top of page

AELB

Academia Evangélica de

Letras do Brasil

AELB - Logo 2016.png

Cadeira 08

Titular

Acad. Nancy 2014.JPG

Acad. Nancy Gonçalves Dusilek

Terceira ocupante desta cadeira.

         Nancy Gonçalves Dusilek, titular da Cadeira 08 da AELB desde 02/10/2011, nasceu em Suzano, SP, em família evangélica batista, com mais 3 irmãos. Aos 21 anos foi para o Rio de Janeiro para fazer o Curso de Educação Religiosa no Instituto Batista de Educação Religiosa. Em 1969 casou-se com o pastor e professor Darci Dusilek, tendo dois filhos: Sergio Ricardo, pastor e professor, e Heloisa Helena, com pós graduação em Comércio Exterior. Fez o curso de Letras e Literatura na Universidade Veiga de Almeida. 

          Antes de ir para o Rio trabalhei por 3 anos no Banco Moreira Sales S/A. Depois, no início do casamento trabalhou na União Feminina Missionária Batista do Brasil, como auxiliar da Líder Nacional das Jovens e nos anos de 1998 a 2004 na Junta de Missões Mundiais como coordenadora dos missionários fora do país.

          Por dez anos foi redatora da revista Mulher Cristã Hoje com periodicidade trimestral para todo o Brasil batista através da UFMBB.

          Seus pais eram líderes leigos na igreja. Foi batizada aos 9 anos de idade com mais 10 da mesma idade. Aos 7 anos era presidente da Sociedade de Crianças e sua mãe a líder. Foi presidente dos adolescentes, dos jovens, de associação de jovens. Fez parte de várias diretorias da União Feminina Batista Carioca e da Convenção Batista Carioca. Também como vice-presidente da Convenção Batista Brasileira por várias vezes. Novamente eleita 2a. vice em Natal, no dia 27/04/2019.

          Dentre sua produção literária, destacam-se os livros:

  • Liderança Cristã: a Arte de Crescer com as Pessoas - UFMBB

  • Descobrindo e Capacitando Líderes - Convicção Editora - CBB

  • Mulher Sem Nome - Editora Vida - 2a. edição

  • O Grito das Incluídas - Ed. Vida

  • Liderança para adolescentes - Mensageiras do Rei - UFMBB

          Também escreveu mais de 100 artigos na área de liderança publicados em revistas da UFMBB e da CBB; na área de educação, de filhos; e para mulheres de modo geral. Muitos desses artigos publicados em revistas evangélicas além das batistas. Também produziu 13 estudos sobre o Sermão do Monte para EBD pela Convicção Editora.

 

2º ocupante

aa_rosto_anônimo_homem.jpg

Acad. Delcyr de Souza Lima

Segundo ocupante desta Cadeira.

 

         DELCYR DE SOUZA LIMA, natural de São Fidelis, Estado do Rio, 27.11.1927, escreveu, entre outros, GEOGRAFIA BÍBLICA(2002), INTRODUÇÃO À BIBLIA(2001), DOUTRINAS BIBLICAS(2003), ANTIGO TESTAMENTO(2004), NOVO TESTAMENTO(2004), O APOCALIPSE, A MISSÃO E A PRÁTICA DA EVANGELIZAÇÃO, MALDIÇÃO HEREDITÁRIA – VERDADE OU FALSIDADE(1997), REVELAÇÃO DE DEUS OU CRIAÇÃO DO HOMEM(2000), O PENTECOSTE E O DOM DE LINGUAS, OS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO RELIGIOSA(1995), ANALISANDO CRENÇAS ESPIRITAS E UMBANDISTAS(1992). Com a colaboração de sua filha Delcinalva, lançou uma melhor visão das obras de seu pai Delcyr: ANALISANDO DOUTRINAS CATÓLICAS (A primeira edição foi feita pela Casa Publicadora Batista, posteriormente JUERP, ANALISANDO CRENÇAS ESPÍRITAS E UMBANDISTAS(editado pela JUERP, sendo a 4ª. edição de 1992), DOUTRINA E PRÁTICA DA EVANGELIZAÇÃO(Foi editado pela JUERP, e a segunda edição feita pelo autor). A terceira edição recebeu o título de A MISSÃO E A PRÁTICA DA EVANGELIZAÇÃO, tendo sido editado pelo Projeto Amar, do SASE. O PENTECOSTE E OS DONS DO ESPÍRITO SANTO(sua primeira edição foi da Juerp e a segunda edição, em 2002, do Seminário Teológico Batista de Niterói (STBN). MODELO G-12: REVELAÇÃO DE DEUS OU CRIAÇÃO DE HOMEM?(Editado em 2000, pelo Teológico Batista de Niterói (STBN). SOCIOLOGIA: AJUDA PARA LÍDERES CRISTÃOS(Editado em 2001 pelo Teológico Batista de Niteróii (STBN). APOCALIPSE(editado pela Juerp). O ÊXODO(editado pela Juerp).

