top of page

AELB

Academia Evangélica de

Letras do Brasil

AELB - Logo 2016.png

Cadeira 12

Titular

Marivaldo_França.JPG

Acad. Marivaldo de Souza França

Sexto ocupante desta cadeira.

Marivaldo de Souza França é pastor, teólogo, professor, escritor, poeta e compositor. Natural de Santos - SP. Graduado em Ciências da Logística, com habilitação em Intendência da Aeronáutica pela Academia da Força Aérea Brasileira (AFA); em Ciências econômicas pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM); em teologia pelo Centro de Estudos Teológicos Brasileiro - CETEO; pós graduado em Planejamento Governamental pelo Instituto Superior de Administração e Economia ISAE/ Fundação Getúlio Vargas; mestre em Teologia com concentração na área bíblica pelo Centro de Estudos Teológicos Brasileiro - CETEO e Mestrando em Liderança e Organização com concentração em Educação, pela Logos Christian University, Jacksonville, Flórida, USA.

Realizou o curso de Administração Pública e Processo Administrativo Federal pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e o Curso de Técnicas de Atendimento ao Público e Comunicação Social pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República e Secretaria de Imprensa do Gabinete do Comandante da Força Aérea Brasileira.

Além da Prática Acadêmica é Oficial Superior da Força Aérea Brasileira.

 

desenvolvimento ministerial, cargos eclesiásticos etc.) *

Nasci em um lar Cristão e por ocasião do meu nascimento, meus pais Mário Barreto França e Lígia Mesquita de Souza França me dedicaram ao Senhor. 

Aos oito anos de idade, fiz minha pública decisão ao lado de Cristo e no dia 28 de Agosto de 1956, com 12 anos fui batizado nas águas na Igreja Batista de Icaraí, em Niterói - RJ, pelo pastor Lauro Bretones.

Aos dezesseis anos de idade, fiz minha decisão para obra missionária através da Mensagem do pastor Enéias Tognini.

No dia 26 de Junho de 1976 fui consagrado ao Ministério da Palavra, tendo como Presidente do Concílio de Ordenação o Pastor Rosivaldo de Araújo.

Durante minha vida ministerial assumi como Pastor Presidente às seguintes Igrejas: Igreja Batista Missionária de Manaus - Manaus, AM; Igreja Batista Calvário - Natal, RN; Igreja Batista Filadélfia - Recife, PE; Igreja Batista de Lagoa Santa - Lagoa Santa, MG. E como Pastor Interino, às seguintes Igrejas: Igreja Batista Nacional de Vitória Régia - Manaus, AM; Igreja Batista Nacional em Redenção - Manaus, AM; Igreja Batista Nacional Renovada do Aleixo - Manaus, AM.

Assumi a Presidência das seguintes Convenções Batistas: Convenção Batista Nacional Regional - CEPARN, que agrupava os seguintes Estados da República Federativa do Brasil: Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte; Convenção Batista Nacional do Rio Grande do Norte; Convenção Batista Nacional do Amazonas. 

Dirijo atualmente como Pastor Presidente a Igreja Batista Missionária de Manaus e como Diretor Presidente o Instituto Bíblico de Teologia Pastor Isaías Alves Gomes – IBTEO. 

 

 

Livros Escritos e Publicados:

-A Tríplice Ação do Espírito Santo na Vida do Cristão;

-Fruto do Espírito; 

-Dons Espirituais;

-Inspirações Poéticas;

 

Livros Prontos para serem Publicados:

-Espírito Santo, Reflexões e Esboços de Sermões;

 

Livros e Revistas em preparo:

- Revistas para Escola Bíblica Dominical abordando os seguintes assuntos (Espírito Santo, Batismo do Espírito Santo, Batismo com ou no Espírito Santo, Plenitude Do Espírito, Dons Espirituais e Fruto do Espírito).

-Revistas para a Escola Bíblica Dominical sobre: Dons Espirituais e Fruto do Espírito;

 

-Membro da Associação dos Escritores do Amazonas - ASSEAM;

-Membro da Associação Brasileira de Escritores e Poetas PAN-Amazônicos - ABEPPA; 

-Membro da Academia de Letras do Brasil - AM - ALBAM; 

-Membro da Academia Amazonense de Artes, Ciências e Letras - ACL;

-Membro da Academia de Letras e Culturas da Amazônia - ALCAMA;

-Membro correspondente da Academia de Letras do Brasil - AELB;

5º ocupante

Acad._Rosanna_2014_-_cópia.JPG

Acad. Rosanna Torres Ferreira

Quinta ocupante desta cadeira.

