Ocupante atual e Patrono

Ebenézer Soares Ferreira

1º ocupante da Cadeira 27

 

EBENÉZER SOARES FERREIRA, natural de São João da Barra, Estado do Rio de Janeiro, 19.09.1926, escreveu, entre outros, “A.B. CHRISTIE, SENDO POBRE, ENRIQUECEU A MUITOS” (2A EDIÇÃO), “BILLY GRAHAM, UM VASO ESCOLHIDO”, “CITAÇÕES DE POETAS GREGOS NA LITERATURA PAULINA”, “VADE-MECUM DO OBREIRO E DA IGREJA”, HOJE, “MANUAL DO OBREIRO E DA IGREJA”(11A EDIÇÃO), “ANGELOLOGIA”, “VIDAS DEVOTADAS À CAUSA”, “DIFICULDADES BÍBLICAS” – VOL. I (2A EDIÇÃO), “DIFICULDADES BÍBLICAS” – VOL. II, “HISTÓRIA DAS BATISTAS FLUMINENSES”, “HISTÓRIA DO SEMINÁRIO TEOLÓGICO BATISTA DO SUL DO BRASIL” (EM PARCERIA COM EDGAR HALLOCK), “HISTÓRIA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE INSTITUIÇÕES BATISTAS DE ENSINO TEOLÓGICO” (ABIBET), “HISTÓRIA DO SEMINÁRIO TEOLÓGICO BATISTA FLUMINENSE”, “EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA” (4A EDIÇÃO), “O APÓSTOLO DA BENEFICÊNCIA”, “O PERFIL DO PASTOR”,“EL PERFIL DEL PASTOR” – Publicado em Barcelona, Espanha, “REPENSANDO A DENOMINAÇÃO BATISTA BRASILEIRA” (ORG.), “O CLAMOR DA CRIANÇA DESAMPARADA E A CONSCIÊNCIA CRISTÔ, “DA VASSOURA A FUNDADOR DE UNIVERSIDADE”, “TEOLOGIA DA IGREJA”, “A DOUTRINA DOS DONS ESPIRITUAIS NA BÍBLIA” – (revista – JUERP).
Traduziu, entre outros, “GUIA DA BÍBLIA” (GUIDE TO THE BIBLE) DE BRUCE BICKEL E STAN JANTZ. Tem as seguintes obras a caminho do prelo: “ANTOLOGIA DE POETAS EVANGÉLICOS”, “A BÍBLIA NA HISTÓRIA, NAS LETRAS, NAS ARTES, NAS CIÊNCIAS E NA EXPERIÊNCIA HUMANA”, “O PASTOR E OS LIVROS”, “O APÓSTOLO PAULO E AS LEIS ROMANAS”.
Obras em preparo: “ENCICLOPÉDIA EVANGÉLICA BRASILEIRA”, “100 MICROBIOGRAFIAS”, “PROFECIAS MESSIÂNICAS”, “HISTÓRIA DAS PERSEGUIÇÕES AOS BATISTAS NO ESTADO DO RIO”, “HISTÓRIA DA CONVENÇÃO BATISTA BRASILEIRA”, “TEOLOGIA DA ORAÇÃO”, “TEOLOGIA DOS CARISMAS” (OU “DONS ESPIRITUAIS”), “ENCICLOPÉDIA DE DIFICULDADES BÍBLICAS EXPLICADAS”, sem dados biográficos completos nos livros e sem qualquer outra informação ao alcance da pesquisa, via textos publicados.
Filho de Antônio Soares Ferreira e Ana Pires Ferreira. Casou-se com Noemi Lucília Lopes Soares Ferreira. Após os estudos iniciais em sua terra natal, deslocou-se para outros centros, onde também estudou.
Primário: 1a à 4a série – “Grupo Escolar Newton Prado” – Portela, RJ – 1936 – 1939. Ginasial: “Colégio Batista Fluminense” – Campos, RJ – 1942 – 1945. Científico: “Colégio Batista Fluminense” – Campos, RJ – 1946 – 1948.
CURSOS SUPERIORES: Bacharel em Teologia-“Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil”, Rio de Janeiro, RJ – 1949 – 1952. Bacharel em Letras Neolatinas- “Faculdade de Filosofia Ciências e Letras do Instituto La-Fayette”, Rio de Janeiro, RJ – 1951 – 1953. Licenciado em Letras Neolatinas- “Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade do Rio de Janeiro”, Rio de Janeiro, RJ – 1961. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais “Faculdade de Direito da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro”, Niterói, RJ –1958 – 1962. Especialista em Educação “Universidad de La Habana”, em convênio com a “Universidade Estácio de Sá”, Rio de Janeiro, RJ – 1996.
CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO: Master of Theology “Southwestern Baptist Theological Seminary”, Fort Worth, Texas, USA, 1954 – 1955. Master of Education “Southwestern Baptist Theological Seminary”, Fort Worth, Texas, USA, 1956. Mestrado em Psicopedagogia “Universidad de La Habana”, em convênio com a “Universidade Estácio de Sá” – 1996. Doutorado em Educação American World University, Iowa, USA – 2003.
TÍTULO HONORIS CAUSA: Doutor em Divindade. Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil – 2001.
FUNÇÕES DIDÁTICAS EXERCIDAS: Professor do “Instituto Nacional do Povo”, Rio de Janeiro, RJ. 1950 – 1951. Disciplina lecionada: Francês. Professor do “Colégio Batista Fluminense”, Campos, RJ. 1952 – 1964. Disciplinas lecionadas: Latim, Espanhol, Filosofia, História. Professor do “Colégio Estadual Agrícola Professor Antônio Sarlo”, Campos, RJ. 1959 – 1984. Disciplinas lecionadas: Inglês, Português, Moral e Cívica. Professor do “Liceu de Humanidades de Campos”, Campos, RJ. 1960 – 1984. Disciplinas lecionadas: Francês e Português.
Professor da “Faculdade de Filosofia de Campos”, Campos, RJ. 1964 – 1970. Disciplina lecionada: Didática Geral. Professor do “Seminário Teológico Batista Fluminense”, Campos, RJ. 1963 – 1984. Disciplinas lecionadas: Velho Testamento, Apologética, Eclesiologia, Exegese. Professor do “Colégio João Alfredo”, Rio de Janeiro, RJ. 1985 – 1989. Disciplina lecionada: Português. Professor do “Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil”, Rio de Janeiro, RJ. Disciplinas lecionadas: a) Para o Curso de Bacharel em Teologia – Ciência e Fé e História dos Batistas. b) Para o Mestrado em Teologia – Protestantismo Brasileiro e História dos Batistas. 1994 – 1998.
CARGOS DE DIREÇÃO: Diretor do “Colégio Batista Fluminense”, Campos, RJ. 1964 – 1984. Diretor (Fundador) do “Seminário Teológico Batista Fluminense”, Campos, RJ. 1963 – 1984. Reitor do “Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil”, Rio de Janeiro, RJ. 12.12.1984 – 02.03.1999. Diretor Geral do Seminário Teológico Batista de Niterói, RJ. (2005- ).
MEMBRO DE CONSELHOS E OUTRAS ENTIDADES: Foi membro do primeiro “Conselho de Cultura” do antigo Estado do Rio de Janeiro. Foi membro do “Conselho Municipal de Cultura de Campos”, Campos, RJ. Foi membro do “Conselho Estadual de Educação”, RJ. Foi membro do “Definitório da Santa Casa de Campos”, Campos, RJ. Foi membro do “Sindicato dos Professores do Ensino Particular do Estado do Rio de Janeiro”, RJ. Foi membro da “Junta de Escolas Dominicais e Mocidade”, hoje, “Junta de Educação Religiosa e Publicações”, da Convenção Batista Brasileira, por duas vezes. Foi membro da “Junta Administrativa do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil”, por duas vezes. Foi membro da “Junta Executiva da Convenção Batista Brasileira”, por duas vezes. É membro do “Conselho de Planejamento e Coordenação” da Convenção Batista Brasileira. É membro do “Conselho do Hospital Evangélico do Rio de Janeiro”. É membro do “Conselho Editorial da Junta de Educação Religiosa e Publicações da Convenção Batista Brasileira”.
