top of page

AELB

Academia Evangélica de

Letras do Brasil

AELB - Logo 2016.png

Cadeira 17

Titular

Acad. Marcelo de Oliveira 2013.jpg

Acad. Marcelo de Oliveira

Quatro ocupante desta cadeira.

 

Teólogo. Pós Graduado em AT. Hebraísta. Escritor com 12 livros publicados. Ocupa a cadeira de nº 17 na Academia Evangélica de Letras do Brasil. Doutor Honoris Causa em Teologia pela Faculdade de Teologia Antioquia Internacional. Doutor Honoris Causa em Letras, pela Academia de Ciências e Artes de Minas Gerais. É convidado do Programa VEJAM SÓ da RIT TV. Acadêmico de Direito na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Em 2007 é condecorado em Jerusalém pela U.C.C.I (United Council Christian of Israel) entidade cristã reconhecida pelo governo de Israel.

3º ocupante

Acad. Antonio Gilberto.jpg

Acad. Antônio Gilberto

Terceiro ocupante desta Cadeira.

 

        Antonio Gilberto da Silva foi um dos maiores nomes da teologia pentecostal no Brasil. Ele destacou-se como educador, jornalista, teólogo, autor de best-sellers e articulista, e como uma referência na área de Escola Dominical e de Teologia Pentecostal no país.

Nasceu em 7 de junho de 1927, na cidade de Várzeas (RN). Converteu-se aos 14 anos de idade por meio de seu irmão mais velho José Apolônio da Silva, que se tornaria também pastor nas Assembleias de Deus como ele. Em 1948, ingressou na Marinha do Brasil e no mesmo ano foi transferido ao Rio de Janeiro, onde casou-se em 29 de agosto de 1953 com Iolanda Valente da Silva. Desta união nasceram quatro filhos: Isaque, Ismael, Gil e Ismar.

Formado em Teologia, Letras e Pedagogia, obteve seu mestrado em Educação pela Universidade Biola, nos Estados Unidos, sendo também um profundo conhecedor dos idiomas bíblicos hebraico e grego.

Foi professor do Instituto Bíblico Pentecostal (IBP) de 1962 e 2º vice-presidente da instituição. Ele fundou o Curso de Aperfeiçoamento de Escola Dominical (CAPED) em 1974, a pedido do Conselho Administrativo da CPAD. Foi ordenado pastor em 1976, mesmo ano que foi convidado pelo missionário norte-americano Bernhard Johnson para fazer parte do projeto da Escola de Ensino Teológico das Assembleias de Deus, a EETAD.

 

Pastor Gilberto foi membro do Conselho Mundial de Evangelismo do Congresso de Lausanne, na Suíça, e era membro da diretoria da Sociedade Bíblica do Brasil, além de membro da diretoria da Global University, nos Estados Unidos, desde 1999. Foi diretor de Publicações da CPAD de 1989 a 1992, época em que começou a trabalhar como editor da Bíblia de Estudo Pentecostal, lançada em 1995, se tornando a Bíblia de estudo mais vendida no Brasil até hoje.

Ex-cientista da Agência Espacial Americana (NASA), consultor doutrinário e teológico da CPAD, membro da Casa de Letras Emílio Conde, mestre em Teologia, graduado em Psicologia, Pedagogia e Letras, membro da diretoria da Global University nos Estados Unidos.

 

Conquistou a capacidade de ler, escrever e falar fluentemente 14 idiomas, entre eles, o extinto aramaico. Escreveu diversos livros, dentre os quais: Mensagens, Estudos e Explanações em 1 Coríntios; O Calendário da Profecia; O Fruto do Espírito; A Bíblia: o Livro, a Mensagem e a História; A Prática do Evangelismo Pessoal; Verdades Pentecostais; A Bíblia Através dos Séculos; Crescimento em Cristo; e o best-seller com mais de 200 mil exemplares vendidos, Manual da Escola Dominical.

2º ocupante

Acad._Salustiano_Pereira_César.png

Acad. Salustiano Pereira César

Segundo ocupante desta Cadeira.

 

          SALUSTIANO PEREIRA CÉSAR, natural de Rio de Janeiro, 17.10.1912, escreveu, entre outros, O CONGREGACIONALISMO NO BRASIL: FATOS E FEITOS HISTÓRICOS (Rio de Janeiro, OMEB, 1983).
Em 09.06.1936, formou-se Bacharel em Teologia, no Seminário Evangélico Congregacional, no auditório da Igreja Evangélica Fluminense. Na ocasião, formaram-se tambem Waldemar Gomes de Figueiredo, Avelino Vilarinho Cardoso, Ruben Ribeiro Guimarães e Adolpho Ribeiro Pinto. Durante muito tempo foi Professor do Seminário Evangélico Congregacional.

Patrono

17- ACAD. GALDINO MOREIRA.JPG

Acad. Galdino Moreira

Primeiro ocupante desta Cadeira.

 

          GALDINO MOREIRA, natural de Morrinhos, Goiás, 13.05.1889, escreveu, entre outros, CONSULTORIO BIBLICO, O ESPIRITISMO.
Bacharelou-se em Ciências e Letras(segundo grau). Formou-se Bacharel em Teologia. No dia 20.01.1915, com 26 anos de idade, foi ordenado Ministro Evangélico, tornando-se Pastor Presbiteriano. Casou-se com Pérola Goulart Moreira, com quem teve 4(quatro) filhos. Registrou-se como Professor no Ministério de Educação e Cultura(MEC), no Rio de Janeiro, para as disciplinas Filosofia, Português, Historia Geral e Latim.
Conferencista, Orador e Pastor Presbiteriano durante cerca de 50 anos. Foi Presidente do Supremo Concilio da Igreja Presbiteriana do Brasil. Participou da Convenção Mundial das Escolas Dominicais, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Foi Presidente da Diretoria do Seminário Unido e Professor de Homilética e Controvérsia neste seminário. Vice-Presidente da Sociedade Bíblica do Brasil. Revisor do Novo Testamento em Grego, edição revista e atualizada da Sociedade Bíblica do Brasil. Diretor, Redator e Proprietário do jornal O PURITANO, de 1922 a 1949. Foi Diretor da REVISTA DE MISSÕES NACIONAIS, da Igreja Presbiteriana do Brasil.

 

bottom of page