 

Biografia pendente.

4º ocupante

Acad. Ronald Rutter.jpg

Acad. Ronald Rutter

Quarto ocupante desta Cadeira.

 

         RONALD RUTTER, natural de Ibirama, Santa Catarina, 21.08.1932, escreveu, entre outros, VENDO O INVISÍVEL(JUERP, 1973), O CRESCIMENTO DA IGREJA PRIMITIVA(tradução-JUERP, 1976), DOUTRINA BIBLICA DA ORAÇÃO, sem dados biográficos completos nos livros e sem qualquer outra informação ao alcance da pesquisa, via textos editados.
          Ronald Rutter fez o primário e o secundário em Penápolis, interior de São Paulo. Bacharelou-se em Teologia em 1955, com 23 anos de idade. Formou-se em Pedagogia(Habilitação em Orientação Educacional) em 1972. Mestrado em Educação, em 1980. Doutoramento em Educação, na Universidade da África do Sul.
          Casou-se em 29.12.1955, com Ana Augstroze Rutter(Presidente Prudente, 24.10.1931), com quem teve, Reinaldo, Rosana, Rosângela. Reinaldo casou-se com Lorna Rutter, tendo Cristiana e Jenniffer e reside na Cidade do Cabo, África do Sul. 
          Ronald Rutter foi consagrado Ministro Evangélico, como Pastor Batista, em 29.12.1954, na Igreja Batista de Sumaré, São Paulo, com 24 anos. Foi Pastor de Sumaré até 1956. Pastor de Tupã, entre 1957 e 1958. Pastor de Cambuí, em Campinas, entre 1958 e 1964. Pastor de Boas Novas, em Bauru, entre 1964 e 1966. Pastor de Cachambi, no Rio de Janeiro, entre 1966 e 1970. Pastor de Gamboa, no Rio de Janeiro, entre 1971 e 1980.
           Foi Professor do Instituto Batista de Bauru. Professor do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, no Rio de Janeiro(Ronald em Teologia e Ana em Música Sacra). Professor da Faculdade de Nova Iguaçu. Professor da Faculdade de Caxias. Professor da Estácio de Sá no Rio de Janeiro.
          Ex-missionário Batista na África. Missionário da Junta de Missões Mundiais, 1980 a 2000. Pioneiro na África do Sul, no Zimbabwe e abertura do Campo da Botswana. Pastor da 1ª Igreja Batista Portuguesa de Germiston, entre 1980 e 1986.
           Fundador e Pastor da Igreja Batista Portuguesa de Rosettenville. Professor do Departamento Português do Seminário Teológico Batista do Zimbabwe. Professor de inglês do mesmo Seminário. Ministério com os moçambicanos nas minas de ouro de Welkom. Tradução do Curso Teológico do Instituto de Treinamento Monte Sião, do Inglês para o Português. Ministério de ensino teológico aos moçambicanos nas minas. Ministério de Pregação e Ensino nas igrejas inglesas, africanas, zulu, xhosa, sotho, tswana, shangaan e swazi. Criação e Desenvolvimento das Campanhas de Mordomia para o Zimbabwe e África do Sul.
          Já aposentado, voltou ao Brasil, tornando-se docente do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil. Professor no Curso de Teologia. Coordenador (Diretor) do Curso de Teologia. Coordenador (Diretor) da Faculdade de Ciências da Educação – Curso de Pedagogia do Seminário.
          Na Igreja Batista Itacuruçá, no Rio de Janeiro, exerceu o Ministério da Terceira Idade, Ministério de Missões, Ministério em Língua Inglesa(professor em inglês da classe da Escola Bíblica), Promoção de Missões.

3º ocupante

Acad. Jefferson Magno.jpg

Acad. Jefferson Magno da Costa

Terceiro ocupante desta Cadeira.

 

         JEFFERSON MAGNO COSTA, natural de Natal, Rio Grande do Norte, 26.12.1957, escreveu, entre outros, DICIONARIO DA SABEDORIA BIBLICA, POPULAR E UNIVERSAL, GRANDES DEFESAS DO CRISTIANISMO, POR QUE DEUS CONDENA O ESPIRITISMO? ELES ANDARAM COM DEUS, O PEQUENO GIGANTE DA CANÇÃO (Vida de Nelson Ned-1996), A MENSAGEM OCULTA DO ROCK, AS GRANDES DEFESAS DO CRISTIANISMO. Foi diretor da Editora Vida.

