• instagram-logo
  • YouTube Social  Icon
  • Twitter Social Icon
  • Convocação AELB

© 2019 por Wittenberg

AELB

Academia Evangélica de

Letras do Brasil

Cadeira 36

Titular

Acad. Ademir Carneiro de Oliveira

Quarto ocupante desta cadeira.

 

          Ademir Carneiro de Oliveira, nascido em 25/01/1951 em João Pessoa-PB, vindo para o Rio de janeiro aos oito anos de idade, onde estudou e se formou. É Ministro Auxiliar do Evangelho (Igreja Batista Cristo a Única Esperança), Professor, Escritor, Web designer e Artista Plástico. Membro Correspondente em 2009, e tomou posse como Titular em 2016 da Cadeira 36 da Academia Evangélica de Letras do Brasil – AELB.

Graduado com Licenciatura Plena em Letras Inglês/Português/Literaturas – FEUC – Fundação Educacional Unificada Campo-grandense. Faculdade de Filosofia de Campo Grande – Diploma Registrado UFRJ – Sob Nº 4337 – Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1984.

Pós-Graduado Lato Sensu em Linguística – CEPOPE – Centro de Formação e Pesquisa da Faculdade de Filosofia de Campo Grande –RJ.

Bacharel em Teologia – STO – Seminário Teológico do Oeste-RJ – Campo Grande – Rio de Janeiro – RJ.

Licenciatura em Educação Religiosa – Faculdade de Teologia – Seminário Teológico Peniel – Recife-PE.

Mestrado em Teologia – Seminário Teológico Peniel Internacional Peniel em Recife-PE em 1994. Especialização Psicologia da Religião.

Além de pastor, é professor no SETEBOE - Seminário Teológico Batista Oásis da Esperança - Av. João XXIII, 219 - Santa Cruz - Rio de Janeiro-RJ.

Se converteu em 08/05/1982, e foi ordenado pela Comunidade Evangélica de Honório Gurgel em 1996 - permanecendo nessa igreja por 20 anos. Após, foi recebido por aclamação na Primeira Igreja Batista de Jardim Palmares em Santa Cruz onde permaneceu por 10 anos - Passou por Concílio Consagração ao Ministério da Palavra em 2010 - atualmente pastor auxiliar na IBCUE - Igreja Batista Cristo a Única Esperança em Campo Grande-RJ desde 2010 Responsável pela Escola Bíblica Dominical.

Sobre sua produção literária, são estes os livros de sua autoria:

1. Noções Profundas do Evangelho de Cristo - Pela Editora Betânia em 1999.

2. As Boas Novas Que Anulam os Juízos de Deus - Pela Editora Betânia em 2000.

3. Senhor Repreende o Gafanhoto Devorador! - Pela Editora Betânia em 2001.

4. Um Alerta à Milícia da Fé - Editora Betânia em 2001.

5. Onde Passarás a Eternidade?!. Pela Editora Betânia em 2004.

6. As Dimensões do Tabernáculo de Deus com os Homens - Pela Editora Betânia em 2005.

7. Maranatha! Ora Vem, Senhor Jesus! Editora Above Publicações em 2009.

8. Pérolas da Cartas de Paulo - Editora Above Publicações em 2012.

9. Reflexões Teológicas Que Fortalecem a sua Fé. Editora Above Publicações em 2018.

Além de 45 Apostilas de assuntos teológicos variados lecionou de 1986 a 2013 no Seminário Teológico do Oeste-RJ disciplinas de Ética Cristã e Pastoral, Psicologia da Religião e Pastoral, Heterodoxia, e Apologética Cristã em vários Seminários Teológicos na região de Campo Grande, Santa Cruz e Itaguaí-RJ.

Vários Artigos publicados pelos Jornais Juventude Carioca, Regional Evangélico e Folha Carioca que circulam pela Zona Oeste do Rio e Município de Itaguaí-RJ.

Recebeu Moção do Plenário Teotônio Villela pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro por publicações em 2003.

3º ocupante

Acad. Ebenézer Anselmo

Terceiro ocupante desta Cadeira.

