top of page

AELB

Academia Evangélica de

Letras do Brasil

AELB - Logo 2016.png

Cadeira 30

Titular

Acad._Samuel_Cássio_Ferreira.jpg

Acad. Samuel Cássio Ferreira

Quatro ocupante desta cadeira.

 

Samuel Cassio Ferreira, natural da Cidade de Garça, SP, nasceu aos 21 de maio de 1968, filho de Manoel Ferreira e Irene da Silva Ferreira; casou-se aos 09 de fevereiro de 1991, com Keila Campos Costa.

 

É Presidente da Assembleia de Deus do Brás – SP; Presidente Executivo da CONAMAD (Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil – Ministério de Madureira), Presidente da Junta Conciliadora do Estado de São Paulo e Presidente-fundador da Cruzada Evangelística Palavras de Vida. Diretor Executivo da Editora Betel com sede na capital do Rio de Janeiro e filiais em Campinas, São Paulo e Goiânia-GO.

 

Sua formação teológica iniciou-se pelo IBAD, posteriormente transferindo-se para os Estados Unidos, onde se formou como bacharel em Teologia, mestre, doutor e ao fim PhD em teologia.

 

Sua formação secular iniciou-se como bacharel em letras pela UCLA (Universidade Californiana de Los Angeles), onde se bacharelou em Inglês, também em Direito com especialização em Direito Civil.

Possui mais de 100 cursos e seminários em sua carreira, tendo até a presente data lido mais de 278 livros.

 

Autor de quatro obras literárias: "Os três grandes conselhos"; "Como superar a Crise de Esperança no Mundo e Inveja"; "A Síndrome do Punhal" e "Atitude Prática que levam ao sucesso".

3º ocupante

Acad. Paulo Roberto Capanema.jpg

Acad. Paulo Roberto Capanema da Fonseca

Terceiro ocupante desta Cadeira.

 

        PAULO ROBERTO CAPANEMA DA FONSECA, natural do Rio de Janeiro, 1939.
Em 1961, com 22 anos de idade, formou-se Bacharel em Ciências, Jurídicas e Sociais, pela Faculdade Nacional de Direito, do Rio de Janeiro. Em 1962, ingressou na Ordem dos Advogados do Brasil, seção do Rio de Janeiro. Em 1969, com 30 anos de idade, através de Concurso Publico de Provas e Títulos entrou para a Magistratura Federal do Trabalho, após aprovação em 1º lugar, no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, tornando-se Juiz do Trabalho.
Em 1971 na Cidade de Três-Rios, Estado do Rio, foi Presidente da Junta de Conciliação e Julgamento, onde permaneceu por 20 anos. Nesta cidade, a nova sede da Justiça do Trabalho Local foi denominado "Fórum Paulo Roberto Capanema". Em 1977, concluiu o Curso Superior de Guerra. Em 1992, com 53 anos, foi promovido a integrar a segunda instância do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região e, atualmente encontra-se Presidindo a Egrégia 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho.
Com o passar do tempo, foi consagrado Pastor na Igreja do Evangelho da Paz, sendo também conferencista nacional da ADHONEP(Associação de Homens de Negócio do Evangelho Pleno).
Em 21.03.2004, recebeu a MEDALHA TIRADENTES, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio. Em 03.08.2006, foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.
No dia 27.04.2007, com 69 anos, o Desembargador Paulo Roberto Capanema da Fonseca tomou posse na Vice-Presidência da comissão de Ética do Conselho Federal de Teólogos.

2º ocupante

aa_rosto_anônimo_homem.jpg

Acad. Vittório Emanuele Bergo

Segundo ocupante desta Cadeira.

 

VITTÓRIO EMANUELE BERGO, natural de Juiz de Fora, Minas Gerais, 1915, escreveu entre outros, CONSULTOR DE GRAMATICA E DE ESTILÍSTICA(Rio de Janeiro, 1943), ERROS E DÚVIDAS DE LINGUAGEM(FREITAS BASTOS, 1944), GRAMÁTICA EXPOSITIVA(Rio de Janeiro, Liv. Francisco Alves, 1959), PORTUGUÊS E REDAÇÃO OFICIAL(DASP, 1962), PEQUENO DICIONÁRIO BRASILEIRO DE GRAMÁTICA PORTUGUESA(Rio de Janeiro, Civilização, 1969), LINGUÍSTICA, OS VERBOS POTUGUESES AO ALCANÇE DE TODOS(1971), A CONCORRÊNCIA PLEONÁSTICA DA PREPOSIÇÃO COM O PREFIXO(1949), TESE DESTINADA A CONCURSO PARA PROVIMENTO DE CADEIRA DE PORTUGUÊS DO COLÉGIO PEDRO II. Foi Vice-Presidente do Centro Literário de Juiz de Fora, fundado no dia 24.03.1939, com 24 anos de idade. Professor de Português do Colégio Dom Pedro II, no Rio de Janeiro, por Concurso Público. Membro da Academia Brasileira de Filologia, Cadeira 07, tendo como Patrono Basílio de Magalhães. Esta Cadeira já foi ocupada por Francisco Agenor Ribeiro da Silva, tendo hoje(2007) como titular Nilda Santos Cabral.
Seu nome VITTORIO BERGO foi dado ao AUDITÓRIO do Instituto Metodista Granbery, de Juiz de Fora, Minas Gerais, eis que foi Diretor do Instituto entre 1945 e 1948. Membro do Instituto de Língua Portuguesa do Liceu Literário Português.

 

Patrono

aa_rosto_anônimo_homem.jpg

Acad. Júlio Camargo Nogueira

Primeiro ocupante desta Cadeira.

 

          JÚLIO CAMARGO NOGUEIRA, natural do Rio de Janeiro, Capital, 09.09.1888, escreveu, entre outros, AOS CATÓLICOS E PROTESTANTES, O CRISTÃO, O TRABALHO E O JOGO, O ESTADO LEIGO EM FACE DA LIBERDADE RELIGIOSA, A SUPREMA FINALIDADE DA VIDA HUMANA, A INSPIRAÇÃO DA BIBLIA À LUZ DO SEU PRPRIO TESTEMUNHO, O JUDAISMO NOS DIAS DE JESUS, UMA RESSURREIÇÃO HISTORICA À LUZ DA ARQUEOLOGIA BIBLICA, O POSITIVISMO, A RAZÃO DE SER DA AELB.
Bacharelou-se em Ciências e Letras(secundário). Formou-se em Teologia. Bacharelou-se em Direito. Doutorou-se em Filosofia. Casou-se com Maria Branca Francisco, com quem teve 8(oito) filhos.
Tornou-se Ministro Evangélico Presbiteriano. 

bottom of page