top of page

AELB

Academia Evangélica de

Letras do Brasil

AELB - Logo 2016.png

Cadeira 13

Titular

iracy leite.jpg

Acad. Iracy de Araújo Leite

Quarta ocupante desta cadeira.

                                          APRESENTAÇÃO

            

            IRACY DE ARAÚJO LEITE, viúva do Pr. SÍDNY  VIANA LEITE, ( de saudosa memória), residente em Recife-PE, filha de Joaquim Araújo Silva e de Idalice Almeida de Araújo.

            VIDA FAMILIAR. Segunda filha do casal, ( a primeira havia falecido antes do seu nascimento, assunto que nunca nos foi tratado por nossos pais.)Criada no evangelho, tendo em vista que papai converteu-se ao evangelho ainda adolescente. Fomos cinco irmãos: duas filhas casaram com Pastor, uma é diaconisa, casada com diácono, um filho é pastor, e outro já está na glória. Do meu casamento como Pr. Sídny V.Leite nasceram três filhos: Lícia, odontóloga, Elda, psicóloga e Paulo odontólogo. Todos dedicados ao Senhor e nos deram cinco netos e uma linda bisneta.

            VIDA ESCOLAR.  Iniciei os estudos na Escola Normal do Ginásio da Sagrada Família, na cidade de Goiana, PE, onde permaneci até concluir o curso Pedagógico, mesmo sendo evangélica. Muitas experiências vivenciamos esse Colégio, recebendo aulas das Irmãs da Sagrada Família, a quem devo muito dos meus conhecimentos iniciais. A religião, porém foi um fator de atrito, pois, apesar de respeitá-las, sempre apresentava meu ponto de vista, baseada na Palavra de Deus. Este posicionamento, custou-me a rejeição do meu nome, aprovado por professores e colegas, para ORADORA DA TURMA DE FORMANDAS. 

            Após meu casamento, passei a residir em Recife, onde prestei vestibular para LICENCIATURA EM LETRAS, pela UNICAP, (UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO) tendo sido aluna destacada, convidada para ensinar na Escola mantida pela Universidade, o que não ocorreu por conta de horário indisponível.

            Concluindo o Curso de Letras, decidi preparar-me  melhor para o exercício do ministério como esposa de Pastor, ingressando no Seminário de Educação Cristã, (SEC) em Recife, onde concluí o curso denominado BACHAREL EM EDUCAÇÃO RELIGIOSA. Logo depois, como DIRETORA  DO SEC, fundei e tive oportunidade de ser a primeira aluna do CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO RELIGIOSA.

            A fim de ampliar os conhecimentos na área da administração escolar, ingressei no curso de PÓS-GRADUAÇÃO EM SUPERVISÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR, oferecido pela FAFIRE, (Faculdade Santa Francinete , Recife), CUJO  TCC RECEBEU NOTA 10, ARQUIVADO NA BIBLIOTECA  DA FACULDADE.

            Ainda desejando ampliar os conhecimentos na área das Humanas,  ingressei, como portadora de DIPLOMA,  na UNICAP, a fim de cursar O BACHAREL EM DIREITO,  concluindo com distinção tendo recebido nota 10 na dissertação final, TCC. 

            Outros cursos foram realizados a título de Aperfeiçoamento, como Educação Moral e Cívica, Supervisão Escolar, nível médio, participação em vários Congressos, entre eles, um Congresso promovido pelo INSS, desta feita como oradora. Tive oportunidade de iniciar o curso de Doutorado em Teologia, pelo Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, descontinuado, por mudança de Currículo na Instituição.

            VIDA PROFISSIONAL  Toda minha experiência profissional girou em torno da EDUCAÇÃO. Logo depois de concluir o Curso de Pedagogia, participei do Concurso para professora no Estado de PE, sendo aprovada e nomeada imediatamente. Neste tempo, já era professora do Colégio Barros Carvalho do antigo IAPETEC, assumindo uma classe de Admissão ao Ginásio.

            Com a mudança administrativa do governo federal que reuniu os Institutos em uma única organização, o IAPETEC, como os demais institutos profissionais, passaram a constituir o INSS, até o dia de hoje. Com isto, fomos transferidos para outra área, no caso, ingressamos na Oficina de Reabilitação Profissional, como avaliadora. Tendo em vista a realização de concurso interno, fui aprovada, em segundo lugar, no Nordeste, através do DASP como TÉCNICA EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS, nível superior.  Depois de algum tempo, fui nomeada CHEFE DA OFICINA DE REABILITAÇÃO DO CENTRO DE REABILITAÇÃO PROFISSIONAL DO INSS EM , PERNAMBUCO, FUNÇÃO QUE OCUPEI ATÉ A APOSENTADORIA. 

