top of page

AELB

Academia Evangélica de

Letras do Brasil

AELB - Logo 2016.png

Cadeira 02

Titular

Acad. Osmar Silva.jpg

Acad. Osmar José da Silva

Terceiro ocupante desta cadeira.

 

Biografia pendente.

2º ocupante

Acad. Izaias de Souza Maciel.jpg

Acad. Isaías de Souza Maciel

Segundo ocupante desta Cadeira.

 

        ISAIAS DE SOUZA MACIEL: Natural de Campos, Estado do Rio de Janeiro, 25.12.1924, escreveu, entre outros, DEUS, A FAMÍLIA E A IGREJA, “JESUS O BOM PASTOR”, “MARAVILHAS DO AMOR DE DEUS”, “NA TERRA DE DEUS” E “A RELIGIÃO PURA E VERDADEIRA”. 
        Em 1942, com 18 anos de idade, passou a integrar a Força Expedicionária Brasileira, indo para a Itália com a finalidade de combater as nações que faziam parte do Eixo formado pela Alemanha, Itália e Japão.
          Ao terminar a guerra, voltou para o Rio de Janeiro, passando a frequentar a Igreja Presbiteriana de Realengo. Abriu um pequeno ambulatório médico nas dependências da Igreja. Casou-se com Jacyra Gomes Maciel, em 18 de junho de 1948.
          Formado Bacharel em Teologia e Psicanálise Clínica. É Mestre em Teologia e Doutor em Divindade. Fundou, em 15.11.1955, o Serviço de Assistência Social Evangélico(SASE) que atende a população carente do Rio de Janeiro e de outras cidade.
          Tornou-se membro da CONBRASE: Confederação Brasileira de Serviços Sociais Evangélicos, que oferece às instituições filiadas apoio e orientação para planejamento e administração, por meio de cursos diversos. Participa do CREDEQ: Centro de Recuperação de Dependentes Químicos, localizado na Estrada do Campinho, 4.700, Campo Grande, RJ. Tem estrutura para manutenção de 60 pacientes em tratamento intensivo e interno.
          Pertence ao ABRIGO “AMAI-VOS UNS AOS OUTROS”: Para anciãos, na Av. Brasil, 30.000 – Realengo, RJ. Mantém cerca de 100 idosos em feliz comunhão com Deus e uns com os outros, e presta-lhes assistência social, médica, psicológica, terapia ocupacional e assistência espiritual.
          Está vinculado ao ABRIGO PARA ANCIÃOS CARENTES: Localizado na cidade fluminense de Paty do Alferes. Mantém cerca de 50 idosos, dando-lhes as mesmas assistências mencionadas no item anterior. Pertence ao PROJETO AMOR E VIDA: Para crianças e adolescentes desamparados, na Estrada de Sepetiba, 935 – Santa Cruz, RJ. Mantém cerca de 100 crianças e adolescentes acolhidos, dando-lhes lares, mães sociais, toda sorte de assistência, escola e ensino de profissões.
          Faz parte do LAR DA CRIANÇA EM BRASÍLIA E LAR DA CRIANÇA EM SOBRADINHO: São instituições destinadas ao acolhimento, assistência e educação de crianças abandonadas e carentes, no Distrito Federal. Está vinculado à RÁDIO BOAS NOVAS: Transmite a palavra de Deus para todo o Estado do Rio de Janeiro, algumas regiões de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo, ajudando efetivamente a edificar e unir o povo de Deus das várias denominações, evangelizando e ajudando as igrejas e seus lideres a promoverem seus programas de extensão do reino de Deus.
          Participa do SEMINÁRIO TEOLÓGICO UNIDO: Sem cor denominacional, situado em Mesquita, RJ, promove educação teológica, preparando candidatos ao ministério pastoral e formando evangelistas missionários e educadores cristãos de várias denominações.
          Vinculado à OMEB: Ordem dos Ministros Evangélicos do Brasil, trabalha na difusão do evangelho e na prestação de serviços de assistência social aos ministros e suas famílias.
           Exerceu o pastorado da Igreja Presbiteriana do Parque Santo Elias, Nova Iguaçu, RJ, por vinte e nove anos, onde ocupa o cargo de Pastor Emérito. Possui muitos títulos e condecorações, dentre eles: Medalha do Pacificador, Mérito de Duque de Caxias, Medalha Tiradentes.

Patrono

2-_ACAD._SEBASTIÃO_JOSÉ_RIBEIRO.jpg

Acad. Sebastião José Ribeiro

Primeiro ocupante desta Cadeira.

 

          SEBASTIÃO JOSÉ RIBEIRO, natural de Sapucaia, Estado do Rio, 30.10.1907, escreveu, entre outros, NINGUÉM FALOU COMO JESUS, “ARTIGOS DE JORNAIS”.
          Bacharel em Ciências e Letras. Licenciado em Filosofia Pura. Bacharel em Teologia. Licenciado em Geografia e História. Foi Professor de Português, Francês, Geografia e História.
          Funcionário Publico Federal, por determinação do Ministério da Educação e Cultura, no Rio de Janeiro, dirigiu cursos de especialização em Fortaleza, Ceará, em Manaus, Amazonas, em Florianópolis, Santa Catarina, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul e em Niterói, Rio de Janeiro.
          Em 1934, com 27 anos de idade, foi consagrado ao Ministério Evangélico, tornando-se Pastor Batista. Durante 29 anos, entre 1934 e 1963, foi Pastor de duas igrejas batistas no Rio de Janeiro.      

          Assumiu muitos cargos na Denominação Batista. Foi orador oficial de Convenções e Congressos.
          Lecionou no Seminário Teológico Batista Betel, no Rio de Janeiro, nas áreas de Grego, Introdução Bíblica, Geografia e Ciências Sociais. Foi redator de diversos jornais, entre os quais, O CRISOL, O BATISTA CARIOCA e REVISTAS DA MOCIDADE.

 

bottom of page