante atual

José Barbosa de Sena Neto

5º ocupante da Cadeira 18

 

*** Biografia pendente ***

 

4º ocupante da Cadeira 18

Waldir José da Silva

 

WALDIR JOSÉ DA SILVA, de Itajaí, Santa Catarina, 17.07.1931, escreveu, entre outros, MANUAL DO VERDADEIRO CRISTÃO, DISCURSO DE POSSE NA CADEIRA 18, sem dados biográficos completos e sem qualquer outra informação ao alcance da pesquisa, via textos editados. Filho de pais não revelados em sua biografia. Após os estudos primários em sua terra natal, deslocou-se para outros centros, onde também estudou. Formado em Teologia. Pastor da Assembleia de Deus.
Na Academia Evangélica de Letras do Brasil é o 4º Ocupante da Cadeira 18 que tem como Patrono e 1º Ocupante Antonio Almeida. Esta Cadeira 18 tem como 2º Ocupante Luiz D’Aurea e como 3º Ocupante Nilson do Amaral Fanini.
Waldir tomou posse na Academia, no dia 12.03.2007, no auditório da Igreja Presbiteriana de Copacabana, no Rio de Janeiro junto com os novos acadêmicos Rev. Eurípedes da Conceição, pastor efetivo da Igreja Presbiteriana da Tijuca, Dr. Eduardo Mayr, presbítero da Igreja Presbiteriana de Copacabana, Pr. Ronald Rutter, pastor da Igreja Batista, e os pastores da Assembleia de Deus, José de Alencar Lopes e Waldir José da Silva, sob a Presidência do Jornalista Josué Sylvestre da Silva.
Não é analisado na ENCICLOPÉDIA DE LITERATURA BRASILEIRA, de Afrânio Coutinho e J. Galante, edição do MEC, 1990, com revisão de Graça Coutinho e Rita Moutinho, em 2001. Apesar de sua importância, não é estudado no DICIONÁRIO HISTÓRICO-BIOGRÁFICO BRASILEIRO(2001, 5 volumes, 6.211 páginas), da Fundação Getúlio Vargas e nem é convenientemente referido, em nenhuma das enciclopédias nacionais, Delta, Barsa, Larousse, Mirador, Abril, Koogan/Houaiss, Larousse Cultural, etc.
É verbete do DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, de Mário Ribeiro Martins, via INTERNET, dentro de ENSAIO, no site www.usinadeletras.com.br ou www.mariomartins.com.br

3º ocupante da Cadeira 18

Nilson do Amaral Fanini

 