            Tive oportunidade de exercer a função de COORDENADORA PEDAGÓGICA DE UMA ESCOLA PARTICULAR, ATENEU BRASIL EM RECIFE, onde iniciei um programa de ALFABETIZAÇÃO, que serviu de modelo para outros profissionais, no entanto, foi totalmente destruído pelas enchentes que atingiram o nosso Colégio, em Recife.

            VIDA CRISTÃ .   Desde adolescente trabalhava na Igreja onde assumi a liderança de várias atividades: Professora de Crianças, Presidente da Sociedade de Moças, Presidente da Sociedade de Senhoras, Líder de Adolescentes, Conselheira da Juventude, Diretora da EBD, organista da Igreja e do Coral, atividades na Igreja. 

            NA DENOMINAÇÃO: Diretora de Estudos, Secretária, Presidente, da UFMBPE, Presidente da Associação de Esposa de Pastores Batistas de PE.         

           COMO PROFISSIONAL: 

REITORA DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO CRISTÃ, POR 19 ANOS, (RECIFE) tendo sido antes Presidente da Junta Administrativa da referida Instituição. Nesta Casa de Obreiros, alguns projetos implantados em nossa administração, para glória de Deus, merecem destaque: INAUGURAÇÃO DO CEMTRO DE MISSÕES (CETEMI), IMPLANTAÇÃO DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO RELIGIOSA E MISSIOLOGIA, MUDANÇA DO NOME DE SEMINÁRIO DE EDUCADORAS CRISTÃS, PARA SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO CRISTÃ (SEC),  para atender os obreiros que nos procuravam, AMPLIAÇÃO DO CURRÍCULO, EXTENSÃO DO SEC, NA CIDADE DE PETROLINA, COM EXCELENTES RESULTADOS (Projeto descontinuado porque alguns desejavam um curso reconhecido pelo MEC, impossível naquele momento) PROJETO DE PARCERIA COM SEMINÁRIO EM DALLAS, TX PARA APERFEIÇOAMENTO DE ALUNAS NA ÁREA DE SINOS, E DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA, DURANTE DOIS MESES; VIAGENS ÀS CONVENÇÕES BATISTAS BRASILEIRAS, PARA PARTICIPAÇÃO COM CORAL E CONJUNTO DE SINOS; TRNASFORMAÇÃO DO SEC EM INSTITUIÇÃO DE UTILIDADE PÚBLICA FEDERAL, PRÊMIO QUE NOS DEU OPORTUNIDADE DE REGISTRAR A PROPRIEDADE DO  SEC SEM PAGAMENTO DO IMPOSTO DE TRNASMISSÃO, SENDO A PRIMEIRA INSTITUIÇÃO EM PERNAMBUCO A REALIZAR  ESTE PROCESSO;  ADMINISTRAÇÃO DA CASA DA AMIZADE, CENTRO SOCIAL DO SEC QUE ACOLHIA APROXIMADAMENTE 300 CRIANÇAS; ASSINATURA DE CONVÊNIO COM A TEARFUND, ENTIDADE FILANTRÓPICA COM SEDE NA INGLATERRA, QUE NOS OFERECIA BOLSAS DE ESTUDOS. É IMPOSSÍVEL REGISTRAR O QUE DEUS REALIZOU NAQUELA CASA NESSE TEMPO. A ELE TODA GLÓRIA E TODA HONRA.

GERENTE PEDAGÓGICA DO COLÉGIO AMERICANO BATISTA- Tendo em vista a saída da Direção do Colégio, assumiu este cargo o Presidente da Convenção Batista de Pernambuco que me convidou para assumir a Gerência Pedagógica da referida entidade educacional. Lá permanecemos por 8 (oito) anos até que outra Diretoria assumisse a administração do Colégio. Ao chegarmos, depois de conhecer a situação da tradicional Escola, reiniciamos o funcionamento do Infantil, que havia sido descontinuado, retomamos projetos culturais como Literaprosia, trabalhos produzidos pelos alunos e apresentados aos pais e amigos em uma noite especial. Desta produção literária, resultou a edição do primeiro livro escrito por ex-alunos homenageados e alunos do Colégio. Fato inédito para a comunidade escolar. Continuamos produzindo Feiras de Ciências, participação em Concursos nacionais, com bom destaque para nossos alunos, um resultado excelente nos Vestibulares. Hoje o CAB possui ex-alunos em Medicina, Direito, Arquitetura, Letras, Engenharia, entre outros. Foi mais uma experiência profissional de grande riqueza para minha vida.

HOMENAGENS

            ESTE É O MOMENTO MAIS DIFÍCIL. RECONHEÇO QUE A MAIS SUBLIME HOMENAGEM EM MINHA VIDA É TER RECEBIDO DO PAI CELESTE TANTAS OPORTUNIDADES RICAS PARA SERVI-LO. 

