• instagram-logo
  • YouTube Social  Icon
  • Twitter Social Icon
  • Convocação AELB

© 2019 por Wittenberg

AELB

Academia Evangélica de

Letras do Brasil

Cadeira 15

Titular

Acad. Anderson Caleb S. de Almeida

Terceiro ocupante desta cadeira.

É brasileiro, casado com Lucimar Bichara Soares de Almeida, é Superintendente Regional da Igreja Metodista Wesleyana na 1º Região, cuja sede está em Petrópolis.

Filho de Caleb e Rute, nasceu em 04 de agosto de 1964, em Volta Redonda. É bacharel em Teologia pelo Centro de Formação Teológica (CEFORTE) da Igreja Metodista Wesleyana e Seminário Unido (Rio de Janeiro).

Cursou, ainda, a Faculdade de Direto da UBM (Centro Universitário de Barra Mansa); formou-se em 1990. É Pós-graduado em Direito Processual na FAA (FUNDAÇÃO ANDRE ALCOVERDE – RJ). Foi professor Universitário e lecionou a disciplina de Direito Constitucional na UBM (Centro Universitário de Barra Mansa), em Volta Redonda, por 4 anos. Seu trato com as aulas não ficaram restritos às faculdades de Direito, lecionando, em algumas ocasiões, no CEFORTE, as matérias de Teologia Pastoral, Aconselhamento Pastoral e Direito Eclesiástico.

Em 1989, dá-se início seu estágio pastoral; dois anos depois, é ordenado pastor. Entre as igrejas pelas quais passou, estão os bairros de Monte Castelo, São Lucas, Boa Vista (Barra Mansa) e Aterrado. Oito anos depois, em 1997, é nomeado Secretário Geral de Educação Cristã.

Em 1998, torna-se responsável pelo Distrito Eclesiástico de Volta Redonda, que mais tarde se multiplica, dando início, também, ao Distrito de Barra do Piraí. Também foi vice-presidente e presidente do Conselho de Pastores de Volta Redonda (COPREVE) na decada de 90.

Entre os títulos de sua autoria, figuram: Outras vidas ou vida eterna, Noções de Direito Eclesiástico, Wesley ainda fala, Século XXI, quanto tempo nos resta, A Igreja, o Novo Código Civil e a Constituição Brasileira, Os 10 hábitos dos pregadores altamente eficazes, Os Mandamentos de Jesus hoje: Um chamado à Santidade e O Jovem líder altamente Eficaz, Um Livro para novos crentes o Ser Discipulos pelo CPIMW

Também apresentou programa de TV, aos sábados pela manhã (TV Bandeirantes), transmitido para o interior fluminense. Também apresentou e dirigiu o programa Soluções para a Família, veiculado pelo SBT. Além disso, ainda escreveu para alguns jornais e revistas (O Mensageiro da Paz, A Seara, Voz Wesleyana – circulação nacional; Folha da Cidade, Diário do Vale e Tabernáculo- circulação local em Volta Redonda).

Acad. Zaqueu Moreira de Oliveira

Segundo ocupante desta cadeira.

