top of page

AELB

Academia Evangélica de

Letras do Brasil

AELB - Logo 2016.png

Cadeira 07

Titular

Acad._Eurípedes_2018.jpg

Acad. Eurípedes da Conceição

Terceiro ocupante desta cadeira.

         EURÍPEDES DA CONCEIÇÃO nasceu dia 08 de agosto 1962 em Ipiabas, Cachoeiras de Macacu, Rio de Janeiro. É autor das obras “Soteriologia: Uma Abordagem Teológica sobre a Obra da Salvação”, “Ensinando através do caráter”, “Escatologia: Uma Análise Introdutória” e “A Doutrina da Eleição no Quotidiano dos Crentes”.

          Eurípedes é o décimo terceiro filho do casal Izidora Maria da Conceição e Narciso da Costa Moreira (in memorian). É casado com Elenir Seixas Joaquim da Conceição e tem uma única filha, Jessica Seixas da Conceição. Iniciou seus estudos preliminares no Grupo Escolar Nova Miracema, em Patis, Cachoeiras de Macacu. Depois, mudou-se para o município de Duque de Caxias, passando a estudar no Grupo Escolar Padre Anchieta, em Parque Paulista.

          Mais tarde ingressou no Grupo Escolar Frei Henrique de Coimbra, na Figueira, onde concluiu a primeira fase do ensino fundamental. Reiniciou seus estudos no Externato Cruzeiro do Sul no bairro do Lote XV, onde concluiu a segunda fase do Ensino Fundamental e cursou todo o Ensino Médio no Colégio Werneck, em Jardim Primavera, Duque de Caxias, Rio de Janeiro.

        Converteu-se a Cristo em 1977 quando estava com 14 anos de idade, sendo recebido, no mesmo ano, por Profissão de Fé e Batismo, na Igreja Presbiteriana Monte Horebe da Figueira, em Duque de Caxias. Aos 17 anos, foi nomeado professor da Escola Bíblica Dominical.
        Ao completar 20 anos foi eleito presbítero daquela Igreja, sendo, à época, o presbítero mais jovem de todo o Presbitério de São João de Meriti.
        Sua formação teológica teve início no Seminário Presbiteriano do Sul, Extensão do Rio de Janeiro, onde, com 23 anos, em 1985, graduou-se Bacharel em Teologia.

        Na vida secular, graduou-se Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Grande Rio, em Duque de Caxias. Antes de exercer o ministério pastoral, trabalhou na VARIG, de l985 a l996, tendo realizado cursos de especialização no Brasil e no exterior.
        Em 1995, com 33 anos, foi ordenado ao Ministério e tornou-se Pastor Efetivo da Primeira Igreja Presbiteriana de São João de Meriti, RJ, onde permaneceu de 1995 a 2000.

        Em 09 de novembro de 1999, enquanto ainda pastoreava a 1ª Igreja Presbiteriana de São João de Meriti, foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro com a Moção de Congratulações e Louvor.

        Recebeu o grau de Mestre em Educação Cristã pelo Centro Presbiteriano de Pós-graduação Andrew Jumper/Mackenzie em 2000.
       Participou do Congresso Internacional de Evangelização Amsterdam 2000, na cidade de Amsterdã, na Holanda, em 2000, convidado pelo Dr. Billy Graham.

        Em 2001 participou do Seminário de Liderança Avançada do Instituto Haggai, em Maui, no Havaí, Estados Unidos. Foi eleito pastor efetivo da Igreja Presbiteriana da Tijuca em 2001, tendo sido sucessivamente reeleito para mais dois mandatos, permanecendo no pastorado daquela igreja até 2011.         Após um período sabático concedido pelo Presbitério do Rio de Janeiro em 2012, é designado pastor-evangelista na Igreja Presbiteriana da Muda Usina, na Tijuca, no período de janeiro de 2013 a fevereiro de 2015.

        Em março de 2015, o Presbitério o designou Pastor-Evangelista na Igreja Presbiteriana do Caju, no Rio de Janeiro.

        Foi professor do Seminário Teológico Presbiteriano Ashbel Green Simonton, no Rio de Janeiro, de 2000 a 2003, lecionando as disciplinas de Antropologia Teológica, Soteriologia, Eclesiologia e Escatologia, tendo sido coordenador do Departamento de Teologia Sistemática em 2002. Retornou ao Seminário Teológico Presbiteriano Ashbel Green Simonton em 2007, assumindo as disciplinas de Inglês Instrumental, Liderança e Teologia Bíblica de Missões, sendo sucessivamente eleito Representante dos Professores nos anos de 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015. É professor da Faculdade de Ciências, Tecnologia e Biotecnologia das Assembleias de Deus desde agosto de 2014 onde leciona as disciplinas de Ética, Hermenêutica, Homilética e Apologética.

        Eurípedes da Conceição foi empossado na AELB no auditório da Igreja Presbiteriana de Copacabana, no dia 27 de março de 2007.
 

2º ocupante

aa_rosto_anônimo_homem.jpg

Acad. Hermisten Maia da Costa

Segundo ocupante desta Cadeira.

 

         HERMISTEN MAIA PEREIRA DA COSTA, de João Pessoa, Paraíba, 05.03.1956, escreveu, entre outros, RAÍZES DA TEOLOGIA CONTEMPORÂNEA.

          Bacharel em Teologia, Licenciado em Filosofia Pura e em Educação. Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. É também pastor da Igreja Presbiteriana Ebenézer, em Osasco, São Paulo. Professor de Teologia Sistemática e de Teologia Contemporânea no Seminário Presbiteriano José Manoel da Conceição(JMC). Professor de Teologia no programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Introdução à Teologia no Centro Universitário de Maringá, Paraná, onde é Diretor Acadêmico.
          Professor de Teologia Sistemática e de Teologia Contemporânea da Escola Teológica Pensador Cristão. É também professor visitante de Teologia Sistemática e de Teologia Contemporânea no Seminário Reformado de Teologia e Missões, em Guarapuava, Paraná.

        Membro da Academia Evangélica de Letras de São Paulo. Professor do Instituto Presbiteriano Mackenzie.

        Como se transferiu para o Norte do Paraná, foi transformado em Membro Correspondente.

Patrono

7- ACAD. THIAGO RODRIGUES ROCHA.JPG

Acad. Thiago Rodrigues Rocha

Primeiro ocupante desta Cadeira.

 

          THIAGO RODRIGUES ROCHA, natural do Rio de Janeiro, Capital, 17.10.1926, escreveu, entre outros, SARÇA ARDENTE (Poemas), AGUAS DE DESCANSO (Poesias), HOJE (Poemas), ETERNA PRIMAVERA (Poesias).
          Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Presbiteriano de Campinas, São Paulo. Durante 25 anos, foi Pastor efetivo da Igreja Presbiteriana do Riachuelo, no Rio de Janeiro. Fundador da Igreja Presbiteriana do Grajaú, no Rio, foi seu Pastor durante 27 anos.
          Fundou o Centro de Educação Cristã Integral da Criança, bem como o Centro de Assistencia, Solidariedade e Apoio ao Lar. Foi Presidente e Secretario-Executivo do Presbitério da Guanabara.        

           Membro da Junta de Educação Religiosa Presbiteriana do Brasil. Fundou o Seminário Presbiteriano do Rio de Janeiro, de que foi Deão e Professor de Hebraico, Grego.

bottom of page