            A minha gratidão ao INSS, que me prestou uma homenagem, oferecendo o broche, em uma reunião solene.

            Minha gratidão à União Feminina Missionária Batista do Brasil, por ter reconhecido minha parcela de contribuição no ministério do SEC, por ocasião de sua Assembleia, oferecendo-me um pingente de ouro com um rubi muito precioso.

            Minha gratidão à Junta Administrativa do SEC, por colocar o meu nome em uma de suas salas.

            Minha gratidão aos Diáconos Batistas de Pernambuco, pelas placas recebidas, reconhecendo um pouco da contribuição que tenho feito com o seu relevante trabalho em nossas Igrejas.

            Minha gratidão à Convenção Batista Brasileira, por ter aberto espaço para que a ABIBET nos prestasse um reconhecimento público pelos 15 (quinze anos) que servi como Secretária daquela entidade.

            Minha gratidão à Convenção Batista de Pernambuco pelas homenagens recebidas e pelas oportunidades de servir como Oradora Oficial da Assembléia, além de Vice-presidente e de Secretária por vários mandatos.

            Minha homenagem( in memoriam) ao meu esposo  pelo estímulo que sempre me soube transmitir para o desenvolvimento de minhas responsabilidades.

            “NÃO A NÓS, SENHOR, NÃO A NÓS, MAS AO TEU NOME DÁ GLÓRIA, POR AMOR DA TUA BENIGNIDADE E DA TUA VERDADE.” SALMO 115:1

                                              RECIFE, 21 DE ABRIL DE 2022

                                                 IRACY DE ARAÚJO LEITE        

.

 

       

Acad._Noélio_Duarte2.jpg

Acad. Noélio Duarte

Terceiro ocupante desta cadeira.

 

          NOÉLIO NASCIMENTO DUARTE, natural de Salvador, Bahia, 07.09.1952, escreveu, entre outros, VOCÊ PODE FALAR MELHOR.
         O Prof. Noélio Nascimento Duarte, é Chefe de Gabinete no Hospital Estadual de Anchieta(ortopedia), vinculado ao Governo do Estado do Rio de Janeiro.

2º ocupante

Acad._João_Aveiro_Carneiro.jpg

Acad. João Aveiro Carneiro

Segundo ocupante desta Cadeira.

 

        JOÃO MARINÔNIO AVEIRO CARNEIRO, natural de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, escreveu, entre outros, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO NA OBRA DE RONDON (1988).
Entrou para a vida militar, tornando-se Cel Prof R/1, do Exército Brasileiro. Em 1986, concluiu o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia(CAEPE). Professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Conselheiro do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro.
Vice-Presidente do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, COFFITO e também Conselheiro Efetivo. Entrevistado pela REVISTA FISIO&TERAPIA.
Recebeu o Título de Cidadão Benemérito do Estado do Rio de Janeiro, em 27.03.1989, pela Assembleia Legislativa do Rio.
CIDADÃO HONORÁRIO DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, titulo concedido pela Câmara Municipal do Rio, em 24.02.1992.
Recebeu a Medalha Pedro Ernesto, da Câmara Municipal do Rio, em 17.04.1995.

Patrono

13-_ACAD._ANTÔNIO_NEVES_DE_MESQUITA.JPG

Acad. Antônio Neves de Mesquita

Primeiro ocupante desta Cadeira.

 

