• instagram-logo
  • YouTube Social  Icon
  • Twitter Social Icon
  • Convocação AELB

© 2019 por Wittenberg

AELB

Academia Evangélica de

Letras do Brasil

Cadeira 34

Titular

Acad. Antonieta Rosa

Quatro ocupante desta cadeira.

 

          ANTONIETA ROSA VIEIRA, natural de Barra Mansa, Estado do Rio, 17.03.1941, escreveu, entre outros, MULHER CRISTÃ E SUA IMAGEM NO ESPELHO DA PALAVRA, A MULHER E AS PEQUENINAS COISAS. Após os estudos primários em sua terra natal, deslocou-se para outros centros, onde também estudou.
No dia 01.02.2005, recebeu da Assembleia Legislativa do Estado do Rio MOÇÃO DE LOUVOR, APLAUSOS E RECONHECIMENTO pelo seu trabalho como Pastora da Assembleia de Deus..

3º ocupante

Acad. José Silva

Terceiro ocupante desta Cadeira.

 

        JOSÉ SILVA, natural de Alegre, Espírito Santo, 24.03.1913, escreveu, entre outros, QUEIXUMES E CONSOLAÇÃO, FIDELIDADE E BÊNÇÃO. Conforme alguns autores, teria nascido em Natividade do Carangola. 

2º ocupante

Acad. Flamínio Fávero

Segundo ocupante desta Cadeira.

 

FLAMÍNIO FÁVERO, natural de São Paulo, Capital, 26.10.1895, escreveu, entre outros, MEDICINA LEGAL DOS ACIDENTES DE TRABALHO E DAS DOENÇAS PROFISSIONAIS, MEDICINA LEGAL, DOS CRIMES CONTRA A SAUDE PUBLICA, DOS CRIMES CONTRA A PAZ PUBLICA. Filho de Francisco Fávero e de Catarina Fávero. 
Cursou o Colégio São Luiz de Itu. Médico pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo(USP).
Casou-se com Delia Ferraz Fávero, com quem tem os filhos Percy Fávero Schutzer, Zilda Ferraz Fávero, Zélia Ferraz Maranhão e Zeneida Ferraz Fávero Maranhão.
Foi Reitor da Universidade Mackenzie, de São Paulo. Professor de Medicina Legal da Faculdade de Direito da Mackenzie. Foi Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo(USP).
Presidente do Conselho Penitenciário do Estado de São Paulo. Professor da Faculdade Batista de Teologia e da Faculdade Presbiteriana Independente. Membro de diversas entidades sociais, culturais e de classe, entre as quais, Academia de Medicina de São Paulo, Associação Cristã de Moços, Ordem dos Peritos Médicos, Sociedade de Medicina Legal e Criminologia de São Paulo. Foi Diretor do Instituto Oscar Freire. Membro do Conselho Estadual de Educação. Foi Paraninfo de várias turmas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo(USP). Recebeu a Ordem do Mérito Medico, grau de Grande Oficial. Membro fundador do Pen Clube de São Paulo.

 

Patrono

Acad. Rosalino da Costa Lima

Primeiro ocupante desta Cadeira.

 

          ROSALINO DA COSTA LIMA, natural de Salvador, Bahia, 30.08.1903, escreveu, entre outros, O CULTO DA VIRGEM MARIA, JÁ TEM OS SUICIDAS DIREITO ÀS MISSAS? DE QUEM SÃO FILHOS OS IRMÃOS DE JESUS, FATOS HISTÓRICOS E PITORESCOS DE CARUARU, NÃO BASTARÁ MESMO A BIBLIA SOMENTE?, VERDADES FUNDAMENTAIS SOBRE A PARABOLA DO RICO E DO LAZARO, FUNÇÃO ESPECIFICA DE SATANÁS, OS LIVROS APOCRIFOS À LUZ DA RAZÃO E DO NOVO TESTAMENTO, POR QUE TAMBEM NÃO SE CASAM OS PADRES? NÃO SERÁ O PURGATORIO MERO CONTO DE VIGÁRIO? ESSAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ..., ASPECTOS FILOSOFICOS E DOUTRINÁRIOS DA PARABOLA DO FILHO PRODIGO, ENCONTRO MARCADO, TRISTEZAS NÃO PAGAM DIVIDAS, SERÁ MESMO RACIONAL O CULTO DAS IMAGENS? CURAS MILAGROSAS OU EMBUSTES?, EU POREM OLHAREI PARA O SENHOR.
Ministro Evangélico Batista. Durante muitos anos foi Pastor da Igreja Batista de Caruaru, em Pernambuco. Professor em Caruaru. Redator e colaborados de dezenas de jornais em Pernambuco.
Na década de 1930 e até 1938, esteve vinculado ao movimento radicalista brasileiro, sendo que a sua Igreja Batista de Caruaru, era uma das radicais, vinculada à Convenção Batista Regional. Em 1940, com 37 anos de idade, foi convidado para professor do Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, no Recife, mas não aceitou por ser Pastor em Caruaru, muito distante.
É citado por Luis da Câmara Cascudo, em seu livro SUPERSTIÇÃO NO BRASIL. Não é mencionado no livro BAIANOS ILUSTRES(1979), de Antonio Loureiro de Souza.