Zaqueu Moreira de Oliveira, nascido em Landri Sales (PI), é filho de J. J. de Oliveira Filho e Zilda Moreira de Oliveira, que foram missionários da Junta de Missões Nacionais (JMN), tendo ele sido pastor e ela, professora e enfermeira. Seus avós foram diáconos batistas e pioneiros do trabalho evangélico no Piauí. A sua formação acadêmica inclui cursos de Bacharel em Teologia, pelo Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil (STBNB); Licenciatura em História, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Pós-graduação lato sensu em Planejamento Educacional e em Planejamento de Ensino, pela Universidade Federal do Pará (UFPA), e em Segurança e Desenvolvimento, pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, Secção do Pará (ADESG-PA); Mestre em Teologia (Th.M.) e Doutor em História (Ph.D.), pelo Southwestern Baptist Theological Seminary (SWBTS), no Texas, Estados Unidos da América do Norte (EUA). Os dois últimos títulos são reconhecidos pela UFPA, sendo o Doutorado revalidado pela USP-SP, com o diploma apostilado e selado por delegação e competência do MEC. Como estudante recebeu o Prêmio Elizabeth Mein, nos quatro anos de estudo no STBNB, por ter sido o melhor aluno da Instituição, e na UFPE, o Prêmio Banco Nacional do Norte, concedido por ocasião da formatura ao melhor aluno de todos os cursos de Licenciatura.
Ele é pastor há 56 anos, tendo atuado como tal nos Estados do Ceará, Pernambuco e Pará. Como professor ensinou em várias universidades federais e particulares, também assumindo cargos de administração e assessoria, tais como: (1) na UFPA, Coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação, Coordenador do Plano Institucional de Capacitação Docente (PICD), Assessor Técnico da Reitoria, Assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPESP), Assessor da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PROEG), Coordenador de Exames Vestibulares; (2) na Universidade Estadual do Pará serviu como Coordenador Geral dos Exames Vestibulares e Chefe de Departamento na Escola Superior de Educação Física. Tem atuado no magistério teológico por 53 anos, inclusive como Reitor e Diretor Geral do STBE e do STBNB, além de exercer várias outras funções: Diretor da Biblioteca e do curso de Teologia, deão acadêmico e coordenador do Mestrado e Doutorado em Teologia no STBNB; deão acadêmico e vice-reitor no STBE. Por muitos anos serviu como vice-presidente e membro do Conselho Editorial da Associação de Seminários Teológicos Evangélicos (ASTE).
Escreveu 26 livros nas áreas de história, antropologia, missiologia, teologia sistemática, teologia bíblica e pastoral (ministério cristão), além de inúmeros outros trabalhos publicados em livros, jornais e revistas especializadas do Brasil e do exterior. É membro efetivo da Academia Evangélica de Letras do Brasil (AELB), ocupando a Cadeira nº 15. É também membro da Skepsis Academia Semiologia e Direito, Seção História, como Pensador Skepsis 253.
Tem servido à denominação nos conselhos da JMM, JMN, JUERP, JUNTIVA, além do Conselho Geral da CBB. Participou de vários grupos de trabalho (GT) nomeados pela CBB; foi vice-presidente da ABIBET; na JUERP atuou como vice-presidente, presidente em exercício e membro do seu Conselho Editorial; foi também presidente da Convenção Batista do Pará e Amapá e de seu Conselho, vice-presidente da Convenção Batista Evangelizadora de Pernambuco e presidente de sua Junta, vice-presidente da Convenção Batista de Pernambuco. Em 1997 serviu como orador oficial da assembleia da CBB, e em momentos diferentes foi orador nas convenções de Rondônia, Pará e Amapá, Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia. Atualmente é Presidente Emérito da Convenção Batista de Pernambuco, professor do STBNB e do SEC, editor-redator do Caderno Teológico Reflexão e Fé do STBNB e diretor da Kairós Editora, atuando também como conferencista especializado no Brasil e no exterior.

Patrono

Acad. Gilberto Maia

Primeiro ocupante desta Cadeira.

 

        GILBERTO MAIA, natural de Campos, Estado do Rio de Janeiro, 05.09.1907, escreveu, entre outros, CIPRESTES E ROSAIS(Poesias). Filho do Pr. Antonio Maia.
Bacharel em Letras Neolatinas. Diplomado em Ciências Jurídicas e Sociais(Direito). Casou-se com Maria Letícia Barcelos Maia. Professor no Colégio Batista do Rio de Janeiro. Professor do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil.
Por concurso público de provas e títulos, tornou-se Professor de Latim do Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro. Docente de muitos colégios particulares. Sob o patrocínio do Ministério da Educação e Cultura, lecionou para os Cursos da Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário, em diversas cidades brasileiras.
Viajou por 10 paises da Europa. Foi Professor da Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas e também da Faculdade de Humanidades Pedro II. Conferencista nacional e internacional sobre temas literários e jurídicos. Pregador Leigo. Membro da Igreja Batista.