top of page

AELB

Academia Evangélica de

Letras do Brasil

AELB - Logo 2016.png

Cadeira 09

Titular

antonio-jose-do-nascimento-filho.jpg

Acad. Antônio José do Nascimento Filho

Quatro ocupante desta cadeira.

Graduado em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte (SPN) em Recife-PE (1980). Possui Mestrado em História da Educação, História da Arte e História da Cultura, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo-SP (2004). Possui Mestrado em Teologia (Th.M) pelo Reformed Theological Seminary (RTS) em Jackson, Mississippi, USA (1991). Possui Doutorado em Missiologia (D. Miss), Reformed Theological Seminary (RTS) em Jackson, Mississippi, USA (1993).

 

Foi professor titular do Centro de Pós-Graduação Andrew Jumper (1998-2005), onde também serviu como Coordenador de Teologia Pastoral e Coordenador do Doutorado em Ministério. Foi Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (2005-2010). Foi Professor da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio (2011-2016), onde também serviu como Coordenador do Núcleo de Estudos Inter-Disciplinares. Guia Espiritual de várias Caravanas para o Oriente Médio e Europa; Participante de Vários Congressos Internacionais em Manila (Filipinas); Amsterdan (Holanda) e Singapura.

 

Possui três livros escritos: 1) O Lugar da Ação Social na Missão da Igreja na América Latina Hoje! (1999), pela Editora Luz para o Caminho; 2) “Bartolomeu de Las Casas – Um Cidadão Universal. Uma Questão de Alteridade com os Povos do Século Vinte”. Editora Loyola (2005); 3) “A Eclesiologia dos Reformadores e a Eclesiologia do Concílio Vaticano Segundo” (2013).

 

Autor de muitos artigos acadêmicos. É Membro Titular da Academia Evangélica de Letras do Brasil (Cadeira 09). Ministro Presbiteriano há 36 anos e Pastor Titular da Igreja Presbiteriana da Bica (Ilha do Governador).

3º ocupante

aa_rosto_anônimo_homem.jpg

Acad. May Stevenson MacDowel

Terceiro ocupante desta Cadeira.

 

MAY STEVENSON MAC DOWEL, de Campinas, Estado de São Paulo, 14.05.1931.

2º ocupante

aa_rosto_anônimo_homem.jpg

Acad. Lourival Garcia Terra

Segundo ocupante desta Cadeira.

 

         LOURIVAL GARCIA TERRA, natural de Belford Roxo, Estado do Rio, 17.09.1916, escreveu, entre outros, ALFABETO DA BÍBLIA, ALFA E ÔMEGA, PALAVRAS À MOCIDADE, LOUCURAS DO ALCOOLISMO, COLUNAS D’O JORNAL BATISTA.

        Professor, Jornalista, Evangélico.
Foi vencedor, como representante de Belford Roxo, no Estado do Rio, do 7º Grande Concurso, da Reader’s Digest Brasil. Durante muitos anos foi colunista do JORNAL BATISTA, no Rio de Janeiro, assinando como L. G. Terra.

 

Patrono

9- ACAD.  ANSELMO FIGUEIRAS CHAVES.JPG

Acad. Anselmo Figueira Chaves

Primeiro ocupante desta Cadeira.

 

          ANSELMO FIGUEIRA CHAVES, natural de Porto, Portugal (naturalizado), 21.04.1903, escreveu, entre outros, O JOVEM LUTADOR, LIVRO DO PROFESSOR, O REINO DE CRISTO NA ATUALIDADE, O QUE FALTA AO ALDEÃO SABER, ARTE DE VIVER, CLAUDIA, SOFIA E NINGUEM (teatro), O NAVIO ALEGORICO, O PROGRESSO EM MARCHA, ABIGAIL(romance), OS CURSELHISTAS, CRONICAS E REMINISCENCIAS, HISTORIA ECLESIASTICA, TEOLOGIA SISTEMATICA, COMENTARIO DO EVANGELHO DE SÃO MATEUS, SINTESE DA BIBLIA, DICIONARIO DE TEMAS BIBLICOS(4 volumes).
          Casou-se, primeiro, com Tolentina Ferreira Chaves, com quem teve 3(três) filhos. Casou-se, depois, com Maria Dias Caldeira Leal Chaves, com quem teve 2(dois) filhos. Formou-se Bacharel em Teologia. Doutor em Filosofia, na Escócia. Ministro Evangélico da Igreja Presbiteriana do Brasil. Em Portugal, fundou o Seminário Unido da Ilha da Madeira e pastoreou diversas igrejas. No Brasil, foi Pastor de 13 Igrejas Presbiterianas..

bottom of page