top of page

AELB

Academia Evangélica de

Letras do Brasil

AELB - Logo 2016.png

Cadeira 11

Titular

Acad._Moisés_Martins_2015.jpg

Acad. Moisés de Carvalho Martins

Quinto ocupante desta cadeira.

 

Moisés de Carvalho Martins, é pastor da Igreja Batista Internacional da Paz (IBIP). Conversão: 1975 (Igreja Batista em Belford Roxo)
Batismo: 1976  Igreja Batista em Belford Roxo)
Atuação na Igreja: Professor de EBD (Igreja Batista Barão de Taquara) - Diretor de departamento de Evangelismo (Igreja Batista Barão de Taquara) - Vice-líder de Congregação (Igreja Batista Barão de Taquara).
Pastor auxiliar (Comunidade Evangélica Jesus É a Verdade)
Pastor Presidente (Comunidade Cristã Palavra Eterna)
Pastor Presidente ( Igreja Batista Internacional)
Pastor Auxiliar ( Igreja Protestante Palavra de Deus)
Pastor Presidente ( Igreja Batista da Paz)

Universidade Federal Fluminense (Graduação em História)
Universidade Federal Fluminense (Especialização em História Moderna)
Universidade Gama Filho (Especialização em História da Filosofia)
Faculdade Batista Teológica Betel ( Graduação em Teologia)
PUC/SP (Mestrado em Ciência da Religião)

Professor na Rede Estadual de Ensino (História e Filosofia): Escola Nações Unidas, Escola Agostinho Neto, Escola Madre Theresa de Calcutá.
Professor na rede particular de ensino (História e Filosofia): Escola Pastor Isaac Cariús. 
Professor no Seminário Teológico Semear (Bacharelado e Pós graduação: Filosofia, Ética, Introdução ao NT, Ciência da Religião e Teologia contemporânea).
Professor no Instituto Bíblico Ebenézer da Assembléia de Deus (Médio e Bacharelado em Teologia: Filosofia, Teologia Sistemática, História do Cristianismo).
Professor Universitário na FAECAD ( Bacharelado e Pós-graduação em Teologia: Filosofia, Ciência da Religião, Ética e História do Cristianismo).
Professor Universitário na FAECAD ( Licenciatura em Pedagogia: Introdução à Filosofia da Educação).
Professor no Seminário Congregacional de Niterói (Pós-graduação em Teologia: Filosofia e Fenomenologia da religião).

Produção Literária:

GUSMAM, O GÊNIO DO MAL E O POVO DO APOCALIPSE - Ed. Hosana - 2000
CONTOS DE TIRAR O FÔLEGO - Ed. Hosana -2001
A DERROTA DOS ANJOS DO MAL NO CALVÁRIO - Ed. Shekinah Produções - 2011
À SOMBRA DO ONIPOTENTE - Ed. Shekinah Produções - 2011
PARADIGMAS DO PENSAMENTO TEOLÓGICO CRISTÃO OCIDENTAL - Ed. Bem Cultural - 2017
RAZÃO E FÉ - Ed. UPBOOKS - 2018
LABIRINTOS - Ed. UPBOOKS - 2019
VIAGENS FANTÁSTICAS PELA BÍBLIA - Ed. UPBOOKS - 2019

Artigo: ILUMINISMO E REVELAÇÃO - Revista do Seminário Teológico Congregacional do Rio de Janeiro - SETECERJ
Artigos: POETAS, FILÓSOFOS E PROFETAS - VERTENTES DO PENSAMENTO CRISTÃO CONTEMPORÂNEO - Revista da Academia Evangélica de Letras do Brasil
Comunicações Universitárias: PENTECOSTALISMO E TEOLOGIA PÚBLICA - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
PAUL TILLICH E OS SÍMBOLOS DO PENTECOSTALISMO - Sociedade Paul Tillich
PENTECOSTALISMO E RESPONSABILIDADE SOCIAL - Faculdade Unida de Vitória.

4º ocupante

aa_rosto_anônimo_mulher.jpg

Acad. Dária Gláucia

Quarto ocupante desta Cadeira.

 

DARIA GLAUCIA VAZ DE ANDRADE, de Nova Itarana, Bahia, 16.12.1931, escreveu, entre outros,COLÉGIO TAYLOR EGIDIO - 100 ANOS (ORGANIZADORA), UMA BONECA PARA SALETE, CANÇÕES DA MADRUGADA.

3º ocupante

Acad. Nemuel Kessler.jpg

Acad. Nemuel Kessler

Terceiro ocupante desta Cadeira.

