top of page

AELB

Academia Evangélica de

Letras do Brasil

AELB - Logo 2016.png

Cadeira 03

Titular

Bispo Manoel Ferreira.jpg

Acad. Manoel Ferreira

Terceiro ocupante desta cadeira.

 

        Nascido em Arapiraca (AL) no dia 30 de maio de 1932, filho de Pedro Ferreira da Silva e de Otília Francisca Ferreira.Realizou os estudos primários na cidade de Cafelância (SP) e cursou o ensino médio na cidade de Lins (SP), quando servia às forças armadas. Graduou-se em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e em teologia pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo. Radicado no Rio de Janeiro em 1960, tornou-se ministro da Assembleia de Deus e, posteriormente, presidente vitalício da Convenção Nacional das Assembléias de Deus no Brasil - Ministério de Madureira (Conamad).Em 2001 iniciou sua militância política. No pleito de outubro de 2002, candidatou-se ao Senado, mas não foi eleito. Dois anos mais tarde, nas eleições municipais de outubro de 2004, concorreu à prefeitura do Rio como candidato a vice. No pleito de outubro de 2006, elegeu-se deputado federal pelo Rio de Janeiro. Durante a legislatura foi membro titular da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (2007-2009) e da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (2008-2009). Em fevereiro de 2008 foi indicado pelo Itamaraty ao Prêmio Nobel da Paz daquele ano pelos trabalhos sociais que desenvolveu na Rússia por meio da Igreja Assembléia de Deus. Pela candidatura, recebeu em junho do mesmo ano o apoio dos 81 senadores da República.Casou-se com Irene da Silva Ferreira, com quem teve cinco filhos.Publicou três livros: Não apagueis o Espírito Santo, Reflexões e desafios para o novo milênio e Cidadania com os pés no chão.

2º ocupante

aa_rosto_anônimo_homem.jpg

Acad. José Carlos Ferreira Lobo

Segundo ocupante desta Cadeira.

 

         JOSÉ CARLOS FERREIRA LOBO, de Itatinga, Estado de São Paulo, 08.11.1935, escreveu, entre outros, NOÇÕES PRÁTICAS DE DIREITO CIVIL-PARTE GERAL E TEORIA DAS OBRIGAÇÕES, sem dados biográficos completos nos livros e sem qualquer outra informação ao alcance da pesquisa, via textos editados.

          Formou-se em Direito. Advogado. Professor de Direito Civil. Presbítero da Igreja Presbiteriana Unida da Praia de Botafogo, no Rio de Janeiro.
 

Patrono

3- ACAD. JAIRO MORAES.jpg

Acad. Jairo Moraes

Primeiro ocupante desta Cadeira.

 

          JAIRO MORAES, natural de Lavras, Minas Gerais, 19.10.1907, escreveu, entre outros, “LIÇÕES DE FÍSICA”.
          Diplomou-se em Medicina. Formou-se em Química. Licenciado em Filosofia. Formado em Orientação Educacional. Diplomou-se também em Segurança Nacional e Informação. Foi Médico em diversas entidades oficiais e particulares. Professor de Física, Química e Historia Natural. Lecionou para cursos de enfermagem e de preparação de professores.
         Foi professor de ginásio da rede Roquete Pinto e de muitos ginásios estaduais e particulares no Rio de Janeiro. Pertenceu à congregação da Faculdade de Medicina da Universidade Livre do antigo Distrito Federal e à Escola Nacional de Música. Diretor do Ginásio Estadual Clovis Monteiro. Foi Diretor da Rádio Roquete Pinto, Diretor do Diário Filatélico da Radio Clube do Brasil, bem como da Radio Cruzeiro do Sul, alem de outras entidades.

        Como Presbiteriano, cooperou nas Igrejas Presbiterianas e foi professor nos cursos de preparação de pregadores leigos, alem de ocupar cargos administrativos nas Igrejas Presbiterianas.
 

bottom of page