 

Natural de Porto, Portugal(naturalizado), 21.04.1903, escreveu, entre outros, O JOVEM LUTADOR, LIVRO DO PROFESSOR, O REINO DE CRISTO NA ATUALIDADE, O QUE FALTA AO ALDEÃO SABER, ARTE DE VIVER, CLAUDIA, SOFIA E NINGUEM(teatro), O NAVIO ALEGORICO, O PROGRESSO EM MARCHA, ABIGAIL(romance), OS CURSELHISTAS, CRONICAS E REMINISCENCIAS, HISTORIA ECLESIASTICA, TEOLOGIA SISTEMATICA, COMENTARIO DO EVANGELHO DE SÃO MATEUS, SINTESE DA BIBLIA, DICIONARIO DE TEMAS BIBLICOS(4 volumes).
Casou-se, primeiro, com Tolentina Ferreira Chaves, com quem teve 3(três) filhos. Casou-se, depois, com Maria Dias Caldeira Leal Chaves, com quem teve 2(dois) filhos. Formou-se Bacharel em Teologia. Doutor em Filosofia, na Escócia. Ministro Evangélico da Igreja Presbiteriana do Brasil. Em Portugal, fundou o Seminário Unido da Madeira e pastoreou diversas igrejas. No Brasil, foi Pastor de 13 Igrejas Presbiterianas. 

2º ocupante

Acad. Enéas Tognini

Segundo ocupante desta Cadeira.

 

ENÉAS TOGNINI, de Avaré, São Paulo, 1913, escreveu, entre outros, QUATROCENTOS ANOS DE SILÊNCIO PROFÉTICO(1951), TRISTEZA OU PAZ? JOÃO- O BATISTA, BATISMO NO ESPIRITO SANTO, MOISÉS- UM HOMEM SANTO NA ESCOLA DO DESERTO, MARIA MADALENA, UM CORAÇÃO IGUAL AO TEU.Formou-se Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, no Rio de Janeiro. 
Entre 1956 e 1961, quando estava com 43 anos de idade, foi Diretor do Colégio Batista Brasileiro, de São Paulo, bem como Pastor da Igreja Batista de Perdizes na capital paulista. 
Em 1965, com 52 anos, vinculou-se ao movimento de renovação espiritual. Deixou a Igreja e o Colégio e passou a percorrer o Brasil, pregando a renovação espiritual e divulgando os seus livros. Em 1967, junto com José Rego Nascimento e outros, fundou a Convenção Batista Nacional, com cerca de 60 igrejas que tinham sido expulsas da Convenção Batista Brasileira. 
A Convenção Batista Nacional, conforme informação de José dos Reis Pereira, em seu livro HISTÓRIA DOS BATISTAS NO BRASIL(JUERP, 2001), está hoje com cerca de 400 igrejas. 
Quanto a José Rego Nascimento(de Santa Rita, Paraíba, 24.12.1922) está hoje(2005), com 83 anos e reside em Belo Horizonte, MG. 
Quanto a Enéas Tognini, casou-se com Hélia Moreira. Fundou a Faculdade Teológica Batista de São Paulo. Fundou a Igreja Batista do Povo, na Vila Mariana. Em fevereiro de 2004, com 91 anos, recebeu o título de CIDADÃO PAULISTANO. 

Patrono

Acad. José Bezerra Duarte

Primeiro ocupante desta Cadeira.

 

Natural de de Várzea Alegre, Ceará, 06.03.1896, escreveu, entre outros, O INSPETOR DE ENSINO.
Bacharelou-se em Teologia no Seminário Presbiteriano do Norte, no Recife. Foi ordenado Ministro Evangélico Presbiteriano. Tornou-se Professor do Ensino Primário e Secundário. 
Foi Pastor Presbiteriano em Manaus, no Amazonas, em Rio Branco, no Acre, em Belém, no Pará e em Natal, no Rio Grande do Norte. 
Instalou a Escola Normal do Rio Branco, Acre, de qual foi Professor e Inspetor de Ensino. 
Na Academia Evangélica de Letras do Brasil é o 1º Ocupante da Cadeira 36 que tem como Patrono ele mesmo José Bezerra Duarte. Esta Cadeira 36 tem como 2º Ocupante Enéas Tognini. 
Não é estudado na antologia A POESIA CEARENSE NO SÉCULO XX(1996), de Assis Brasil.