NILSON DO AMARAL FANINI, natural de Curitiba, Paraná, 1932, escreveu, entre outros, AS ORAÇÕES MAIS EFICAZES DA BÍBLIA, É O PRINCIPIO DO FIM? DEZ PASSOS PARA UMA VIDA, sem dados biográficos completos nos livros e sem qualquer outra informação ao alcance da pesquisa, via textos editados. Filho de Olympio e Cecy do Amaral Fanini. Após os estudos primários em sua terra natal, deslocou-se para outros centros, onde também estudou.
Formou-se Bacharel em Teologia, pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, no Rio de Janeiro. Em 24.11.1955, com 21 anos de idade, foi consagrado Ministro Evangélico, na condição de Pastor Batista, na Igreja Batista da Tijuca, no Rio de Janeiro, então pastoreada pelo Pastor Oswaldo Ronis.
Casou-se no dia 19.05.1956, com Helga Kepler Fanini, tendo nascido desse matrimônio três filhos: Otto Nilson, Roberto e Margareth. Foi pastor itinerante no Norte do Estado do Paraná.
Em seguida foi para os Estados Unidos da América do Norte, a fim de aperfeiçoar seus conhecimentos teológicos, matriculando-se no Southwestern Baptist Theological Seminary, Fort Worth, Texas, onde concluiu, com brilhantismo, o curso de Mestre em Teologia, em 1958.
Pregou em várias Igrejas na América, como em Oklahoma, New México e Michigan. A sua Tese De Mestrado versou sobre Teoria Católica Romana da Inspiração da Bíblia Apresentada nos Últimos Documentos Papais.
De volta ao Brasil, aceitou o pastorado da Primeira Igreja Batista de Vitória, no Espírito Santo. Seu grande feito foi o de unificar as duas Convenções que existiam naquele campo.
Em 1964, com 32 anos de idade, tornou-se Pastor da Primeira Igreja Batista de Niterói, no Rio de Janeiro, onde ficou por 41 anos, até o dia 08.03.2005.
A Primeira Igreja Batista de Niterói foi fundada em 01.05.1892. Nos seus 41 anos de ministério, Fanini realizou 11 mil batismos, criou uma estrutura organizacional da igreja que congrega 13 ministérios auxiliares, entre eles a ONG Reencontro Obras Sociais e Educacionais, que no ano passado distribuiu cerca de 20 toneladas de alimentos.
Em 1981, concluiu o Curso da Escola Superior de Guerra, no Rio de Janeiro. Em 03.11.1981, recebeu da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, o titulo de CIDADÃO HONORÁRIO DO MUNICIPIO DO RIO DE JANEIRO. Em 27.09.1984, recebeu da Câmara Municipal de Curitiba, o titulo de VULTO EMÉRITO DE CURITIBA. Realizou Cruzadas Evangelísticas em 109 países.
Fundou o Seminário Teológico Batista de Niteroi, que já entregou às Igrejas mais de 600 pastores, ministros e educadores religiosos, atuantes em todo o Brasil. Ele integra o Conselho de ex-presidentes da Aliança Batista Mundial, organismo consultivo da organização internacional que congrega 100 milhões de batistas no mundo.
O Pastor Fanini empreendeu grandes gestões no Governo Federal, onde obteve a concessão de um canal de televisão. Em 1988, com 54 anos de idade, comprou a falida TV Rio, contratando o conhecido homem de TV Walter Clark para implementar a programação da nova emissora, sem grande sucesso. Logo o canal 13 carioca seria repassado a Edir Macedo e se tornaria a Rede Record Rio.
É um orador nato, em Congressos, Convenções, Associações e Retiros. Constantemente recebe convites para conferências no Brasil e pelo exterior. Um de seus maiores feitos foi lotar o Maracanã, no 8º aniversário do Reencontro, onde esteve presente o Presidente da República João Batista Figueiredo, Ministros de Estado e outras autoridades.
Ocupou o cargo de Presidente da Aliança Batista Mundial até o ano 2000, liderando cerca de 100 milhões de batistas em 214 países do mundo. Foi pastor-presidente da Primeira Igreja Batista de Niterói, desde 1964, onde liderou cerca de 7 mil batistas.
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, na unanimidade de seus deputados, concedeu MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES ao Pastor Nilson do Amaral Fanini.
Em 2005, com 73 anos, ao sair da Primeira Igreja Batista de Niterói, pediu transferência para a Igreja Batista na Ilha da Conceição, também no Rio de Janeiro, sendo acompanhado por 152 pessoas. É referido no livro HISTORIA DOS BATISTAS FLUMINENSES(1991), de Ebenézer Soares Ferreira.
Na Academia Evangélica de Letras do Brasil é o 3º Ocupante da Cadeira 18 que tem como Patrono e 1º Ocupante Antonio Almeida. O 2º Ocupante desta Cadeira é Luiz D`Áurea e o 4º Ocupante é Waldir José da Silva.
Apesar de sua importância, não é estudado na ENCICLOPÉDIA DE LITERATURA BRASILEIRA, de Afrânio Coutinho e J. Galante, edição do MEC, 1990, com revisão de Graça Coutinho e Rita Moutinho, em 2001 e não é citado no DICIONÁRIO HISTÓRICO-BIOGRÁFICO BRASILEIRO(2001, 5 volumes, 6.211 páginas), da Fundação Getúlio Vargas e nem é convenientemente referido, em nenhuma das enciclopédias nacionais, Delta, Barsa, Larousse, Mirador, Abril, Koogan/Houaiss, Larousse Cultural, etc.
É verbete do DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, de Mário Ribeiro Martins, via INTERNET, dentro de ENSAIO, no site www.usinadeletras.com.br ou www.mariomartins.com.br
 

2º ocupante da Cadeira 18

Luis D'Aurea

 