          ANTONIO NEVES DE MESQUITA, natural de Porto, Portugal, 27.07.1888, escreveu, entre outros, HISTÓRIA DOS BATISTAS EM PERNAMBUCO(1932), HISTÓRIA DOS BATISTAS DO BRASIL(1940), PANORAMA DO MUNDO BIBLICO, POVOS E NAÇÕES DO MUNDO ANTIGO, MEMÓRIAS(1976), ESTUDOS NOS LIVROS DE GENESIS, EXODO E LEVITICO, A BIBLIA E AS CIVILIZAÇÕES ANTIGAS, OS BATISTAS ATRAVÉS DOS SÉCULOS, ESTUDOS NOS LIVROS DE NÚMEROS E DEUTERONÔMIO. Seus pais eram portugueses e por isso viveu algum tempo em Portugal.
No Brasil, viveu inicialmente, em Manaus e Belém. Na Capital Paraense, montou uma barbearia, junto com o irmão e contratou uma professora particular de Português, Inglês e Francês. Conheceu a Bíblia e foi batizado pelo Pr. Luis Reis, na Primeira Igreja Batista de Belém, em 1913, quando tinha cerca de 25 anos de idade.
Em 1915, foi para o Colégio Americano Batista Gilreath do Recife, onde se formou em Ciências e Letras, em 1917(segundo grau), ao lado de Gilberto Freyre, Tertuliano Cerqueira, Manoel Dias e Fernando Wanderley, conforme foto original de formatura, em poder do autor destas notas.
Como o Colégio e o Seminário eram juntos e já estava fazendo matérias teológicas, foi consagrado Pastor Batista, na Igreja Batista da Rua Imperial, em 05.05.1917, com 29 anos de idade. No fim de 1917, já estava com o curso de Bacharel em Teologia terminado. Em 1918, fez o Mestrado em Teologia. Casou-se com Waldemira Almeida de Mesquita, com quem teve 2(dois) filhos.
Em 1919, seguiu para os Estados Unidos, para o Seminário Batista de Fort Worth, no Texas, onde concluiu o curso de Doutor em Teologia. Em 1922, voltou dos Estados Unidos e reassumiu o Pastorado da Igreja Batista da Rua Imperial, no Recife.
Teve participação fundamental na primeira fase do movimento radical de 1923, porquanto foi ele que foi enviado à Junta de Richmond, nos Estados Unidos, para tentar um acordo com os radicais brasileiros, o que não deu muito efeito.
Permaneceu mais algum tempo como Professor do Seminário do Norte, no Recife. Mas nos anos seguintes, mudou-se para o Rio de Janeiro, tornando-se Professor do Colégio Batista Shepard e do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, bem como Pastor da Igreja Batista de Catumbi. Foi também Pastor da Igreja de Ipanema, no Rio de Janeiro. Professor do Seminário Teológico Batista Betel, do Colégio Paula Freitas, da Associação Cristã de Moços.
Logo depois, deixou a Igreja e o Seminário, para se tornar Secretário Executivo da Junta de Beneficência.
Em 1955, quando já estava com 67 anos de idade, juntamente com outros evangélicos, comprou o Banco de Operações Mercantis S.A, tornando-se seu Diretor-Presidente, no desejo de melhorar as condições da Junta de Beneficência. Mas como a maioria das ações não pertencia a evangélicos, o Banco pediu concordata e deu prejuízo a muitos evangélicos.
Na Academia Evangélica de Letras do Brasil é o 1º Ocupante da Cadeira 13 que tem como Patrono ele mesmo Antonio Neves de Mesquita. Esta Cadeira 13 tem como 2º Ocupante João Marinônio Aveiro Carneiro e como 3º Ocupante Noélio Nascimento Duarte.
Antonio Neves de Mesquita faleceu no Rio de Janeiro em 1979, com 91 anos de idade.
Muito bem analisado no livro HISTORIA DOS BATISTAS NO BRASIL(Juerp, 2001), de José dos Reis Pereira.

PUBLICAÇÕES

 

 

EM O JORNAL BATISTA (ÓRGÃO DA CBB)

            

            O casamento e sua importância para a família

            

            Neste Natal (Conto)

 

            Poemas (diversos)

 

 

REVISTA O EDUCADOR

 

            O desempenho desses obreiros fará diferença no Brasil Batista

            

            

 

CONGRESSO DA ABIBET (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE INSTITUIÇÕES BATISTAS DE ENSINO TEOLÓGICO)

            

            Educação Religiosa tem futuro?

            

A FORMAÇÃO TEOLÓGICA FEMININA PARA UM NOVO TEMPO ( Publicada na          Revista da ABIBET)

 

 

REVISTA VISÃO MISSIONÁRIA (UNIÃO FEMININA MISSIONÁRIA BATISTA DO BRASIL

 

            Estudo Bíblico sobre Miriam

            Estudo Bíblico sobre a Educação dos Filhos

 

 

ORADORA OFICIAL

            

            CONVENÇÃO BATISTA DE PERNAMBUCO

            

            CONGRESSO DE AÇÃO SOCIAL EM PERNAMBUCO

            

            CONGRESSO DOS PASTORES BATISTAS DE PERNAMBUCO

 

 

 

L I V R O S

 

 

            Literatura Infanto Juvenil na Educação Religiosa (1997)

 

            Canções da Alma (Poemas) ( 2007)

 

            Poemas e Contos  ( 2017)

            

            Jornada de Fé  (2021)

 

ORGANIZADORA

   

            ESPOSA DE PASTOR~Experiências que Inspiram e Edificam

                        Editora Convicção ( 2013 )   

 

            FILHOS DE PASTOR – DEPOIMENTOS DE AMOR E GRATIDÃO (2019)

 

 

PARTICIPAÇÃO

 

 

            PAISAGEMS  DA MEMÓRIA (EDITORA NOVO HORIZONTE)

 

            JAMAIS ESQUECEREI (TEXTO)

 

                                            RECIFE, 21 DE ABRIL DE 2022        

                                                

                                                  IRACY DE ARAÚJO LEITE

bottom of page