MEMBRO DE ASSOCIAÇÕES JORNALÍSTICAS: Membro da “Associação Fluminense de Jornalistas”. Membro da “Associação Evangélica de Imprensa”. Membro da “Associação de Imprensa Campista”.
MEMBRO DE ENTIDADES LITERÁRIAS: NO BRASIL- “Academia Pedralva de Letras e Artes”, Campos, RJ. “Academia Evangélica de Letras do Brasil”, Rio de Janeiro, RJ. É membro fundador (1962) e atual (2005) Diretor-Secretário. “Sociedade Brasileira de Romanistas”, Rio de Janeiro, RJ. “Associação Brasileira de Escritores”, Rio de Janeiro, RJ. “Academia de Letras Municipais do Brasil”, São Paulo, SP. “Academia Eldoradense de Letras”, Eldorado, SP. “Academia Anapolina de Letras”, Anápolis, GO. “União Brasileira de Escritores”.
NO EXTERIOR- Na Inglaterra: Membro da “The International Academy of Letters of England”. Membro da “Baptist Historical Society”. Nos Estados Unidos: Membro da “The American Schools of Oriental Research”.
PASTORADOS EXERCIDOS: Foi ordenado Ministro Evangélico, no dia 18 de dezembro de 1952, com 26 anos de idade. Foi pastor-auxiliar da Segunda Igreja Batista de Campos, RJ, de 21.12.1952 a 01.01.1957. Pastoreou a Primeira Igreja Batista de Guarus, Campos, RJ, de 02.01.1957 a 02.01.1986.
Exerceu ainda, concomitantemente com o pastorado da Primeira Igreja Batista de Guarus, Campos, RJ, pastorados interinos nas seguintes igrejas: Parque Guarus, Custodópolis, Usina Sapucaia, Morro do Coco, Baixa Grande, Baltazar, Jacarandá, Ponto de Cacimbas, São Francisco de Paula, Poço Gordo, Saturnino Braga, São João da Barra, Travessão de Barra do Itabapoana, todos no Estado do Rio de Janeiro. Pastoreou, de 1986 a 1997, a Igreja Batista de Jardim da Prata, em Nova Iguaçu, RJ. Pastoreia, interinamente, a Primeira Igreja Batista de Niterói, desde abril de 2005. Organizou 13 igrejas batistas.
LIDERANÇA: Foi fundador e presidente da “Associação Batista da Planície” – 1960 – 1963. Foi presidente da “Convenção Batista Fluminense” nos anos de 1963, 1964, 1965, 1967, 1968, 1969, 1972, 1973, 1974, 1975, 1979, 1984, 1985, 1987, 1991. Foi presidente da “Convenção Batista Brasileira” em 1969 e 1971. Foi presidente da “Associação Nacional de Educandários Batistas” – ANEB, de 1975 a 1982. Foi presidente da “Associação Brasileira de Instituições Batistas de Ensino Teológico” – ABIBET, nos anos de 1978 e 1979. Foi presidente da “Associação dos Estabelecimentos Particulares de Ensino” de Campos, RJ, de 1978 a 1980.
É Secretário-Executivo da “Associação Brasileira de Instituições Batistas de Ensino Teológico” – ABIBET, desde 1983. CONFERÊNCIAS PROFERIDAS: Para a “Ordem dos Ministros Batistas do Estado do Espírito Santo”. Tema: “Angelologia”. Para a “Ordem dos Ministros Batistas do Estado de São Paulo”. Tema: “O Pastor e os Livros”. Para a “Ordem dos Ministros Batistas do Estado de Minas Gerais”. Tema: “Demonologia”. Para a “Ordem dos Ministros Batistas Cariocas”. Tema: “Ordenação ao Ministério”. Para a “Ordem dos Ministros Batistas da Convenção Batista Fluminense”. Tema: “Profecias Messiânicas”. Para o “Congresso da Mocidade Batista Brasileira”. Tema: “A Bíblia e a Antropologia”.