LUIZ D’ AUREA, de São Paulo, Capital, 23.06.1913, escreveu, entre outros, SERMÕES EM MATEUS, SERMÕES EM MARCOS, SERMÕES EM LUCAS, SERMÕES EM JOÃO, DISCURSO DE POSSE NA CADEIRA 18, sem dados biográficos completos e sem qualquer outra informação ao alcance da pesquisa, via textos editados. Filho de pais não revelados em sua biografia. Após os estudos primários em sua terra natal, deslocou-se para outros centros, onde também estudou.
Na Academia Evangélica de Letras do Brasil é o 2º Ocupante da Cadeira 18 que tem como Patrono e 1º Ocupante Antonio Almeida. Esta Cadeira 18 tem como 3º Ocupante Nilson do Amaral Fanini e como 4º Ocupante Waldir José da Silva.
Não é analisado na ENCICLOPÉDIA DE LITERATURA BRASILEIRA, de Afrânio Coutinho e J. Galante, edição do MEC, 1990, com revisão de Graça Coutinho e Rita Moutinho, em 2001. Apesar de sua importância, não é estudado no DICIONÁRIO HISTÓRICO-BIOGRÁFICO BRASILEIRO(2001, 5 volumes, 6.211 páginas), da Fundação Getúlio Vargas e nem é convenientemente referido, em nenhuma das enciclopédias nacionais, Delta, Barsa, Larousse, Mirador, Abril, Koogan/Houaiss, Larousse Cultural, etc.
É verbete do DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, de Mário Ribeiro Martins, via INTERNET, dentro de ENSAIO, no site www.usinadeletras.com.br ou www.mariomartins.com.br

Patrono

Antônio Almeida

1º ocupante da Cadeira 18

 

ANTONIO ALMEIDA, natural de Recife, Pernambuco, 11.07.1879, escreveu, entre outros, DOUTRINA BIBLICA DO ESPIRITO SANTO, ANOTAÇÕES DOS LIVROS DE GENESIS, LEVITICO E DANIEL, HERMENEUTICA SAGRADA, MANUAL DE DOUTRINA BIBLICA, sem dados biográficos completos nos livros e sem qualquer outra informação ao alcance da pesquisa, via textos editados. Filhos de pais não revelados em sua biografia. Após os estudos primários em sua terra natal, deslocou-se para outros centros, onde também estudou.
Formou-se em Teologia, no Seminário Presbiteriano do Norte do Brasil, na Rua Demócrito de Souza Filho. Fez Mestrado no Union Theological Seminary, em Richmond, nos Estados Unidos. Casou-se com Maria Oliveira Almeida, com quem teve 3(três) filhos. Ministro Evangélico jubilado pelo Presbitério Presbiteriano de Pernambuco.
Na Academia Evangélica de Letras do Brasil é o 1º Ocupante da Cadeira 18 que tem como Patrono ele mesmo Antonio Almeida. Esta Cadeira 18 tem como 2º Ocupante Luiz D’Aurea, como 3º Ocupante Nilson do Amaral Fanini e como 4º Ocupante Waldir José da Silva.
Não é analisado na ENCICLOPÉDIA DE LITERATURA BRASILEIRA, de Afrânio Coutinho e J. Galante, edição do MEC, 1990, com revisão de Graça Coutinho e Rita Moutinho, em 2001.
Apesar de sua importância, não é estudado no DICIONÁRIO HISTÓRICO-BIOGRÁFICO BRASILEIRO(2001, 5 volumes, 6.211 páginas), da Fundação Getúlio Vargas e nem é convenientemente referido, em nenhuma das enciclopédias nacionais, Delta, Barsa, Larousse, Mirador, Abril, Koogan/Houaiss, Larousse Cultural, etc.
É verbete do DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, de Mário Ribeiro Martins, via INTERNET, dentro de ENSAIO, no site www.usinadeletras.com.br ou www.mariomartins.com.br

Newsletter

Assine a nossa newsletter:

Notícias da AELB

Publicada a "Carta de Notícias" do mês

05/04/2018 19:16
Clique aqui e se informe.

Edital de Convocação para dezembro 2017

17/11/2017 10:43

Itens: 1 - 2 de 37

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>