        Filho de Aníbal de Souza Lima e Merentina Azevedo Lima. A família mudou-se para o Rio de Janeiro quando ele era ainda criança e onde passou a infância e a juventude. Converteu-se aos 15 anos, na Primeira Igreja Batista de Bangu, então pastoreada pelo Dr. Reynaldo Purim, por quem foi batizado. No mesmo dia foram batizados seu pai, sua mãe e dois irmãos.
         Casou-se com Dinalva de Souza Lima com que teve 5 filhos: Delcinalva (educadora), Dinelcir (pastor), Dílson (engenheiro), Dalton (pastor) e Dênisson (servidor público federal).
          Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, no Rio de Janeiro. Bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro. Foi consagrado ao ministério pastoral em 4 de maio de 1952, com 25 anos de idade.
          Pastorados: Primeira Igreja Batista de Realengo, Rio de Janeiro, de 1952 a 1970. Primeira Igreja Batista da Ilha do Governador, Rio de Janeiro de 1970 a 1986. Igreja Batista em Icaraí, Niterói, RJ, de 1986 a 2000. Por um período curto foi pastor também da Igreja Batista em Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro.
         Outras atividades: Foi por muitos anos redator-chefe da Casa Publicadora Batista, posteriormente Juerp. Tendo nesse período atuado interinamente como diretor de O Jornal Batista. Foi por 25 anos professor do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, lecionando Evangelismo e Teologia do Novo Testamento.
         Em 1970, com 43 anos de idade, criou e dirigiu Edições Brasil Batista, que editava revistas para as Escolas Dominicais.
         De 1984 a 2005 foi Diretor Executivo do Seminário Teológico Batista de Niterói do qual foi fundador juntamente com o Pastor Nilson do Amaral Fanini e a Profa. Delcinalva de Souza Lima. Neste Seminário também lecionou várias disciplinas dentre elas: Sociologia, Novo Testamento, Teologia do Novo Testamento e Ética.
         Foi Diretor do Seminário Teológico Batista Brasileiro, sendo também redator de uma das revistas da Juerp.
          Foi Pastor da Igreja Batista de Osvaldo Cruz, em 1979. É referido no livro HISTORIA DOS BATISTAS FLUMINENSES (1991), de Ebenézer Soares Ferreira.

Patrono

ELIÉZER_CORRÊA_OLIVEIRA.jpg

Acad. Eliézer Correa de Oliveira

Primeiro ocupante desta Cadeira.

 

          ELIÉZER CORREA DE OLIVEIRA, natural de Goiana, Pernambuco, 14.02.1907, escreveu, entre outros, LIÇÕES DE PORTUGUÊS.
        Bacharelou-se em Teologia e Direito. Casou-se com Edla Lins Rodrigues, com quem teve 8(oito) filhos. Professor de Português, Inglês e Matemática, com registro no Ministério da Educação e Cultura.
Durante muitos anos, foi Pastor de dezenas de Igrejas Batistas em Pernambuco. No Rio de Janeiro, foi Pastor de 17 igrejas batistas. Exerceu o Ministério Batista por mais de 30(trinta) anos. Advogou em Pernambuco e no Rio de Janeiro. Contador.
          Foi professor do Colégio Americano Batista, no Recife, bem como na Escola Normal Pinto Junior. Lecionou também no Instituto de Educação de Pernambuco, na Escola Royal Oficial e no Instituto Carneiro Leão.
          Mudou-se para o Rio de Janeiro, tendo sido Professor no Colégio Batista do Rio e no Colégio Souza Marques.

 

bottom of page