Para a “Academia Evangélica de Letras do Brasil”. Tema: “A Contribuição dos Evangélicos para o Progresso do Brasil”. Para a “Imprensa Bíblica Brasileira”. Tema: A Bíblia nas Ciências, na Literatura, nas Artes e na Experiência Humana”. Para o “Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil”. Tema: “A Legislação Mosaica e a Civilização”. Para a “Academia Pedralva de Letras”. Tema: “Rui Barbosa e a Cultura Brasileira”. Para o “Conselho de Cultura de Campos”. Tema: “A Pátria”. Para o Conselho de Cultura de São João da Barra”, RJ. Tema: “O Autêntico Professor”. Para a “Ordem dos Pastores Batistas do Brasil”. Tema: “O Preparo Adequado para o Ministro de Hoje”. Para o “Seminário Teológico Batista Fluminense”, Campos, RJ. Tema: “Vocação”. Foi Orador Oficial da Assembleia Anual da Convenção Batista Fluminense, em 1971 e em 1991.
TÍTULOS DE CIDADANIA E OUTROS: Título de Cidadania Campista. Título de Cidadania Cardosense. Título de Cidadão da Cidade de Corpus Christi, Texas, USA. Título de “Cidadão Benemérito do Estado do Rio”, outorgado pela Assembleia Legislativa Estadual. Título de “Pastor Emérito da Primeira Igreja Batista de Guarus”, Campos, RJ. Título de “Pastor Emérito da Igreja Batista de Jardim da Prata”, Nova Iguaçu, RJ. Título de “Presidente Emérito da Convenção Batista Brasileira”. Patrono dos Homens Batistas da Convenção Batista Fluminense.
REDATOR DE PERIÓDICOS: Foi fundador e redator de “O Batista Fluminense”. Foi redator de “O Fluminense” (órgão estudantil). Foi redator de “Arauto Fluminense”. Foi redator de “Escudeiro Batista”. Foi fundador e redator da revista “Estudos Bíblicos e Históricos”. Foi fundador e redator de “O Batista da Planície”. Foi Diretor da “Revista Teológica”.
COLABORADOR COM ARTIGOS PARA: Revista “Unitas”. Revista “Diretriz Evangélica”. Revista “Abertura”. Revista “Manancial”.Revista “O Cooperador”. Revista “Visão Missionária”. Revista “Mocidade Batista”. Revista “União de Adultos”.“O Jornal Batista”. “O Jornal Jovem”. Jornal “Monitor Campista”. Jornal “A Cidade”. Jornal “Folha do Povo”. Jornal “O Lidador”.
VIAGENS: Em 1967, por ocasião do quadringentésimo qüinquagésimo aniversário da Reforma Protestante, esteve nas duas Alemanhas, visitando e participando de conferências em Leipzig, Erfurt, Eisernach, Eisleben e Waterburg, além de ter participado de conferências em Berlim Ocidental e Frankfurt.
Depois, visitou Londres, Paris, Zurich, Genebra, Roma, Madri, Lisboa, Amsterdã. Em 1969, esteve outra vez nos Estados Unidos (pois ali estudou de 1954 a 1956), agora, porém, na condição de Presidente da Convenção Batista Brasileira, ocasião em que pregou e fez conferências em vários Estados, pregando inclusive na Memorial Baptist Church, em Washington.
Em 1970, por ocasião do “XII Baptist World Congress of the Baptist World Alliance”, que se realizou em Tóquio, Japão, falou sobre o “Desenvolvimento do Trabalho Batista na América do Sul”. Ainda em 1970, antecedendo ao Congresso da Aliança Batista Mundial, passou um mês fazendo conferências evangelísticas na Ásia, participando da tradicional Asian Campaign, em Taipei, Chaung, Calcutá, Hong Kong. Visitou também Tailândia, Egito e Israel. Em 1972, esteve no Canadá e nos Estados Unidos. Em 1973, esteve na Jamaica.
