top of page

AELB

Academia Evangélica de

Letras do Brasil

AELB - Logo 2016.png

Cadeira 15

Titular

Acad. Anderson Caleb.jpg

Acad. Anderson Caleb S. de Almeida

Segundo ocupante desta cadeira.

 

  • Anderson Caleb Soares de Almeida, brasileiro, casado com Lucimar Bichara Soares de Almeida, filho de Caleb Soares de Almeida e Rute Pereira de Almeida,

  • Natural de Volta Redonda, RJ, atualmente reside em Petrópolis, Rio de Janeiro.

  • Formado em Direito com pós-graduação em Direito Processual e mestrando em Direito Público, Bacharel em Teologia, lecionou teologia e também lecionou Direito Constitucional por quase 6 anos na UBM em Barra Manda e no Campus de Volta Redonda.

  • É Bispo da Igreja Metodista Wesleyana por dois mandadotos, onde é pastor por quase 30 anos. Foi Bispo na cidade de São Paulo, 3 a Região e hoje na 1a Região, é Bispo no Estado do Rio de Janeiro, abrangendo Região dos Lagos, Serrana e metropolitana.

  • É autor de 13 livros, artigos teológicos, um DEVOCIONÁRIO anual, tendo editado um Jornal na década bde 90 no Sul Fluminense. Textos tanto na área do Direito como na área da Teologia e vida cristã.

  • Atualmente é colunista dos jornais Viz Wesleyana , A Tribuna de Petrópolis, tendo já escrito nas Revistas A Seara da CPAD e no Jornal Mensageiro da Paz, publicou pela Editora CPIMW e Danprevan.

Acad. Zaqueu Moreira de Oliveira.jpg

Acad. Zaqueu Moreira de Oliveira

Segundo ocupante desta cadeira.

Zaqueu Moreira de Oliveira, nascido em Landri Sales (PI), é filho de J. J. de Oliveira Filho e Zilda Moreira de Oliveira, que foram missionários da Junta de Missões Nacionais (JMN), tendo ele sido pastor e ela, professora e enfermeira. Seus avós foram diáconos batistas e pioneiros do trabalho evangélico no Piauí. A sua formação acadêmica inclui cursos de Bacharel em Teologia, pelo Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil (STBNB); Licenciatura em História, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Pós-graduação lato sensu em Planejamento Educacional e em Planejamento de Ensino, pela Universidade Federal do Pará (UFPA), e em Segurança e Desenvolvimento, pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, Secção do Pará (ADESG-PA); Mestre em Teologia (Th.M.) e Doutor em História (Ph.D.), pelo Southwestern Baptist Theological Seminary (SWBTS), no Texas, Estados Unidos da América do Norte (EUA). Os dois últimos títulos são reconhecidos pela UFPA, sendo o Doutorado revalidado pela USP-SP, com o diploma apostilado e selado por delegação e competência do MEC. Como estudante recebeu o Prêmio Elizabeth Mein, nos quatro anos de estudo no STBNB, por ter sido o melhor aluno da Instituição, e na UFPE, o Prêmio Banco Nacional do Norte, concedido por ocasião da formatura ao melhor aluno de todos os cursos de Licenciatura.
Ele é pastor há 56 anos, tendo atuado como tal nos Estados do Ceará, Pernambuco e Pará. Como professor ensinou em várias universidades federais e particulares, também assumindo cargos de administração e assessoria, tais como: (1) na UFPA, Coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação, Coordenador do Plano Institucional de Capacitação Docente (PICD), Assessor Técnico da Reitoria, Assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPESP), Assessor da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PROEG), Coordenador de Exames Vestibulares; (2) na Universidade Estadual do Pará serviu como Coordenador Geral dos Exames Vestibulares e Chefe de Departamento na Escola Superior de Educação Física. Tem atuado no magistério teológico por 53 anos, inclusive como Reitor e Diretor Geral do STBE e do STBNB, além de exercer várias outras funções: Diretor da Biblioteca e do curso de Teologia, deão acadêmico e coordenador do Mestrado e Doutorado em Teologia no STBNB; deão acadêmico e vice-reitor no STBE. Por muitos anos serviu como vice-presidente e membro do Conselho Editorial da Associação de Seminários Teológicos Evangélicos (ASTE).
Escreveu 26 livros nas áreas de história, antropologia, missiologia, teologia sistemática, teologia bíblica e pastoral (ministério cristão), além de inúmeros outros trabalhos publicados em livros, jornais e revistas especializadas do Brasil e do exterior. É membro efetivo da Academia Evangélica de Letras do Brasil (AELB), ocupando a Cadeira nº 15. É também membro da Skepsis Academia Semiologia e Direito, Seção História, como Pensador Skepsis 253.
Tem servido à denominação nos conselhos da JMM, JMN, JUERP, JUNTIVA, além do Conselho Geral da CBB. Participou de vários grupos de trabalho (GT) nomeados pela CBB; foi vice-presidente da ABIBET; na JUERP atuou como vice-presidente, presidente em exercício e membro do seu Conselho Editorial; foi também presidente da Convenção Batista do Pará e Amapá e de seu Conselho, vice-presidente da Convenção Batista Evangelizadora de Pernambuco e presidente de sua Junta, vice-presidente da Convenção Batista de Pernambuco. Em 1997 serviu como orador oficial da assembleia da CBB, e em momentos diferentes foi orador nas convenções de Rondônia, Pará e Amapá, Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia. Atualmente é Presidente Emérito da Convenção Batista de Pernambuco, professor do STBNB e do SEC, editor-redator do Caderno Teológico Reflexão e Fé do STBNB e diretor da Kairós Editora, atuando também como conferencista especializado no Brasil e no exterior.

Patrono

15- ACAD.  GILBERTO MAIA.JPG

Acad. Gilberto Maia

Primeiro ocupante desta Cadeira.

 

        GILBERTO MAIA, natural de Campos, Estado do Rio de Janeiro, 05.09.1907, escreveu, entre outros, CIPRESTES E ROSAIS(Poesias). Filho do Pr. Antonio Maia.
Bacharel em Letras Neolatinas. Diplomado em Ciências Jurídicas e Sociais(Direito). Casou-se com Maria Letícia Barcelos Maia. Professor no Colégio Batista do Rio de Janeiro. Professor do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil.
Por concurso público de provas e títulos, tornou-se Professor de Latim do Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro. Docente de muitos colégios particulares. Sob o patrocínio do Ministério da Educação e Cultura, lecionou para os Cursos da Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário, em diversas cidades brasileiras.
Viajou por 10 paises da Europa. Foi Professor da Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas e também da Faculdade de Humanidades Pedro II. Conferencista nacional e internacional sobre temas literários e jurídicos. Pregador Leigo. Membro da Igreja Batista.

bottom of page