2º ocupante

Acad._Tácito_da_Gama_Leite.jpg

Acad. Tácito da Gama Leite

Segundo ocupante desta Cadeira.

 

          TACITO DA GAMA LEITE FILHO, natural do Rio de Janeiro, 1954, escreveu, entre outros, "A MULHER CRISTÃ E SEU MINISTÉRIO", “CIÊNCIA, MAGIA OU SUPERSTIÇÃO?” (UMA AVALIAÇÃO HISTÓRICA E BÍBLICA DA ASTROLOGIA). 
          Viveu em Goiânia, Goiás, por volta de 1977, com 23 anos de idade, onde foi colaborador e articulista do jornal O POPULAR, além de gerente da extinta Casa Publicadora Batista.
          Nos anos seguintes, formou-se Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, no Recife. Foi consagrado Ministro Evangélico Batista.
          Escritor, Ensaísta, Pesquisador. Professor, Educador, Doutrinador. Pensador, Ativista, Produtor Cultural. Literato, Cronista, Contista. Administrador, Educador, Ficcionista. Conferencista, Orador, Intelectual.

          Membro de diferentes agremiações sociais, culturais e de classe, entre as quais, Academia Anapolina de Filosofia, Ciências e Letras, da Academia Evangélica de Letras do Brasil, Ordem dos Ministros Batistas do Brasil.

Patrono

12- ACAD. MÁRIO BARRETO FRANÇA.JPG

Acad. Mário Barreto França

Primeiro ocupante desta Cadeira.

 

          MARIO BARRETO FRANÇA, natural de Recife, Pernambuco, 14.02.1909, escreveu, entre outros, DE JOELHOS(Poemas), ULTIMO COMBATE, NO JARDIM DO SENHOR(Poemas), SOB OS CEUS DA PALESTINA(Poesias), E OUVIU-SE UMA VOZ DO CÉU, UM CAMINHO NO DESERTO, O LOUVOR DOS HUMILDES, VEJO A GLÓRIA DE DEUS, LIÇÕES QUE A VIDA ME DEU, PELAS QUADRAS DA VIDA(1969), SOU PEREGRINO NA TERRA(1972), UM SONHO MODIFICOU MEU DESTINO, COMO AS ONDAS DO MAR.

        Neto do grande Jurisconsulto, Filósofo, Professor e Poeta sergipano Tobias Barreto de Menezes.

        Depois de ter estudado no Recife, Santos e Niterói, fazendo cursos militares, terminou sendo General do Exército Brasileiro, onde se aposentou. Mas iniciou a carreira como Sargento até alcançar o posto de General de Brigada. Participou de várias revoluções e também da Segunda Guerra Mundial.    

         Casou-se com Ligia Mesquita e Souza, com quem teve 7(sete) filhos. Bacharelou-se em Direito. Professor Publico Estadual. Pertencente à comunidade batista, seus versos ainda são declamados em incontáveis Igrejas Evangélicas espalhadas pelo Brasil, sendo, portanto, um dos mais conhecidos e amados poetas brasileiros.
          Poeta, Trovador, Cronista. Contista, Memorialista, Professor de português, matemática, ciências e educação física. Foi Regente do Ensino Industrial do Estado do Rio. Jornalista, filiado à Associação Fluminense de Jornalistas. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Faculdade de Direito, da Universidade do Estado do Rio.
        Membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil e do Cenáculo Fluminense de História e Letras, além de Academia Pedralva de Letras e Artes. Foi membro do Conselho Estadual de Educação, da Academia Niteroiense, da Associação Fluminense de Jornalistas, da União Brasileira de Escritores. Membro da Primeira Igreja Batista de Niterói.
          Diferentes distinções, entre as quais, MEDALHA DO PACIFICADOR, MARIA QUITÉRIA e Medalha MARECHAL CAETANO DE FARIAS.
           Participou da Coleção "Nossas Trovas"(1973), "Nossas Poesias"(1974) e "Anuário de Poetas do Brasil,"(1975), de Aparício Fernandes.

 

bottom of page