top of page

AELB

Academia Evangélica de

Letras do Brasil

AELB - Logo 2016.png

Cadeira 29

Titular

Acad. Wagner Tadeu Gaby.jpg

Acad. Wagner Tadeu dos S. Gaby

Terceiro ocupante desta cadeira.

 

     O Acad. Wagner Tadeu dos S. Gaby é natural de São Paulo – SP, sendo casado com Maria Aparecida dos Santos Gaby. É formado em Direito pela Universidade Católica do Paraná Curitiba-PR 1979-1983, sendo perito criminal, formado pela Escola de Polícia Civil do Paraná Curitiba-PR 1984. Também possui os cursos de Capelães Militares do Exército Brasileiro - 1989 - Aman (Academia Militar das Agulhas Negras) Resende-RJ; EsSA (Escola de Sargento das Armas) Três Corações-MG; 1[ RM (Comando da Primeira Região Militar) Rio de Janeiro-RJ, Docência Superior (Pós-Gradução “Lato sensu”) na Faculdade Béthencourt da Silva (Instituto Superior de Estudos Pedagógicos) Rio de Janeiro-RJ 27 JUL 1993, Atualização Pedagógica pelo Centro de Estudos de Pessoal do Ministério do Exército Rio de Janeiro-RJ 1994 , Didática para Instrutores pela Escola Nacional de Administração Pública e Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos do Rio Grande do Sul. - Porto Alegre-RS 2000 e Mestrado em Educação pela Université Libre des Sciencies de L'Home de Paris. 2003.

     Suas atividades profissionais envolvem Sargento da Polícia Militar do Paraná, Escrivão da Polícia Civil do Paraná, Perito Criminal da Polícia Civil do Paraná, Assessor da Secretaria de Segurança Pública do Paraná, Major Capelão do Exército Brasileiro (RJ, DF e RS), Professor da FEPAR - Faculdade Evangélica do Paraná - Curitiba-PR, Diretor da FACEL - Faculdade de Administração Ciências e Letras - Curitiba-PR.

     Quanto às suas atividades eclesiásticas, seguem os dados:

  • Conversão: 23/02/1969

  • Batismo nas águas: 30/09/1969

  • Batismo com o Espírito Santo: 30/07/1975

  • Cooperador: 18/12/1975

  • Presbítero: 18/12/1977

  • Pastor: 14/02/1985

  • Dirigente de várias Congregações em Curitiba.

  • Diretor de Seminário (IBADEP - CURITIBA-PR; IBMC - RIO DE JANEIRO-RJ; IBP - RIO DE JANEIRO-RJ; SABER - BRASÍLIA-DF)

  • Professor de Teologia (PR, SC, SP, RJ, DF,RS).

  • Assessor da Presidência

  • Vice Presidente da Igreja

  • Presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba - Eleito em 27/03/2011.

 

Quanto à sua produção literária, lançou os seguintes livros:

1.         MANUAL CÍVICO-JURÍDICO DO CRISTÃO (Livro)

Centro de Evangelismo Luz da Palavra (CELUZ) - Curitiba-PR

2.         RELAÇÕES PÚBLICAS E HUMANAS PARA LÍDERES CRISTÃOS (Livro)

Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD) - Rio de Janeiro-RJ

3.         TEOLOGIA SISTEMÁTICA PENTECOSTAL (Livro)

Tema: Angelologia

Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD).

4.         AS DOENÇAS DO SÉCULO (livro)

Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD) - Rio de Janeiro-RJ 

5. PLANEJAMENTO E GESTÃO ECLESIÁSTICA (livro)

Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD) - Rio de Janeiro-RJ

6. AS PARÁBOLAS DE JESUS (livro)

Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD) - Rio de Janeiro-RJ 

 

Além destes, escreveu diversos artigos especializados na área de Teologia nos seguintes periódicos da CPAD-RJ.

  • Revista Manual do Obreiro 

  • Jornal Mensageiro da Paz

  • Revista Ensinador Cristão

Comentarista das Lições Bíblicas da EBD, da CPAD (Adultos):

  • Missão Integral da Igreja

  • As Doenças do Século

  • As Parábolas de Jesus

2º ocupante

Acad. Amaury Jardim.png

Acad. Amaury de Souza Jardim

Segundo ocupante desta Cadeira.

 

        AMAURY DE SOUZA JARDIM, natural de Vassouras, Estado do Rio, 08.12.1927, escreveu, entre outros, PRIMEIRO AS FLORES, OS CONGREGACIONALISTAS NO BRASIL. Formou-se em Teologia. Tornou-se Pastor de várias Igrejas Congregacionais.
Recebeu a Medalha Pedro Ernesto em 03.08.1995, concedida pela Câmara do Rio de Janeiro. Membro do Conselho Fiscal da UIECB(União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil). Reitor do Seminário Teológico Congregacional do Rio de Janeiro. Deão acadêmico do Seminário Teológico Betel (batista) e presidente da União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil (UIECB).
Foi o 10º Pastor da Igreja Evangélica Congregacional de Bento Ribeiro, no Rio. Em 1989 houve uma mudança significativa na direção do Seminário Teológico Congregacional do Rio de Janeiro. A 40ª Assembleia Geral, ocorrida em janeiro de 1989, elegeu o Rev. Amaury de Souza Jardim como Presidente da Denominação e ele mesmo assumiu a reitoria do Seminário. Presidente da União das Igrejas Evangélicas Congregacionais e Cristãs do Brasil (UIECCB). 1989-1991.
Em 14.12.2002, foi Patrono da turma de formandos do Seminário Teológico Congregacional do Rio de Janeiro. Em março de 2007, fez o devocional na 49ª Assembleia da UIecb(União das Igrejas evangélicas Congregacionais do Brasil).
Na Academia Evangélica de Letras do Brasil é o 2º Ocupante da Cadeira 29 que tem como Patrono e 1º Ocupante Laudelino de Oliveira Lima Filho.
Em 2000, foi Presidente da Academia Evangélica.

Patrono

29- ACAD. LAUDELINO DE OLIEVIRA LIMA FIL

Acad. Laudelino de O. Lima Filho

Primeiro ocupante desta Cadeira.

 

          LAUDELINO DE OLIVEIRA LIMA FILHO, natural de São Carlos, Estado de São Paulo, 11.07.1895, escreveu, entre outros, AOS CATÓLICOS ROMANOS SINCEROS, DA LUZ ÀS TREVAS, OS AVÓS E OS NETOS, PRINCIPIOS DE PSICOLOGIA APLICADA À VIDA CRISTÃ.
Formou-se Engenheiro Civil. Cursou Teologia e foi ordenado Ministro Evangélico Presbiteriano, na Igreja Presbiteriana do Riachuelo, no Rio de Janeiro, em 1931, com 36 anos de idade. Fez curso de higiene mental. Casou-se com Else Mary Wendel Lima, com quem teve 11(onze) filhos.
Tornou-se Engenheiro da Companhia Telefônica Brasileira. Membro da Liga Brasileira de Higiene Mental.
Foi Professor de Educação Religiosa e Psicologia do Seminário Teológico Betel, no Rio de Janeiro. Capelão Evangélico do Hospital de Doentes Mentais do Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro. Capelão do orfanato presbiteriano. Professor de Psicologia do Instituto de Treinamento Cristão para Moças.

bottom of page