• instagram-logo
  • YouTube Social  Icon
  • Spotify ícone social
  • SoundCloud ícone social
  • Twitter Social Icon

© 2019 por Wittenberg

Buscar
  • AELB

Gaio, Diótrefes e Demétrio: Perfis e anti-perfis de liderança na literatura joanina



Acad. Anderson Caleb (Cad. 15).


As epístolas joaninas são extremamente ricas em doutrinas e ensinos. Mas 3 João nos traz algumas lições sobre perfis de liderança. Uma das menores cartas, 3 João é riquíssima. Pelo fato de nesta epístola João se identificar como “presbítero” alguns estudiosos imaginam se tratar de outro João mencionado na literatura patrística e não do Apóstolo. Mas como o estilo é o mesmo da primeira epístola conclui-se ser mesmo o apóstolo João seu autor. Ele se refere a três líderes distintos: Gaio, Diotrefes e Demétrio. Quero refletir sobre cada um com você.

GAIO

                 A carta é dirigida a este irmão Gaio. Não temos bases sólidas  para identificar este Gaio ao de Atos 19.29  ou Romanos 16.23. Gaio aqui é um obreiro que recebe elogios de João, vejamos alguns:

                 Gaio é um líder de quem a igreja, “os irmãos” dão testemunho. Versículo 3. ” T estificaram…como tu andas na verdade”. Sendo assim Gaio é o exemplo dos que “andam” na verdade e não somente pregam, crêem ou ensinam a verdade. Gaio é exemplo de coerência num mundo de incoerências. Porque falta tanta coerência entre líderes? Sejamos coerentes amados. Discurso, sermão e vida precisam ser coerentes. Essa era a alegria do apóstolo: ” Não tenho maior gozo do que este, o de ouvir que os meus filhos andam na verdade”. Nossa coerência alegra o coração dos nossos irmãos.

DIÓTREFES

               Diótrefes era o tipo despótico de líderanca. No versos 9 e 10 desta epístola, João se refere a ele. Diótrefes buscava a “primazia”, era obcecado pelo poder etc, vejamos suas características listadas por João: 1. Procurava a primazia,  2. Não recebia o apóstolo, 3.Falava mal do seu líder, do apóstolo João, 4. Não recebia os irmãos estrangeiros e impedia os que queriam hospeda-los, 5. Lançava os irmãos para fora da Igreja, sendo que devia acolhe-los.                                              

                  Ao olhar a minha volta fico perplexo ao perceber como o ambiente religioso e especialmente o evangélico é tão propício a produzir ” Diótrefes”, gente que ama a primazia e o  poder, Fico então a me vigiar, afinal qualquer de nós que lida com o poder é tentado por ele. O poder se não for bem administrado dentro de nós nos transformará em déspotas e nos afastará das pessoas, ou como alguém disse, apenas revelará quem nós somos. O poder seduz, vicia domina e isola. Mas quando sabemos depositar nossas coroas e títulos aos pés do Cordeiro, quando lembramos que não somos celebridades, mas servos, recebemos graça para lidar com isso.

DEMÉTRIO

              Mas nem tudo está perdido. Nesta carta encontramos tanto a. Gaio como a Demétrio como líderes piedosos e coerentes, o Diótrefes é minoria. Demétrio também tem um bom testemunho dos irmãos e como João afirma no verso 12,  ” até a mesma verdade” testifica a favor de Demétrio. Ou seja a Palavra, o evangelho testemunhava a favor desse líder. Mais um exemplo de coerência entre a vida e a verdade. Nossa verdade não é nosso discurso, é nossa vida.

GAIO e DEMÉTRIO são bons modelos de liderança coerente e serva, mas Diótrefes, que Deus nos livre dele

20 visualizações