 

         NEMUEL KESSLER, natural do Rio de Janeiro, 06.02.1940, escreveu, entre outros, CRISE DE INTEGRIDADE DO MINISTERIO PASTORAL, ÉTICA PASTORAL, BÍBLIA E JORNAL, O CULTO E SUAS FORMAS, ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA, este em co-autoria com Samuel Câmara, sem dados biográficos completos nos livros e sem qualquer outra informação ao alcance da pesquisa, via textos editados. Filho de pais não revelados em sua biografia. Após os estudos primários em sua terra natal, deslocou-se para outros centros, onde também estudou. É ministro do evangelho, junto às Igrejas da Assembleia de Deus.
           Em 1985, fez parte de uma Comissão para proceder uma revisão geral na HARPA CRISTÃ, hinário das Assembleias de Deus no Brasil. Em 03.08.1995, recebeu a MEDALHA PEDRO ERNESTO, da Camara Municipal do Rio de Janeiro. MOÇÃO DE LOUVOR E CONGRATULAÇÕES, na pessoa do Pastor Nemuel Kessler, em 12.06.2003, da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.
          Membro da Sociedade Bíblica Unida. Membro da Casa de Letras Emílio Conde. Representante da Convenção Estadual do Rio de Janeiro junto ao Conselho Político da Convenção Geral das Assembleias de Deus.

 

2º ocupante

aa_rosto_anônimo_homem.jpg

Acad. Antônio Alves Drumond

Segundo ocupante desta Cadeira.

 

ANTONIO ALVES DRUMOND, de Rio Novo, Espírito Santo, 08.06.1905, escreveu, entre outros, DO CIMO DA MANTIQUEIRA AO VALE DO RIO NOVO.

Patrono

11-_ACAD._JOSÉ_LUCIANO_LOPES.JPG

Acad. José Luciano Lopes

Primeiro ocupante desta Cadeira.

 

          JOSÉ LUCIANO LOPES, natural de Caratinga, Minas Gerais, 07.02.1901, escreveu, entre outros, ABRAÃO LINCOLN(biografia), BENJAMIN FRANKLIN(biografia), FIGURAS HISTORICAS DO MUNDO ANTIGO, PESTALOZZI-O GRANDE EDUCADOR, O PROFESSOR IDEAL, CRISTO E OS PROBLEMAS SOCIAIS NO BRASIL, A MOCIDADE DE RUI BARBOSA, TIRADENTES(biografia), HISTÓRIA DA CIVILIZAÇÃO(5 volumes), A PRESENÇA DE SÓCRATES NA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA.
         Com 19 anos de idade, quando fazia o terceiro ano primário, foi convidado pelo missionário norte-americano, da Junta de Richmond, Loren M. Reno, para estudar no Colégio Batista Americano de Vitória.
          Em 1925, com 24 anos, transferiu-se para o Colégio Batista do Rio de Janeiro, formando-se no antigo Bacharel em Ciências e Letras(hoje Segundo Grau). Para se sustentar nos estudos, tornou-se datilógrafo e taquígrafo do Dr. Langston, quando este estava escrevendo a famosa obra TEOLOGIA SISTEMÁTICA.
          Formou-se em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, no Rio de Janeiro.    

          Na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, do Rio de Janeiro, formou-se professor. Licenciou-se em Pedagogia, na Faculdade Nacional de Filosofia, da antiga Universidade do Brasil, em 1943, quando tinha 42 anos de idade.
          Casou-se com Hagar Barbosa Lopes, com quem teve vários filhos. Não exercendo o pastorado, passou a desempenhar as missões de sua chamada vocacional, tais como, ensino, pregação, treinamento, literatura, jornalismo e educação.
           Foi Vereador no antigo Estado da Guanabara, entre 1959 e 1961. Foi membro da Igreja Batista Itacuruçá, no Rio de Janeiro(hoje 2005, pastoreada pelo Rev. Israel Belo de Azevedo). Durante muitos anos Professor do Ensino Secundário e Inspetor Federal de Ensino.
           Membro da Academia Carioca de Letras, do Instituto Histórico e Geografico do Rio de Janeiro, da Associação Brasileira de Imprensa, da Associação Brasileira de Educação e do Instituto Brasil Estados Unidos.
          Com 80 anos de idade, em 1981, Luciano Lopes ingressou na Sociedade dos Gideões Internacionais e foi distribuir Biblias nas escolas, universidades, hospitais e presídios.
          Em sua homenagem foi criada a ONG- ASSOCIAÇÃO PROFESSOR JOSÉ LUCIANO LOPES presidida por Silvino Carlos Figueira Netto.

 

bottom of page