Em 1975, esteve na Libéria, África do Sul, Suécia, Dinamarca, Bélgica. Ainda em 1975, esteve na Rússia, ocasião em que pôde pregar na Primeira Igreja Batista de Moscou. Em 1976, esteve nas Filipinas e Japão. Em 1976, esteve representando o Brasil, como membro do Executive-Comittee da Baptist World Alliance, nos seguintes países: Austrália, Indonésia e Nova Zelândia. Teve oportunidade de visitar ilhas da Melanésia, como Fiji, Samoa, Tahiti. Em 1978, esteve em Porto Rico.
Em 1979, esteve no Uruguai, Paraguai e Argentina, onde proferiu conferências. Em 1985, esteve no México, onde pregou, e nos Estados Unidos, assistindo ao Congresso da Aliança Batista Mundial, realizado em Los Angeles, Califórnia. Aí foi eleito Member of the Commission on Doutrine and Interchurch Cooperation.
Em 1994, esteve na África do Sul, onde proferiu conferências na Igreja Batista de Johanesburg. Em 1995, esteve em Buenos Aires, Argentina, participando do 16a Conference of Baptist World Alliance. Em 1996, esteve em Hong Kong, participando das reuniões do General Council of the Baptist World Alliance, onde falou para a Worship Comissionn, sobre “Enoch walked with God”. De lá, foi a Macau e China.
CONHECIMENTO DE LÍNGUAS: Além do Português, fala Inglês e Espanhol. Pode ler e traduzir Francês e Italiano. Tem certo conhecimento de Latim, Grego, Hebraico e Alemão. Intérprete de inglês e espanhol, em várias ocasiões.Tem trabalhado como tradutor de livros em inglês.
Em cerimônia no dia 06 de março de 2001, com Culto de Ação de Graças, no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (STBSB), no Rio de Janeiro, o Pastor Ebenézer Soares Ferreira recebeu o título Honoris Causa de "Doutor em Divindade". O título é um reconhecimento pela sua trajetória em 49 anos de pastorado e por sua dedicação ao Seminário, onde foi reitor por 15 anos, de 11 de dezembro de 1984 a 5 de março de 1999.
Na Academia Evangélica de Letras do Brasil é o 1º Ocupante da Cadeira 27 que tem como Patrono ele mesmo Ebenézer Soares Ferreira. Esta Cadeira 27 não tem 2º Ocupante, eis que o Pastor Ebenézer continua atuante.
Apesar de sua importância, não é estudado na ENCICLOPÉDIA DE LITERATURA BRASILEIRA, de Afrânio Coutinho e J. Galante, edição do MEC, 1990, com revisão de Graça Coutinho e Rita Moutinho, em 2001 ou DICIONÁRIO HISTÓRICO-BIOGRÁFICO BRASILEIRO(2001, 5 volumes, 6.211 páginas), da Fundação Getúlio Vargas e nem é convenientemente referido, em nenhuma das enciclopédias nacionais, Delta, Barsa, Larousse, Mirador, Abril, Koogan/Houaiss, Larousse Cultural, etc.
É verbete do DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, de Mário Ribeiro Martins, via INTERNET, dentro de ENSAIO, no site www.usinadeletras.com.br ou www.mariomartins.com.br
 

 

Newsletter

Assine a nossa newsletter:

Notícias da AELB

Publicada a "Carta de Notícias" do mês

05/04/2018 19:16
Clique aqui e se informe.

Edital de Convocação para dezembro 2017

17/11/2017 10:43

Itens: 1 - 2 de 37

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>